‘Hortolândia se transformou num enorme canteiro de obras’, afirma Zezé Gomes

Chefe do Executivo hortolandense destaca a realização simultânea de diversas obras de infraestrutura, como a implantação do superviário, preparando o município para o futuro

 Se você for hoje para Hortolândia, se prepare: em diversas regiões do município será possível encontrar uma obra em execução. São obras de recapeamento asfáltico, construção de novas avenidas, pontes, ciclovias, duplicação de avenidas, canalização de córregos e, agora, o novo Paço Municipal, que promete ser o mais moderno e sustentável do Brasil.

Para acompanhar o desenvolvimento desses trabalhos, o prefeito José Nazareno Zezé Gomes realizou nesta semana uma vistoria minuciosa em diversas obras em execução no município. Zezé Gomes destacou que a cidade se transformou num grande canteiro de obras e que todas essas ações vão preparar o município para um futuro ainda mais promissor.

“Tudo que fazemos frente ao Poder Executivo é fruto de muito planejamento e todas essas ações estão interligadas. Todas essas grandes obras colocarão Hortolândia num outro patamar, o que vai atrair ainda mais o interesse da iniciativa privada para investimentos em nossa cidade. Isso significa mais emprego e renda para a nossa gente. As ações estão em curso e, sem dúvida, garantirá um futuro ainda mais promissor para a nossa cidade”, destacou Zezé Gomes.

Uma obra que foi planejada e que vem transformando a paisagem local é a implantação do Superviário, avenida que fará a interligação regional entre a Vila Real e o Jardim Novo Ângulo. “Esse viário foi pensado pelo meu saudoso amigo Angelo Perugini antes mesmo de se construir a Ponte da Esperança (Estaiada). Por isso que digo, Hortolândia vem se tornando uma das principais cidades da Região Metropolitana de Campinas por conta do planejamento adotado pelo Perugini e que estamos seguindo e colocando em prática. O Superviário, que passará por debaixo da Ponte da Esperança, será um dos principais vetores que propiciará o desenvolvimento da região do Novo Ângulo. Existem grandes áreas, onde a iniciativa privada já está de olho para a construção de grandes lojas e supermercados. Isso significará mais empregos e renda, a cidade ganhará”, afirmou o prefeito.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Obras, cerca de 76% das obras do superviário já estão concluídas. Recentemente, trecho da Estrada Municipal Sabina Baptista de Camargo, região do Parque Socioambiental “Remanso das Águas” foi interditada para obras de duplicação. Ela ficará interditada por mais de 50 dias para obras de alargamento, em virtude da duplicação. A estrada integra o itinerário do Superviário, o maior complexo viário de Hortolândia.

A Secretaria de Obras informa que há outras ações em curso relativas ao Superviário. No Remanso Campineiro, após as obras de drenagem de águas da chuva, a Rua Luiz Camilo de Camargo, próximo ao Atacadista Assaí, ganhou novo pavimento e sinalização.

Ruas e avenidas são recapeadas

O serviço de recapeamento asfáltico, realizado pela Prefeitura de Hortolândia, chegou nesta semana ao Jardim Campos Verdes. Segundo a Secretaria de Obras, o trecho beneficiado começa na Rua dos Evangélicos, ainda no Jardim Santo André, e termina na Rua Benedito Cândido dos Reis, já no Jardim Campos Verdes, passando por outras quatro vias: as ruas Manoel Eneias, Osvaldo Cruz, Trípoli Checi e José Pereira da Encarnação. Deste modo, a Administração Municipal reforça a segurança viária de quem circula por importantes vias de Hortolândia.

Lá, o trabalho começou pela fresagem do pavimento antigo. Depois, houve a colocação da nova capa asfáltica. Além disso, outros dois bairros também estão sendo beneficiados: o Residencial São Sebastião (ruas Lírios, Alecrim e Boca de Leão) e o Jardim Santa Clara do Lago (ruas Canadá e Cuba).

No começo desta semana, equipes da empresa contratada pela Administração Municipal atuavam, também em serviços de recape, em vias do Jardim Santana, próximas ao Remanso Campineiro, tais como: Rua Capitão Lourival Mey (desde o cruzamento com a Avenida Olívio Franceschini até a Luiz Camilo de Camargo); Amélia de Camargo Blumer (da Avenida Olívio Franceschini até a Euclides Pires de Assis), Wilson Vasco Mazin (da Rua Amélia Blumer até a Rua Capitão Lourival Mey), Carlos Roberto de Melo (da Rua Capitão Lourival Mey até a Rua 11) e Rua J (da Mário Léssio até a Avenida Olívio Franceschini).

Desde o final de maio, a Prefeitura vem atuando em 17 frentes, em bairros como Remanso Campineiro, Parque Gabriel e Jardim Santana; Jardim das Colinas, Vila Real e Vila São Pedro; além do Jardim Santa Clara do Lago. Nos próximos meses, o serviço estará concluído, beneficiando toda a cidade.           

Canalização de córrego avança na Vila Real

Quem passa pelas imediações da Rua 10, próxima à Atévio Alves Moreira, na Vila Real, consegue ver que a obra de canalização do afluente do Ribeirão Jacuba entra em nova fase: a de execução do “bolsacreto”, sistema de construção com bolsas que servem de proteção das margens, contenção de taludes e encostas. Ela acontece nos trechos do emboque e desemboque do canal (entrada e saída).

Segundo a empresa contratada pela Prefeitura, os funcionários também trabalham na concretagem de paredes, no acabamento interno das paredes já concretadas e no reforço da fundação da canalização com pedras grandes do tipo rachão. Além disso, também prosseguem as escavações no leito do riacho. O canal já supera os 64 metros lineares. Todas essas ações acontecem numa área degradada em fase de revitalização pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras.

A canalização do afluente do ribeirão Jacuba é feita em concreto armado, aberta, com margem lateral em grama em um trecho de 441 metros de extensão, segundo informações da Secretaria de Obras.

A Prefeitura implantará, nesta mesma área, um novo viário de 187 metros de extensão, ligando a Rua Atévio Alves Moreira à Benedita Rosa da Silva. Este complexo terá pista de caminhada e ciclovia com 1.050 metros de extensão, ao longo do sistema viário e da canalização, segundo o Departamento de Projetos e Orçamentação da Secretaria de Obras, estendendo-se até o “Superviário”, outra obra em construção pela Administração Municipal para o prolongamento da Avenida Amélia Basso Breda. O espaço ganhará ainda iluminação em LED em todo o trecho.

De acordo com a Secretaria de Obras, as intervenções trarão muitos benefícios para a região, favorecendo o bem-estar e a qualidade de vida da comunidade que vive no entorno.    

Deixe um comentário