Polícia

Prédio da Delegacia de Sumaré terá acessibilidade para PCDs

Advogado cadeirante Jelres Freitas colabora com alterações no projeto, que terá rampas e portas mais largas para acesso das pessoas com deficiência

A reforma da Delegacia de Polícia de Sumaré também vai garantir a acessibilidade aos cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. O advogado cadeirante Jelres Freitas, que atende nas áreas cível, criminal e previdenciária, esteve recentemente na unidade e colaborou com as sugestões no projeto. Novas rampas e portas mais largas para facilitar o acesso para deficientes passam a fazer parte do projeto.

O delegado titular da cidade Marcelo Moreschi Ribeiro disse que todas as portas serão numeradas e também terão leitura em braile. O acesso ao Plantão Policial deixará de ser feito pela Rua José Maria Barroca e passará a ser pela entrada lateral na Rua Máximo Biondo. A alteração atende uma das sugestões do advogado. Ele alertou que os dois lances da rampa da atual entrada são muito íngremes e dificultam o acesso de cadeirantes e deficientes físicos.

“Vamos retirar também os trilhos entre as portas que atrapalham a locomoção das cadeiras e outras medidas que facilitem o acesso de qualquer pessoa na nossa delegacia”, disse o delegado.

O interior da delegacia será totalmente reformulado. Até mesmo a recepção, que conta com balcões altos, passará a contar com mesas com atendimentos individualizados. “A preocupação é que as pessoas tenham a privacidade para registrarem o boletim de ocorrência, ou outros assuntos relacionados à segurança ou denúncias”, completou o delegado.

FALTA DE ACESSO

O advogado elogiou a abertura para fazer as mudanças do projeto da reforma, pois considerou que a Delegacia de Sumaré será piloto na preocupação com a acessibilidade que deveria ser regra e não exceção. No prédio da Cadeia de Sumaré, por exemplo, que é da década de 70, não tinha acesso ao interior da unidade, pois a entrada contava com degraus e as portas eram muito estreitas. “Como advogado, a gente tem direito ao acesso ao preso, mas a dificuldade ocorria na entrada, o que dificultava a nossa entrada. Desta vez, tivemos uma abertura muito importante, na remodelação da entrada da Cadeia, que também passará a ter uma rampa”, disse Jelres.

O advogado disse que as alterações podem aparentar ser simples, mas fazem toda a diferença para quem é cadeirante ou tem algum tipo de deficiência, pois eles querem ter a liberdade e independência de acesso em todos os lugares. Jelres ainda explicou que além da dificuldade de acesso em determinados locais, também enfrenta problemas para desempenhar seu trabalho enquanto advogado, visto que esbarra nas dificuldades de acompanhar seu cliente em alguns locais. “Temos que estar preparados sempre e jamais desistir”, enfatizou.

O advogado também está em contato com a Prefeitura, que deve melhorar a arborização na frente da delegacia, inclusive com a retirada de algumas árvores, que deverão ser substituídas por outras que não prejudiquem o acesso na frente da delegacia.

NOVAS SALAS

No piso térreo da delegacia, serão construídas salas exclusivas para a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Polícia Militar e GCM (Guarda Civil Municipal). “A proposta é que as pessoas fiquem bem instaladas, tanto os funcionários que passarão a ter salas amplas e com ar condicionado, quanto para os integrantes das forças de segurança durante a apresentação das ocorrências”, destacou o delegado.

DDM 24 HORAS

Está quase tudo pronto para o atendimento da DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) que passará a ter atendimento diferenciado 24 horas por dia também no período noturno, finais de semana e feriados. “Trata-se de um projeto interessante, visto que a vítima permanecerá sozinha na sala. Terá atendimento online com uma delegada de São Paulo. Será um serviço inovador e reservado, na nossa delegacia, com uso de microfone com câmera, além de espaço para crianças, quando necessário e banheiro privativo”, explicou. A data para funcionamento na cidade ainda não foi definida.

DEPUTADO DALBEN ACOMPANHA AS OBRAS NA DELEGACIA DO MUNICÍPIO

Recentemente, o deputado estadual Dirceu Dalben (Cidadania) acompanhou, junto ao delegado titular do Município, Marcelo Moreschi Ribeiro, e da delegada da DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), de Sumaré, Nathália Alves Cabral, o início das obras, que acontecem após intermediação do seu mandato junto à Secretaria Estadual de Segurança Pública.

O investimento na reforma da Delegacia do Município é de R$ 1.029.036,90 e as obras contemplam a troca de todo o telhado do complexo policial (cuja madeira apresentava sinais de apodrecimento), de todo o piso e das redes hidráulica e elétrica.

Também serão restaurados os banheiros destinados ao público (que estavam interditados), bem como serão feitas pintura interna e externa do prédio, e adaptações para que a delegacia conte com uma sala de espera e um espaço exclusivo e individualizado para o registro de boletins de ocorrência.

“A Delegacia de Sumaré foi inaugurada em 1978 e nunca houve uma reforma tão ampla como a que está acontecendo agora. Em parceria com o Dr. Marcelo e o prefeito Luiz Dalben, temos trabalhado desde o início do nosso mandato por mais investimentos na Polícia Civil, a fim de garantir que os colaboradores tenham melhores condições de trabalho e a população, um atendimento mais humanizado”, falou o deputado.

“Além disso, com a reforma, o piso superior contará com 17 salas - hoje são 11. Estaremos contemplando a Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) com salas exclusivas”, explicou o delegado Marcelo Moreschi Ribeiro. 

Deixe um comentário