Negócios
Permissionários autorizados poderão usar parques com fim comercial – Foto: Divulgação

Projeto-piloto fomenta turismo em parques de Hortolândia

Primeiro local a ser beneficiado com ação é o Lago da Fé, onde será inaugurado em novembro deste ano um estabelecimento comercial

Da Redação | Tribuna Liberal

Hortolândia continua a implementar ações para alavancar a economia local. A Prefeitura inicia a implantação de um projeto-piloto a fim de fomentar o desenvolvimento e o turismo no entorno dos parques públicos da cidade. O primeiro espaço a receber a ação será o Parque Socioambiental Lago da Fé Angelo Perugini, que receberá um estabelecimento comercial, cuja inauguração está prevista para novembro deste ano.

De acordo com o secretário-adjunto de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, Eduardo Marchetti Francisco, o projeto consiste na permissão de uso de áreas públicas da cidade pela Administração Municipal para a iniciativa privada. A permissão é válida pelo período de dez anos, sendo concedida com base na Lei Municipal Nº 3.774, de 2019, que regulamenta a ocupação comercial na cidade. A construção do estabelecimento é de responsabilidade do permissionário.

“O projeto ainda estipula contrapartidas ao permissionário, que deverá fazer a manutenção do entorno do parque. No caso do Lago da Fé, o permissionário deverá providenciar a instalação de sanitários”, destaca o secretário-adjunto. 

Além disso, o permissionário ainda paga uma taxa mensal à Prefeitura. A seleção do permissionário é feita pela Prefeitura por meio de chamamento público, publicado no Diário Oficial Eletrônico. De acordo com o secretário-adjunto, a Prefeitura estuda implantar o projeto na área que fica embaixo da Ponte Estaiada, onde está prevista a construção de um centro de eventos.

MANUTENÇÃO

Os parques socioambientais de Hortolândia são conhecidos como opção de lazer e ponto de encontro de famílias e amigos aos finais de semana. Para deixar os espaços bem cuidados, equipes da Administração Municipal realizam, semanalmente, mutirões de limpeza e zeladoria nestes espaços. Porém, os parques da cidade não são só usados para picnic em dias ensolarados ou para corridas e caminhadas. Muitas pessoas utilizam estes locais, aproveitando a beleza natural das áreas, para exercer até mesmo atividades artísticas.

Deixe um comentário