Política
Solenidade contou com a presença do ministro de Minas e Energia, prefeito Zezé e autoridades locais

‘Cidade do futuro’: Hortolândia lança Programa de Eficiência Energética

Com incentivo a carros elétricos e missão de 190 prédios com energia limpa, município foi reconhecido pelo Governo Federal como modelo nacional na questão energética

Da Redação | Tribuna Liberal

A Prefeitura de Hortolândia lançou nesta segunda-feira (11) o Programa de Eficiência Energética no município. A solenidade de inauguração reuniu autoridades das três esferas de governo no canteiro de obras do Novo Paço Municipal, em fase de construção no Jd. Novo Ângulo, onde já está em operação uma das usinas fotovoltaicas que integram o programa energético municipal. Anfitrião do evento, o prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes (Republicanos), recebeu o ministro de Minas e Energia do governo Lula, Alexandre Silveira.

Entre as ações implementadas pela Prefeitura, por meio do Programa de Eficiência Energética, está a garantia de autonomia total na geração de energia elétrica em todos os 190 prédios públicos da Administração Municipal. A geração da energia será possível com a ativação de 21 usinas fotovoltaicas, das quais 12 estarão operantes até o final do ano. O programa municipal viabilizará, ainda, ações para redução do uso de papel nos fluxos administrativos e a substituição da frota de veículos à combustão por carros elétricos.

A Prefeitura fomentará a aquisição de veículos elétricos por parte da população ao disponibilizar 19 eletropostos espalhados pela cidade, até março de 2024. Sob os 1.500 painéis solares que formam a usina fotovoltaica da nova sede do Executivo Municipal, o público prestigiou o lançamento do programa e conheceu as ações adotadas pela cidade na geração de energia limpa e sustentável.

Para o prefeito de Hortolândia, o reconhecimento nacional pelas ações adotadas no segmento energético se justifica pelo planejamento a longo prazo. “Hortolândia se tornou uma cidade referência no Brasil na questão energética e isso só foi possível com muito planejamento em pensar a cidade 30 anos à frente. Esse planejamento nos dá condições de fazer, hoje, um tratamento da energia limpa, cuidar do meio ambiente e investir na qualidade de vida do nosso povo. Enquanto o mundo discute a agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de 2030, nós já estamos colocando em prática várias ações de sustentabilidade, como a política do Papel Zero”, declarou Zezé Gomes.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, classificou as ações adotadas por Hortolândia no segmento energético como modelo a ser seguido em âmbito nacional. “Hortolândia demonstra para o Brasil a importância de boas políticas, em especial do setor energético. É um protagonismo que nós temos certeza de que vai virar modelo para o Brasil inteiro. Hortolândia, sem dúvida, hoje, dá uma demonstração de que os municípios são grandes parceiros do Governo Federal a fim de que possamos aplicar de forma mais rápida a transição energética na vida das pessoas”, enfatizou o ministro Alexandre Silveira.

Uma das primeiras etapas do programa municipal de eficiência energética aconteceu em 2020, quando a Prefeitura promoveu a transição do sistema de iluminação pública de tecnologia em vapor de sódio para lâmpadas com tecnologia LED, como explica o secretário de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, Carlos Roberto Prataviera Júnior. “Esse programa de eficiência energética, que é o maior programa do tipo implementado no Brasil, vem sendo planejado há mais de três anos, quando tornamos Hortolândia o município mais iluminado da RMC (Região Metropolitana de Campinas) e um dos mais iluminados do país. Algumas ações ainda serão feitas, como substituir os eletrodomésticos dos prédios públicos por aparelhos mais eficientes em consumo energético”, afirmou Prataviera, ao esclarecer que somente com a geração de energia solar, o município poupará R$ 4 milhões por ano.

A deputada estadual, Ana Perugini (PT), presente no evento, apontou os avanços na segurança pública com os investimentos em iluminação. “Nós sabemos que os investimentos em iluminação pública trazem muitos benefícios para a cidade, já que ruas mais iluminadas ajudam a diminuir os índices de violência em vias públicas e reduzem casos de atropelamento noturno. Mais do que pensar a questão econômica, a Prefeitura de Hortolândia demonstra o cuidado e atenção às pessoas”, comentou Ana Perugini.

O secretário de Governo de Hortolândia, Carlos Augusto César, o Cafú, destacou o caráter social do programa municipal de eficiência energética. “Mais do que lançar para o Brasil e para o mundo um programa que estimula 100% da eficiência energética, Hortolândia é a única cidade no Brasil que está reduzindo a taxa de cobrança da CIP (Contribuição para Custeio de Serviço de Iluminação Pública) para os moradores. Uma cidade que pensa no futuro, coloca planejamento e coragem para preparar o desenvolvimento dos próximos anos”, disse Cafú. A redução de 10% na cobrança da CIP será viabilizada por meio do excedente energético produzido pelas usinas fotovoltaicas, após aprovação de legislação específica.

