Política
Primeira unidade do Corpo de Bombeiros foi inaugurada nesta terça-feira, em Nova Odessa

‘Um sonho realizado’, destaca Leitinho ao inaugurar Corpo de Bombeiros; efetivo já trabalha

Em inauguração da corporação militar em Nova Odessa, chefe do Executivo pontua parceria com Estado e ‘estruturação’ da cidade; seguro para empresas deve cair até 40% no município

Paulo Medina | Tribuna Liberal

O prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD), inaugurou nesta terça-feira (11) a unidade do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar em Nova Odessa. O chefe do Executivo falou em “sonho realizado”, afirmou que o efetivo de 15 bombeiros já começou a trabalhar e que a nova base local irá atrair novas empresas para a cidade, uma vez que o custo do seguro para as companhias deve cair entre 30% e 40% com a unidade operando.

“Estou muito contente, o primeiro mandato de Leitinho e Mineirinho (vice-prefeito) conseguir algo tão importante para a população de Nova Odessa como a unidade do Corpo de Bombeiros, hoje estamos estruturando o nosso município. Antigamente, quando pegava fogo em uma casa, em uma empresa, o socorro tinha que vir de Americana ou Sumaré, mas o fogo não espera, queima tudo. Hoje é uma outra realidade. Através do esforço do deputado Dirceu Dalben, conversamos com o governador Tarcísio, com o secretário Derrite, mostramos a necessidade de Nova Odessa ter uma unidade do Corpo de Bombeiros. Nova Odessa cresceu muito, temos mais de 60 mil habitantes. É um sonho de vereador que se torna realidade”, disse ao Tribuna Liberal.

O prefeito prevê a aceleração na atração de investimento privado para o município. “Tinha muitas empresas que não vinham para o nosso município porque não tinha a unidade do Corpo de Bombeiros, e quando não tem, o valor do seguro aumenta muito, em torno de 30% a 40%. Vamos atrair novas empresas para gerar renda e emprego para a nossa população. A atração de empresas vai ser grande, nossa logística em Nova Odessa é adequada para as empresas”, disse, citando as rodovias que margeiam a cidade. “O efetivo de 15 bombeiros, entre sargentos, tenentes e soldados já começa a trabalhar hoje mesmo”, afirmou.

Viabilizada através de um convênio assinado pelo prefeito Leitinho no final de 2021, a nova unidade do Corpo de Bombeiros da PM tem equipe formada por 15 policiais militares bombeiros treinados, dois veículos – um caminhão autobomba com capacidade para 4 mil litros de água e de R$ 2 milhões de valor de mercado, e uma unidade de resgate equipada, que custa cerca de R$ 500 mil. Há também um desencarcerador para ocorrências de presos em ferragens.

Pelo convênio com o Governo do Estado, cabe à Prefeitura arcar com os cursos de instalação, como locação e adaptação do prédio localizado na avenida São Gonçalo, no Jardim Santa Rita 2, e custeio de água, luz, telefone e alimentação dos profissionais e eventuais voluntários que venham a participar do programa de voluntariado da corporação. A corporação já está atendendo aos chamados feitos via telefone 193.

“Temos policiais preparados para socorrer não apenas incêndios, mas também acidentes que venham a acontecer, com caminhão autobomba, unidade de resgate – enfim, para salvar vidas”, disse Leitinho.

Estiveram presentes na cerimônia o secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Muraro Derrite, que representou o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), o comandante geral da PM, coronel Cássio Araújo de Freitas, o comandante geral do Corpo de Bombeiros da PM, coronel Jefferson de Mello, o comandante do 16º Grupamento de Bombeiros da região, tenente coronel Daniel da Silva Alípio, entre outros integrantes da cadeia de comando da corporação.

Também participaram da inauguração o deputado federal Paulo Bilynskyj, o deputado estadual Dirceu Dalben, os prefeitos de Americana e Sumaré, Chico Sardelli e Luiz Dalben, os vereadores novaodessenses Paulinho Bichof, Professor Antonio, Marcia Rebeschini, Oseias Jorge e Silvio Natal, o secretário municipal de Segurança, coronel Carlos Fanti, os ex-prefeitos Manoel Samartin e José Mário Morais, vereadores de cidades próximas e lideranças locais.

‘Cada segundo é importante para salvar uma vida’, diz secretário

Em meio à entrega da base dos Bombeiros de Nova Odessa, o secretário de Segurança Pública do Estado, Guilherme Derrite, destacou a importância do tempo na prestação de serviços de emergência.

“Ninguém liga 193 sem estar em uma situação de extrema gravidade e necessidade. O Corpo de Bombeiros de Americana está aqui ao lado, alguém pode falar que são só 10, 15 minutos de distância, mas cada segundo importa para salvar uma vida. Os senhores Leitinho e Mineirinho vão salvar muitas vidas com essa unidade”, disse Derrite, se referindo a um “dia histórico” para Nova Odessa.

“Sabemos também que a presença da corporação nas cidades traz desenvolvimento econômico, é a primeira pergunta que a indústria faz: tem Corpo de Bombeiros? E agora nós temos”, acrescentou o secretário.  

Deixe um comentário