Política
Mesa Diretora foi eleita durante cerimônia de posse do Parlamento Jovem 2022

Câmara de Monte Mor realiza sessão de posse do Parlamento Jovem de 2022

Cursos e sessões legislativas serão realizados quinzenalmente, neste semestre, e contarão com o apoio dos vereadores e de seus assessores parlamentares

Durou cerca de 80 minutos a cerimônia de posse do Parlamento Jovem de 2022 da Câmara de Monte Mor. O evento, em clima festivo, foi realizado no plenário da Casa, com a presença de vereadores, assessores parlamentares, servidores da Casa, vereadores jovens e seus familiares. Houve transmissão ao vivo pela internet.

O Parlamento Jovem é um programa de educação política criado pela Resolução 3/2019, explicou o mestre de cerimônias e integrante da Escola do Legislativo (Elemmor), Marcos Roberto de Oliveira. Ele destacou que a 1ª edição do programa, em 2021, foi realizada em parceria com a Etec Monte Mor, escola que também participa neste ano, já que foi a única a se inscrever.

Na oportunidade, parlamentares discursaram e também fizeram fotos com os vereadores jovens que serão apadrinhados pelos seus respectivos gabinetes. Também foi feita a eleição da Mesa Diretora do Parlamento Jovem de 2022, que será integrada pelas estudantes Diego Jacober (presidente), Beatriz Leão (vice), Sthefany Rocha (1ª secretária) e Luna dos Santos (2ª secretária).

Conforme a Resolução, o Parlamento “tem caráter educativo” e visa garantir aos estudantes “a vivência do processo da democracia representativa”. De acordo com a Elemmor, responsável pelo programa, os cursos e as sessões legislativas serão realizados quinzenalmente, neste semestre, no prédio da Câmara, e contarão com o apoio dos vereadores e de seus assessores parlamentares.

RELEVÂNCIA

“É um momento de muita alegria para nós. Eu digo que o Parlamento Jovem é a menina dos nossos olhos e a intenção é que esse Projeto conscientize toda a nossa juventude a respeito da política do nosso município”, afirmou o presidente da Câmara, vereador Alexandre Pinheiro, destacando a atuação da equipe - composta pelos servidores efetivos Márcio Ramos (diretor), Silvia Evangelista (coordenadora), Gisele Pereira (secretária) e por Marcos Roberto e Daniela Brito, membros.

“Nós gostamos tanto do projeto, que aceitamos já o convite para a segunda edição”, disse a professora Sueli Garcia, da Etec. “Entendemos a importância desse projeto, desse programa, na vida dos nossos alunos. Que eles compreendam, participando desse projeto, a importância do trabalho desenvolvido aqui na Casa, da importância do trabalho de cada vereador, a importância do voto de cada um nas nossas escolhas”, afirmou, sobre a relevância da política.

Diego Jacober, que participou da edição de 2021, também discursou, em nome dos 15 estudantes da Etec. “Independentemente de querer seguir carreira política, ou não, participar do Parlamento Jovem é uma experiência única”, ressaltou. “Nós viemos para mostrar que a participação dos jovens na política é importante e deve ser valorizada. Nós somos o futuro e viemos para fazer a diferença”, disse, convidando os jovens para participarem da próxima edição, em 2023.

Márcio Ramos, da Elemmor, reforçou que o objetivo do programa “é ajudar adolescentes e jovens a compreender melhor qual a função e papel da política para a sociedade humana”. “Porque é através da política que nós desenvolvemos a civilização, [...] que nós organizamos a sociedade e estabelecemos pactos entre as classes, entre os grupos sociais, entre os indivíduos”, completou, com expectativa de que haja, cada vez mais, parlamentares mais qualificados e comprometidos.

Além do presidente Alexandre, participaram da cerimônia os vereadores Altran (MDB), Andrea Garcia (PTB), Beto Carvalho (UNIÃO), Bruno Leite (UNIÃO), João do Bar (MDB), Paranhos (MDB), Professor Adriel (PT), Professor Fio (PTB), Vitor Gabriel (PSDB) e Wal da Farmácia (UNIÃO). E os assessores parlamentares dos vereadores Camilla Hellen (Republicanos), Milziane Menezes (PSDB) e Nelson Almeida (Solidariedade).

Deixe um comentário