Futuras gerações

Além de implementar ações que trarão impactos no presente, a Prefeitura de Hortolândia adota medidas educacionais que visam ensinar as futuras gerações de consumidores sobre o uso correto, seguro e eficiente da energia. Uma dessas ações foi realizada em escolas municipais, entre 2019 e 2022, em parceria com a CPFL Energia. 

O CEO da concessionária de energia, Gustavo Estrella, comenta a parceria com a Prefeitura. “É uma satisfação muito grande para a CPFL apoiar um projeto dessa importância. Hortolândia é uma cidade super relevante para nossa área de concessão, já que é um centro de expansão dos datacenters. Essa não é uma agenda apenas ambiental, mas também social. Esse projeto faz parte do nosso modo de fazer negócio. Uma cidade com uma agenda tão positiva como Hortolândia casa com nossa agenda de investimentos e expansão”, opinou Gustavo Estrela, ao anunciar que a companhia deverá aplicar, até 2026, cerca de R$ 70 milhões de investimentos para a instalação de mais uma estação de energia elétrica na cidade.

Também compuseram a mesa o presidente da Câmara dos Vereadores de Hortolândia, Edivaldo Araújo, e o presidente da Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos) e prefeito de Elias Fausto, Mauricio Baroni, além de autoridades de cidades da região. 

Ministro destaca importância da Central de Tratamento Consimares

O projeto da Central de Tratamento Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas) foi valorizado no discurso de autoridades, nesta segunda-feira (11), durante o evento de lançamento do Programa Municipal de Eficiência Energética da Prefeitura de Hortolândia, com foco na produção de energia solar. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o prefeito Zezé Gomes destacaram a Central de Tratamento, que transformará resíduos não-recicláveis em energia elétrica, como outra importante fonte geradora de energia limpa e renovável.

Em seus discursos, o prefeito e o ministro fizeram questão de reforçar os apoios ao projeto Consimares que atende padrões mundiais de sustentabilidade, com baixa emissão de carbono e fomento à economia circular. “O Consimares está junto na eficiência energética e a grande usina de lixo que vai sair lá em Nova Odessa, que é compromisso do Consimares e Hortolândia também faz parte, nós devemos ao incansável trabalho do companheiro Mauricio Baroni”, assinalou Zezé Gomes, referindo-se ao presidente do Consimares e prefeito de Elias Fausto. 

Prefeito e ministro reforçaram apoios ao projeto Consimares durante o evento 

O ministro de Minas e Energia também frisou a importância do projeto. “Enfrentamos um problema ambiental tão grave, que é a disposição final dos resíduos sólidos. Conte conosco pra gente avançar nesta política pública tão importante”, disse o ministro ao presidente do Consórcio. Silveira destacou que o Brasil já é referência em energias limpas e renováveis, principalmente solar e eólica, grandes fontes de geração de emprego e renda. A transformação de resíduos em energia, por meio da Central de Tratamento Consimares, ampliaria essas fontes de energia limpas e renováveis.

Mauricio Baroni comentou os apoios e reconhecimento do empreendimento. “Evento sensacional em Hortolândia. O ministro de Minas e Energia veio ratificar o apoio ao nosso projeto que vai transformar o lixo em energia elétrica com sustentabilidade, respeito ao meio ambiente. É muito importante termos parceiros como o prefeito Zezé, o ministro Alexandre Silveira e o ministro Padilha. Gratidão em nome do Consórcio Consimares”, disse.

Silveira já havia sinalizado apoio ao projeto da Central de Tratamento de Resíduos Consimares, no último dia 22, durante reunião com representantes do Consórcio, em Brasília, para apresentação do projeto. A Central de Tratamento de Resíduos beneficiará as sete cidades do território do Consórcio (Capivari, Elias Fausto, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara d´Oeste e Sumaré). A região, com cerca de 1 milhão de habitantes, produz 700 toneladas de resíduos por dia, que são levados para os aterros sanitários.

REDUÇÃO DE CO2

Quando estiver em funcionamento, o empreendimento evitará a produção de 438 mil toneladas/ano de gás carbônico equivalente (CO2) geradas pelo volume de lixo que chega aos aterros sanitários da região, o que representa uma redução de 90% dos gases de efeito estufa.

De acordo com o superintendente do Consimares, Mimo Ravagnani, a Central de Tratamento oferecerá soluções sanitárias, ambientais, econômica e social aos municípios. “A estrutura prevê galpão e equipamentos de triagem de resíduos recicláveis (plástico, vidro, metal e papel) que vai gerar trabalho e renda aos profissionais da reciclagem. Outro destino importante será dado aos resíduos orgânicos (restos de frutas, verduras, legumes e poda de árvore) que serão tratados a partir de um sistema de biocompostagem e voltarão à sociedade em forma de composto orgânico”, explicou o superintendente, que é engenheiro agrônomo especialista em gestão de resíduos.          


Deixe um comentário