Negócios

Prefeitos da RMC cobram agilidade na licitação do Trem InterCidades

Na reunião, foi aprovada convocação de representante da ANTT para falar dos ‘entraves’ para lançar edital  

Os prefeitos da RMC (Região Metropolitana de Campinas) cobraram mais agilidade na licitação do Trem Intercidades, que vai ligar Campinas, Jundiaí e São Paulo utilizando a malha ferroviária já existente.

Na reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMC, realizada nesta terça-feira (12), em Artur Nogueira, foi aprovada a convocação de um representante da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para falar dos “entraves” entre o governo federal e a MRS Logística, que estão dificultando o lançamento do edital de licitação do projeto pelo Governo do Estado de São Paulo.

O pedido de convocação do representante da ANTT foi apresentado pelo presidente do Conselho da RMC, o prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis (MDB), e acatado por unanimidade pelos demais chefes do Executivo municipal presentes.

“Aprovamos a convocação de um representante da ANTT para que venha prestar esclarecimentos no Conselho de Desenvolvimento sobre a demora na licitação do Trem Intercidades. Também aprovamos uma moção pedindo mais agilidade no lançamento do edital de licitação. O Trem Intercidades é de extrema importância. Não é possível num país como o Brasil a gente continuar tendo uma linha férrea sucateada e apostando apenas no modal rodoviário”, disse Gustavo Reis.

Segundo o Governo do Estado, a MRS será responsável pelas obras de segregação das vias entre a região de Jundiaí e o centro de São Paulo. Para isso, a concessionária de carga acertou a extensão do seu contrato com o governo federal mediante investimentos de modernização e ampliação da malha ferroviária.

Ainda de acordo com o Estado, o projeto está sendo revisto após a realização de consulta e audiência pública. Entre as mudanças estão a ampliação do prazo de concessão de 30 para 35 anos e o aumento do investimento para R$ 10,2 bilhões.

O prefeito de Sumaré, Luiz Dalben (Cidadania), também participou da reunião, comentou em suas redes sociais que o secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, participou da reunião. “Além da apresentação do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado – PDUI, também estavam na pauta apresentações e deliberações relacionadas à investimentos em Educação, Turismo, Saneamento e Resíduos Sólidos”, comentou Dalben.

VACINAÇÃO

A Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas) também divulgou nesta terça-feira que a RMC ultrapassou nesta semana a marca de 7 milhões de doses aplicadas das vacinas disponíveis contra a Covid-19.

De acordo com o Vacinômetro, ferramenta criada pela Secretaria Estadual da Saúde, ao todo, foram dispensadas 7.226.556 doses nos moradores da região, sendo 2.835.335 de primeiras doses, outras 2.655.839 de segundas doses, mais 1.642.390 de doses adicionais e 92.992 doses únicas. Os dados são atualizados diariamente, três vezes por dia.

O “Vacinômetro” está disponível no portal do Governo de São Paulo . A ferramenta é alimentada diretamente com as informações do “Vacivida”, plataforma digital integrada para monitorar toda a campanha de vacinação contra a Covid-19.

O sistema Vacivida permite todo o acompanhamento individualizado e em tempo real dos registros de pessoas imunizadas contra o coronavírus.

O banco de dados também conta com relatórios atualizados de doses aplicadas e a cobertura vacinal atualizada dos 645 municípios paulistas. Desenvolvido pela Prodesp, empresa de tecnologia do Governo de São Paulo, o sistema está integrado ao aplicativo Poupatempo Digital e também abastece a base de dados do Ministério da Saúde.

O Vacivida oferece ainda cadastro de qualquer pessoa apta a participar da campanha de imunização contra o coronavírus em São Paulo. A plataforma faz o registro digital da vacinação e envia um lembrete para a aplicação da segunda dose. O sistema também notifica possíveis eventos adversos individuais à Vigilância Epidemiológica.

Cada pessoa vacinada recebe um comprovante com mecanismo antifraude. No verso, o documento tem um QR Code direcionado ao aplicativo do Poupatempo Digital, que dá acesso a um documento digital que certifica a participação na campanha.

Deixe um comentário