Política
Deputada estadual Ana Perugini cogita sair candidata à Prefeitura de Monte Mor

Deputada Ana Perugini (PT) deve ser candidata a prefeita de Monte Mor

Parlamentar foi a segunda mais votada nas eleições de 2022 no município, com mais de 3 mil votos, e deve polarizar disputa com atual prefeito Edivaldo Brischi

Paulo Medina | Tribuna Liberal

Com base eleitoral em Hortolândia, a deputada estadual Ana Perugini (PT) deve lançar candidatura à Prefeitura de Monte Mor no ano que vem, em uma composição que pretende fortalecer o PT nos cargos de chefe do Executivo na região. Ana é a segunda parlamentar da região que deve disputar o pleito em uma cidade fora do seu principal reduto. O deputado estadual Dirceu Dalben (Cidadania) deve ser candidato a prefeito de Paulínia.

Ana foi eleita em 2022, com 79.061 votos e exerce o terceiro mandato de deputada estadual. A parlamentar também já foi deputada federal e vereadora de Hortolândia. Em Monte Mor, Ana teve a segunda maior votação, com 3.071 votos (ou 10,07% do total), ficando atrás de Rogério Nogueira (PSDB), com 6.493 votos.

Como candidata a deputada estadual, Ana recebeu em Monte Mor mais votos que todos os candidatos a deputado federal. A mais votada a federal foi Carla Zambelli (PL), com 1.914 votos. Tanto no cenário nacional quanto no estadual, os candidatos que polarizaram a disputa pela Presidência da República, Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT), e ao governo paulista, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e Fernando Haddad (PT), tiveram votações expressivas e próximas na cidade, com menos de 2 mil votos de diferença em ambos os pleitos.

Atualmente, Ana reside em Hortolândia e seu colégio eleitoral é a Emef Armelinda Espurio da Silva, no Jardim Nossa Senhora de Fátima. Caso confirme uma futura candidatura ao Executivo, Ana tem até maio do ano que vem para solicitar a transferência de título eleitoral para Monte Mor.

Ana Perugini foi eleita pela primeira vez em 2006 e reeleita em 2010. Em 2014, conquistou uma cadeira na Câmara dos Deputados e tornou-se a 1ª mulher eleita deputada federal na RMC (Região Metropolitana de Campinas).

Ana é advogada graduada pela PUC-Campinas, pós-graduada em Gestão e Políticas Públicas pela FGV e funcionária do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo). Iniciou a militância nas CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) e em movimentos populares e sociais, com pautas em defesa do acesso à água, esgoto, asfalto e agricultura familiar. Começou a trajetória parlamentar em 2005 como vereadora em Hortolândia.

Concorrência

Principal concorrente de Ana Perugini (PT), o prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi (PSD), pré-candidato à reeleição, foi eleito em 2020 com 7.720 votos válidos pelo PTB, em um pleito apertado contra Murilo Rinaldo (DEM), que recebeu 7.407 votos. 

Recentemente, Brischi se filiou ao PSD. A filiação contou com a presença do presidente nacional do partido e atual secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab. 

A decisão de mudar de legenda e escolher o PSD como novo partido aconteceu faltando cerca de um ano para as eleições municipais de 2024. A ida do prefeito para o PSD, deixando o PTB, foi vista como um movimento que aproxima Monte Mor do governo Tarcísio de Freitas diante da autoridade de Kassab no Estado.

Dirceu Dalben avalia candidatura a prefeito de Paulínia em 2024

Com base política há décadas em Sumaré, o deputado estadual Dirceu Dalben (Cidadania) deve se candidatar ao cargo de prefeito de Paulínia nas eleições do ano que vem. Dalben estuda as possibilidades junto à família e a seu grupo político. Ele, porém, rechaçou a informação de que teria recebido um convite do ex-prefeito Edson Moura e da esposa dele e ex-candidata a prefeita da cidade, Nani Moura, para integrar o grupo paulinense.

Tema pacificado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é que é vedada a candidatura de parentes de primeiro grau de prefeitos reeleitos ao cargo de chefe do Executivo, o que o impediria de lançar futura candidatura à Prefeitura de Sumaré.

Dirceu Dalben é deputado estadual pelo segundo mandato consecutivo, é empresário e bacharel em Direito. No último pleito para a Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), recebeu 93.397 votos.

Foi prefeito de Sumaré por dois mandatos (1997-2004) e três vezes vereador (1993, 2013 e 2017). Presidiu o Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas) e a Câmara Municipal de Sumaré.  

Deixe um comentário