Política

Mutirão ‘Se Liga Juventude’ para tirar título eleitoral acontece sábado em Nova Odessa

Objetivo é auxiliar os jovens a tirar ou regularizar o

título de eleitor; atendimento será feito por voluntários


Neste sábado (23/04), começa em Nova Odessa o “Se Liga Juventude – Título Eleitoral”, um mutirão para que moradores da cidade, principalmente o público jovem, tirem ou regularizem o título eleitoral.

O primeiro mutirão vai acontecer neste dia 23 de abril, das 8h30 às 11h30, na EMEF (Escola Municipal de ensino Fundamental) Dante Gazzetta, localizada no Centro da cidade. No sábado seguinte, dia 30 de abril, no mesmo horário, o atendimento acontece na EMEF Professora Salime Abdo, localizada no Jardim Alvorada.

O “Se Liga Juventude” é uma iniciativa do movimento conhecido como Politize! no município. O atendimento será feito gratuitamente por membros voluntários da Politize! Os interessados devem levar RG, comprovante de residência atualizado e certificado de quitação militar (no caso dos jovens do sexo masculino).

Os jovens voluntários vão auxiliar os interessados a acessar o sistema TítuloNet, localizado na página do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), disponível a qualquer pessoa em https://cad-app-titulonet.tse.jus.br/titulonet/novoRequerimento e onde ficam as ferramentas online referentes ao título de eleitor.

“A proposta do projeto é apoiar os jovens com falta de acesso à informação sobre como realizar o cadastro para o título eleitoral, e também auxiliar a população que não tem acesso à internet e precisa tirar seu primeiro título eleitoral ou regularizá-lo. Essa mobilização está ocorrendo a nível nacional, em todos os municípios brasileiros com Embaixadas Politize!”, explicou o jovem estudante de Tecnologia em Segurança do Trabalho Pablo Ruan, de 18 anos e embaixador da Politize! em Nova Odessa.

De acordo com levantamento da Folha de S. Paulo, a menos de um mês para o dia 04 de maio, quando termina o prazo para emissão do título de eleitor a tempo para a participação nas Eleições Gerais de 02 de outubro deste ano (1º turno), mais de 1 milhão de adolescentes de 16 e 17 anos ainda não haviam se cadastrado junto à Justiça Eleitoral para votar.

A Politize! é uma OSC (Organização da Sociedade Civil) que trabalha para que cada vez mais pessoas se interessem pela Política, aumentando a participação cidadã nos espaços de tomada de decisão que impactam todos os brasileiros e brasileiras. A organização leva Educação Política a qualquer pessoa, em qualquer lugar, de forma fácil e gratuita, sempre com respeito pela pluralidade de ideais.

“Temos uma plataforma online com milhares de conteúdos didáticos, acessíveis e plurais sobre Política, formando ‘lideranças cidadãs’ para resolver problemas públicos em todas as regiões do Brasil e oferecendo materiais pedagógicos e treinamentos para professores levarem a pauta da cidadania para o Ensino Médio público” disse Pablo Ruan.

“Para este ano de 2022, uma das nossas propostas de nível nacional é aumentar a participação dos jovens nas Eleições, e também, principalmente, atender a toda a população, facilitando o acesso (ao título)”, completou o representante da OSC na cidade.

Deixe um comentário