Política
Anúncio oficial das obras da nova estação elevatória contou com autoridades e mais de 100 pessoas

Coden anuncia construção de Estação Elevatória de Esgoto em Nova Odessa

Obra é um ‘sonho antigo’ dos moradores do Bosque dos Eucalipos; estação terá capacidade de coleta de até 46,8 metros cúbicos por hora

Da Redação | Tribuna Liberal

A Coden Ambiental, empresa municipal responsável pelos serviços de saneamento básico de Nova Odessa, anunciou nesta quinta-feira (5), a construção de uma Estação Elevatória de Esgoto no bairro de chácaras Bosque dos Eucaliptos, com capacidade de coleta de até 46,8 metros cúbicos de resíduos sólidos por hora. No mesmo evento, a empresa também recebeu uma picape Fiat Strada zero km para integrar a sua frota operacional.

A cerimônia reuniu mais de 100 pessoas e contou com a participação do prefeito de Nova Odessa, Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD), dos vereadores Marcia Rebeschini, Oseias Jorge e Tiãozinho do Klavin, além de moradores do Bosque dos Eucaliptos e funcionários da empresa municipal.

“Essa obra é um sonho antigo dos moradores do Bosque dos Eucaliptos e vai não só bombear todo o esgoto do bairro, mas também resolver uma preocupação ambiental do município, eliminando os riscos de contaminação do lençol freático que está associado à utilização das fossas. É uma benfeitoria que valoriza esses imóveis no mercado e garante qualidade de vida”, afirmou o prefeito Leitinho.

A nova estação será instalada próximo ao cruzamento das ruas Francisco da Costa Coelho e Jesus Roza de Oliveira. Os serviços deverão ser concluídos em quatro meses e serão realizados pela Construtora Midas como contrapartida de quatro condomínios a serem edificados no bairro, tendo como primeiro lançamento o Residencial Aruba, localizado na avenida São Gonçalo, que contará com 159 unidades habitacionais.

Além de um poço de sucção, que serve para armazenar o esgoto coletado, a obra também inclui uma casa de bombas, com motores que impulsionarão os efluentes para uma tubulação de recalque em tubos PEAD 160mm, com 1.046 metros de extensão, que depois de instalada se ligará a um poço de visita já existente na avenida Brasil, de onde então o material coletado seguirá de forma gravitacional até sua destinação final, que é a ETE (Estação de Tratamento Esgoto) Quilombo, inaugurada em 2012.

61 chácaras

Ao mesmo tempo que prepara o sistema de esgotamento sanitário do município para futuras demandas, a construção da Estação Elevatória do Bosque dos Eucaliptos atende uma reivindicação antiga de aproximadamente 300 moradores das 61 chácaras que formam o bairro desde sua origem e que, até agora, vêm dependendo do uso de fossas sépticas.

Topografia acidentada

De acordo com o diretor técnico da Coden, Rean Gustavo Sobrinho, apesar da rede de esgoto ter sido instalada pela Coden em 2018 nas vias que servem essas antigas propriedades, a coleta acabou não sendo realizada porque a topografia acidentada do Bosque dos Eucaliptos impede que os efluentes sejam transportados por gravidade à ETE Quilombo, o que só pode acontecer por meio de bombeamento em Estação Elevatória.

“Assim que as obras estiverem concluídas, a Coden providenciará a conexão da Estação Elevatória à rede coletora de esgoto que já foi concluída e os moradores das chácaras poderão realizar a interligação de seus imóveis”, afirmou o diretor.

Sistema

Hoje, o sistema de esgotamento sanitário de Nova Odessa conta com a Estação Elevatória do Parque dos Pinheiros e a Estação Elevatória do Jardim Nossa Senhora de Fátima. A Estação Elevatória do Parque dos Pinheiros tem capacidade de coleta de até 50 metros cúbicos de resíduos sólidos por hora. Através do coletor tronco do Córrego Recanto, bombeia até a ETE o esgoto de sete bairros de chácaras localizados na região Oeste da cidade, também conhecida como Fazenda Velha.

Já a Estação Elevatória do Jardim Nossa Senhora de Fátima é responsável pela transposição do esgoto dos bairros Terra Nova, Santa Luiza 1 e 2, Jardim Nossa Senhora de Fátima e Triunfo, situados à direita do Ribeirão Quilombo, até o interceptor que corre ao longo da margem esquerda deste curso de água. Seu conjunto motobomba tem capacidade para bombear até 130 metros cúbicos de resíduos sólidos por hora, que depois da travessia seguem para a ETE Quilombo. Os 80% restantes do esgoto do município “escoam” até a ETE Quilombo apenas pela ação da gravidade, já que a estação fica num ponto mais baixo em relação às demais regiões atendidas.

Graças à ETE Quilombo, há 11 anos a cidade deixou de lançar esgoto doméstico e industrial sem o tratamento adequado no Ribeirão Quilombo, devolvendo a esse corpo hídrico, em média, 90 litros de efluentes desinfectados por segundo, ou seja, água praticamente limpa. Atualmente, a rede de esgoto de Nova Odessa tem mais de 279 km de extensão, sendo que 96% da população conta com a coleta de esgoto e 100% do mesmo é tratado.

Novo veículo

No mesmo evento em que anunciou a construção da Elevatória de Esgoto no Bosque dos Eucaliptos, a Coden Ambiental recebeu um veículo modelo Fiat Strada, zero km, também como contrapartida da Construtora Midas pelo Condomínio Residencial Club Engenho Novo, localizado na avenida Ampelio Gazzetta.

 A nova picape será utilizada como apoio para as operações das equipes de água, esgoto, asfalto e manutenção, elevando para 42 unidades a frota da Coden, que é composta de oito caminhões, sete picapes, cinco retroescavadeiras, três peruas, uma minicarregadeira, dois rolos compactadores e nove motos, além de seis carros para transporte de passageiros, utilizados nas atividades administrativas.

As equipes de rua da Coden realizam mais de 12 mil atendimentos por ano, incluindo ligações de água e esgoto; fiscalização; reparos na pavimentação asfáltica; instalação, troca e leitura de hidrômetro; manutenção e desentupimento nas redes de água e esgoto, entre outras atividades.

Deixe um comentário