Cartórios eleitorais de Sumaré têm dificuldades para encontrar mesários

Telefones e e-mails desatualizados são entraves para localizar antigos cadastrados; buscar voluntários é alternativa para eleições

A três meses das eleições, os cartórios eleitorais de Sumaré encontram dificuldades na convocação de mesários para atuar no pleito, que está marcado para o dia 2 de outubro. O entrave se deve, principalmente, à desatualização dos meios de contatos dos cidadãos indicados para compor o quadro. Como alternativa, os cartórios estão abrindo espaço para voluntários.

“As portas estão abertas para quem quiser trabalhar no dia das eleições”, diz Patrícia de Ipanema Moreira do Valle, chefe do Cartório da Zona 362 de Sumaré. A condição para ser mesário é ter no mínimo 18 anos e o segundo grau completo.

Até esta quarta-feira (12), 992 mesários dos 1.456 necessários para trabalhar na Zona 362 haviam confirmado presença. A Zona engloba 364 seções divididas em 38 locais de votação. “É difícil localizar aqueles que trabalharam em eleições passadas, pois muitas vezes os e-mails e telefones estão desatualizados”, lamenta Patrícia. “Por isso, quem tiver interesse em trabalhar conosco no dia 2 de outubro pode entrar em contato com o cartório por meio do nosso WhatsApp”. O número do cartório é (19) 3864-0003.

Além de mesários, a Zona 362 já recebeu a confirmação de 135 pessoas das 142 necessárias para trabalhar no apoio, e de seis das 15 que precisam para atuar nos pontos de justificativa.

A chefe do Cartório da Zona 230 de Sumaré, Valéria Atanes, lembra que os interessados em trabalhar como mesários podem se cadastrar no site do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral). “Estou sempre checando o sistema para ver se tem novos cadastros, até porque às vezes fica difícil localizar aqueles que trabalharam nas eleições passadas”, diz Valéria.

 Na Zona 230, são 800 mesários nas 199 seções, distribuídas em 18 locais de votação. Para o apoio, são cerca de 90 pessoas. “É bom lembrar que não existe um prazo de cadastro para quem quer participar. Há muitas pessoas que desistem em cima da hora e, muitas vezes, as trocas são feitas no dia da eleição mesmo”, explica Valéria.

Os mesários que trabalharão nas eleições do dia 2 de outubro têm benefícios, entre os quais, dois dias de folga para cada dia trabalhado e auxílio alimentação (ver todos os benefícios no quadro nesta página). Os cadastrados ainda poderão passar por um treinamento por meio de um aplicativo, que será liberado a partir do dia 15 de agosto. Os treinamentos poderão ser realizados até 30 de setembro.

Patrícia lembra que o mesário que confirmar presença e se ausentar no dia da eleição sem apresentar justificativa está sujeito à multa. “De acordo com o artigo 129, parágrafo primeiro da resolução do TSE 23.659, o valor máximo da multa é de 17,57.” As eleições do dia 2 de outubro elegerão o presidente da república, governadores, deputados e senadores.

BENEFÍCIOS PARA OS MESÁRIOS

2 dias de folga para cada dia trabalhado

- 2 dias de folga para cada dia de treinamento

- Horas complementares para estudantes nas universidades conveniadas

- Preferência no desempate em concursos públicos (desde que previsto em edital)

- Auxílio-alimentação de R$ 45 no dia da eleição

ELEIÇÕES EM SUMARÉ

Zona         Locais      Seções           Eleitores

230                18               199                 75.663

362                38               364               122.740

Total             56               563               198.403

Deixe um comentário