Política
Câmara aprovou afastamento de Sirineu Araújo (PL) por dois meses

Câmara relata à Justiça Eleitoral afastamento de Sirineu, em Sumaré

Vereador suspeito de assassinato já se afastou por 60 dias e para esse período a Justiça Eleitoral vai determinar suplente para assumir vaga

Paulo Medina | Tribuna Liberal

Após a aprovação do pedido de afastamento do vereador Sirineu Araújo (PL), suspeito de assassinato, a Câmara de Sumaré informou que oficiou o Cartório Eleitoral nesta quarta-feira (06) para relatar a decisão. A Justiça Eleitoral, por sua vez, deverá então determinar o nome do suplente que assumirá a cadeira do vereador durante o período dos 60 dias de afastamento de Sirineu Araújo.

“A Câmara Municipal de Sumaré vai oficiar o Cartório Eleitoral, nesta quarta-feira (6), sobre a aprovação do pedido de licença do vereador Sirineu Araújo. A solicitação de afastamento feita pelo próprio parlamentar foi aprovada por unanimidade na sessão ordinária desta terça-feira. A licença solicitada por Sirineu terá validade de 60 dias. Neste período, o parlamentar não recebe salário”, informou o Legislativo.

Conforme estabelecido pela legislação, o suplente convocado pela Justiça Eleitoral terá um prazo de 10 dias a partir da convocação para tomar posse do cargo de vereador. “Após o recebimento do ofício da Câmara, a Justiça Eleitoral deverá informar o nome do suplente, que então será convocado pelo Legislativo para assumir o cargo de vereador. Quando convocado, o suplente deverá tomar posse no prazo de 10 dias, contados da convocação”, explicou a Câmara.

A sessão da Câmara que deliberou sobre o afastamento de Sirineu na terça-feira foi marcada por um atraso de mais de cinco horas para o início dos trabalhos. Durante a sessão, os vereadores também rejeitaram um pedido de cassação do mandato de Sirineu, apresentado por um morador.

Na justificativa do pedido de afastamento, Sirineu alegou necessidade de “tratar de interesses particulares”, segundo a assessoria de imprensa da Câmara. O clima na Casa de Leis estava agitado durante a tarde desta terça, com a presença de seguranças do vereador e guardas municipais. No entanto, a votação do afastamento foi conduzida sem discussões, sendo aprovada por unanimidade.

Sirineu está sob investigação da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Americana pelo assassinato de Rafael Emídio da Silva, de 39 anos.

Deixe um comentário