Câmara de Paulínia aprova leis sobre biblioteca comunitária e divulgação de disque-denúncia

Se a proposta for sancionada pelo prefeito Du Cazellato (PL), município adotará incentivos a espaços que reúnam obras literárias e outras atividades culturais

Os vereadores de Paulínia aprovaram nesta terça-feira (18), na 34ª Sessão Ordinária, programa para incentivar bibliotecas comunitárias nos bairros. Se a proposta for sancionada pelo prefeito Du Cazellato (PL), o município adotará incentivos a espaços que reúnam obras literárias e outras atividades culturais, como teatro e leituras em grupo.

O vereador Fábio da Van (Cidadania), autor do texto, destacou a importância das bibliotecas para estimular o hábito da leitura em vários pontos da cidade, além da autonomia dos cidadãos.

Também foi aprovado projeto que obriga estabelecimentos a instalar placas divulgando centrais de denúncia, como Disque 100 (violência sexual de crianças e adolescentes) e 190 (urgência e socorro rápido). A regra, se sancionada, valerá para hotéis, bares, restaurantes, academias e órgãos públicos, entre outros locais.

Segundo o autor, vereador Alex Eduardo (Solidariedade), a iniciativa é necessária para a população conhecer os canais e ajudar o sistema de segurança pública a combater crimes, de forma segura e até anônima.

Por sugestão de Alex, o plenário ainda parabenizou o Abutre’s Moto Clube Raça em Extinção pelos 33 anos de existência, com sedes em todo o país. Outra homenagem, assinada pelo vereador Gibi Professor (PTB), foi para o atleta de parabadminton Diego Armando Honorato Madeira, ex-vereador jovem da Câmara.

A pauta incluiu 31 Requerimentos (cobrança de medidas ou informações), 20 Moções (congratulações e aplausos) e 38 Indicações (sugestões).

Botão do pânico nas casas será próximo passo para Paulínia mais segura, diz Flávio

Depois do aplicativo “Paulínia Comércio Seguro”, recentemente lançado na cidade, o vereador Flávio Xavier (Podemos) solicita que o botão do pânico seja destinado às residências do município.

Os comerciantes hoje têm um aplicativo que permite acionar a Guarda Municipal em caso de necessidade, com apenas dois toques no celular. A viatura mais próxima é encaminhada para atender ao chamado. Flávio sugere estudos para a ferramenta ser disponibilizada também nas casas, tornando Paulínia mais segura.

Ele também cobra contratação de monitores para repor o quadro de funcionários das escolas. Segundo o vereador, a ausência de monitores é um dos principais problemas impostos à comunidade escolar, pois os profissionais são essenciais no momento de atender as necessidades e supervisionar as crianças.

Flávio pede ainda projeto de hortas nas instituições de ensino; padronização do mobiliário escolar; troca do forro do prédio do Poupatempo; e luminárias com refletores de LED no canteiro central da avenida Severino Beraldo, no Marieta Dian, além de cobrar melhorias para o escoamento de águas pluviais em vias da cidade.  

Deixe um comentário