Política
Monte Mor trabalha para que moradores tenham casas registradas em seus nomes

Brischi aprova regularização fundiária em núcleos urbanos de Monte Mor

Prefeito publicou decretos validando regularização das Chácaras de Recreio Miracatu, Santa Clara do Lago, Recanto das Orquídeas, Chácaras Paulicéia e Jardim Chapéu do Sol

Paulo Medina | Tribuna Liberal

O prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi (PSD), assinou neste mês uma série de decretos aprovando a regularização fundiária em diferentes núcleos urbanos da cidade. Os decretos, numerados de 6156 a 6160, foram publicados no Diário Oficial do Município e representam avanços no processo de ordenamento e regularização de áreas urbanas.

O Decreto nº 6156, datado de 14 de dezembro de 2023, aprova o projeto de regularização fundiária resultante do processo de REURB-E, no Núcleo Urbano Chácaras de Recreio Miracatu. O artigo 2° determina a remessa da listagem de lote a lote para a atualização do cadastro imobiliário, enquanto o artigo 3° estabelece a expedição da Certidão de Regularização Fundiária – CRF.

Os decretos subsequentes, numerados de 6157 a 6160, seguem a mesma estrutura e disposições do primeiro, diferenciando-se apenas no núcleo urbano em questão. Respectivamente, esses decretos aprovam a regularização fundiária nos Núcleos Urbanos Santa Clara do Lago, Recanto das Orquídeas, Chácaras Paulicéia e Jardim Chapéu do Sol.

Em todos os casos, a atualização do cadastro imobiliário e a expedição da Certidão de Regularização Fundiária são medidas adotadas para garantir a legalidade e transparência no processo de regularização.

A regularização fundiária é um instrumento usado para promover o desenvolvimento sustentável das áreas urbanas, proporcionando segurança jurídica aos moradores e contribuindo para a melhoria da infraestrutura e qualidade de vida.

FRENTE PARLAMENTAR

Em setembro, a Câmara de Monte Mor articulou uma Comissão Especial denominada “Frente Parlamentar pela Regularização Fundiária Urbana e Rural”. É o que estabelece o Projeto de Resolução 3/2023, do vereador Alexandre Pinheiro (PTB).

Na justificativa, o autor afirma que o objetivo é “incentivar e apoiar ações integradas entre órgãos municipais, estaduais e federais, no desenvolvimento e implementação de políticas e medidas relativas à moradia popular de caráter social e de regularização fundiária na cidade”.

“A finalidade é de garantir o direito à moradia, à qualidade e sustentabilidade urbana e ambiental, além de proporcionar a população que já possui propriedade, a possibilidade de obter a posse legal dela, promovendo a regularização registrária dos imóveis integrantes de núcleos urbanos, permitindo a circulação desses bens no mercado imobiliário e formal”, completa Alexandre.

Alexandre disse considerar que cerca de 80% dos moradores não tenham essas escrituras no município. “É tudo contrato de gaveta, assim como a minha casa é”, afirmou. “Quando nós entramos para falar sobre regularização fundiária, é exatamente para isso [...] para que lobos em pele de cordeiro não se infiltrem na nossa cidade, e, aí, queiram saquear o nosso povo”, disse na ocasião.

Deixe um comentário