Política
Leitinho e o superintendente da Caixa na região, José Luiz Pavanelli, conversaram sobre Habitação

Caixa confirma que parte dos mutuários do Residencial das Árvores vai ter apartamentos quitados

Benefício contempla famílias que recebem Bolsa Família ou BPC dos Condomínios Ipê Branco, Ipê Amarelo e Ipê Roxo

Da Redação | Tribuna Liberal

O prefeito de Nova Odessa, Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD), recebeu nesta quarta-feira (06) o superintendente da Caixa Econômica Federal na região de Campinas, José Luiz Pavanelli, que confirmou que centenas de mutuários do Residencial das Árvores, no Jardim Monte das Oliveiras, vão ter seus apartamentos da faixa 1 do “Programa Minha Casa, Minha Vida” quitados pelo Governo Federal. Serão beneficiados os titulares que recebem Bolsa Família ou BPC (Benefício de Prestação Continuada).

O Residencial das Árvores é formado pelos blocos de apartamentos dos condomínios Ipê Amarelo, Ipê Roxo e Ipê Branco. Viabilizado através do Programa “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal, e Casa Paulista, do Governo do Estado, e inaugurado em 2015, o conjunto tem 720 unidades no total e faz parte da chamada “faixa 1” do programa.

O Ministério das Cidades publicou no final de setembro a portaria que definiu a isenção das parcelas restantes das famílias que recebem Bolsa Família e BPC. Pelas regras da Portaria nº 1.248/2023, as famílias beneficiárias do Bolsa Família e aquelas que tenham membro contemplado com o BPC foram isentas do pagamento das prestações a partir de 28 de setembro deste ano.

A medida abrange contratos firmados nas modalidades subsidiadas com recursos do FAR (Fundo de Arrendamento Residencial, caso do Residencial das Árvores), do FDS (Fundo de Desenvolvimento Social) e do PNHR (Programa Nacional de Habitação Rural).

Também terão seus contratos quitados aquelas famílias que já pagaram 60 ou mais prestações, no caso de moradias em áreas urbanas. Mas não haverá “devolução” das parcelas que já haviam sido pagas pelas famílias.

Os beneficiários podem consultar se estão enquadrados digitando o seu CPF no site https://caixa.gov.br/consulta-mcmv ou abrindo o App Habitação Caixa, Internet Banking ou o Caixa Tem. Se o contrato estiver de acordo com os critérios definidos pelo Governo Federal, o cliente será avisado com uma mensagem de que seu contrato foi liquidado, e o termo de quitação será emitido até 20 de janeiro de 2024.

REUNIÃO

Além do prefeito Leitinho e do superintendente regional da Caixa, José Luiz Pavanelli, participaram da reunião Fábio Estevam Vieira, superintendente executivo de Governos da Caixa, o gerente da agência local do banco estatal, Douglas Bertolin, e o diretor municipal de Habitação, Diego Feitoza.

“É uma boa notícia essa quitação dos apartamentos de quem entrou na faixa 1 do PMCMV e recebem Bolsa Família ou BPC. Certamente vai beneficiar muitas famílias dos Ipês. Só temos que agradecer aos superintendentes da Caixa por nos trazer essa confirmação hoje”, disse o prefeito Leitinho. Também foi debatido o projeto de Nova Odessa junto ao “Minha Casa, Minha Vida”, que deve ser viabilizado em 2024.

“Venho aqui trazer uma informação sobre a quitação dos contratos para parte das famílias do PMCMV, que o Governo Federal está oportunizando. Os beneficiados por esta quitação são aquelas famílias contempladas com uma unidade no passado pela faixa 1, e atualmente recebendo o Bolsa Família ou o BPC. Essas famílias receberão agora a quitação dos seus imóveis”, salientou Pavanelli.

Segundo o superintendente regional, para saber se a família foi ou não contemplada com a quitação automática do contrato habitacional, basta acessar os canais oficiais de Habitação da Caixa ou procurar uma agência do banco. “É muito importante que o titular entre no site da Caixa, na área de Habitação, e ainda pelos aplicativos da Caixa. Quem recebe o Bolsa Família ou o BPC pelo Caixa Tem, também pode consultar”, explicou o executivo.

“Todo esse processo de quitação será feito de forma automática, o mutuário não precisa fazer nada – só pedimos que a pessoa mantenha seu cadastro atualizado junto ao banco. Basta procurar uma das nossas agências”, finalizou José Luiz Pavanelli.

Deixe um comentário