Política
Projeto de Lei é de autoria do vereador Ney do Gás

Câmara de Sumaré aprova Programa de Alfabetização Digital da Terceira Idade

O Programa de Alfabetização Digital da Terceira Idade foi aprovado pela Câmara de Sumaré na reunião ordinária da última terça-feira (06). Autorizado pelo Projeto de Lei nº 204/2022, de autoria do vereador Ney do Gás (Cidadania), o programa é destinado ao atendimento de munícipes com idade acima de 60 anos que estejam interessados em aprender a usar computadores. A aprovação unânime em plenário garante que a proposta seja encaminhada ao prefeito municipal para sanção.

No projeto, o vereador explica que os critérios para o cadastramento dos interessados nos cursos a serem oferecidos serão definidos pelo órgão competente, no âmbito do Poder Executivo. Para isso, poderão ser firmados convênios entre a municipalidade e entidades públicas e privadas, como universidades, para cooperação técnica ou financeira.

Para Ney do Gás, “o aprendizado tecnológico depois dos 60 anos possibilita novas descobertas, novas experiências e novas vivências, o que resulta no grande aprimoramento das demais habilidades, sem perder os valores ou objetivos de vida. Os idosos podem utilizar as redes sociais como mecanismo de diálogo com amigos e familiares, inserção social e busca de informações para estarem atualizados sobre o que acontece no mundo todo”, destaca.

O parlamentar esclarece que “muitos idosos têm medo do computador e seus equipamentos, se excluindo da era tecnológica, e pensando que somente os mais jovens podem usufruir das ferramentas disponíveis. Isso não é verdade. O programa proporcionará novas possibilidades para aumentar a relação de comunicação de pessoas da terceira idade com essas ferramentas, proporcionando mais autonomia, inclusão e independência a esse público”, deseja o vereador.

As despesas decorrentes do programa correrão por conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.

 

Deixe um comentário