Aluna e professora de Hortolândia recebem prêmios do concurso anual #CPFLnasEscolas

Aluna Ester Fagundes ganhou smartphone por desenho e professora Rosemari Monteiro recebeu um notebook por orientá-la nessa missão

A aluna Ester de Moraes Fagundes e sua professora responsável, Rosemari Monteiro, da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Prof. Lilian Cristiane Martins de Araújo, de Hortolândia, receberam seus prêmios referente a entrega do concurso anual #CPFLnasEscolas, na última terça-feira (15). A aluna ganhou um smartphone e a professora, um notebook.
Na solenidade, estiveram presentes os gestores que representam o município: a diretora Simone Vieira da Silva Miranda; a assistente de Direção Luciana Aparecida Avelar; a coordenadora Pedagógica Fernanda C. Luna. T. Paiva; o secretário municipal Fernando Gomes de Moraes; o secretário adjunto Renato Muccill e o supervisor Educacional Aparecido Donizeti Chagas de Faria.
Um jeito novo de pensar e fazer ciência. É desta forma que chega aos alunos e professores do ensino fundamental (1º ao 9º ano) o projeto #CPFLnasEscolas – Energia em Jogo, ação educativa realizada em escolas do estado de São Paulo, que difunde uma cultura de eficiência energética e desenvolvimento sustentável, promovendo a mudança de hábitos de alunos, educadores e seus familiares sobre o consumo de energia.
Com mais de 5 mil participantes no concurso anual #CPFLnasEscolas, 40 pessoas ganharam a premiação semanal e, deste número, a aluna Ester de Moraes Fagundes e sua professora responsável, Rosemari Monteiro, da escola EMEF Prof. Lilian Cristiane Martins de Araújo, de Hortolândia, tiveram seus trabalhos reconhecidos na etapa final.
Premiada com um smartphone, a aluna Ester afirma que sua paixão por desenhar vem desde pequena. “Minha família sempre dizia que eu desenhava muito bem e, com o passar dos anos, fui me especializando nisso. No ano passado, fui informada sobre o projeto da CPFL, que selecionaria a melhor ilustração com o tema ‘eficiência energética’ e haveria uma recompensa em prêmio. Fiquei animada, dei o meu melhor, enviei minha proposta diante de muitos participantes e não acreditei quando saiu o resultado. Além disso, é muito importante aprender sobre energia elétrica, pois são muitas informações que fazem parte da nossa vida e não fazemos ideia”.
De acordo com Rosemari, que acompanhou a aluna durante todo o processo, a iniciativa do projeto é essencial para a formação dos jovens sobre o tema. “A qualidade do material didático, do Almanaque do Aluno e do Caderno do Professor, é de extrema importância para abordar pontos essenciais do universo da energia elétrica. Quando explicamos a proposta das atividades, é nítido ver a curiosidade, a capacidade e a imaginação dos alunos. A Ester, em especial, se mostrou bastante interessada – o que comprova o desenho enviado por ela, feito com muito capricho e riqueza de detalhes. O prêmio foi merecido, precisamos deixar aflorar sempre os talentos dessa geração”, afirma a professora que recebeu um notebook pela ação.
“Tivemos mais de 2 mil postagens de desenhos com a #CPFLNASESCOLAS e por lá escolhemos os melhores trabalhos dentro do critério do concurso, que é voltado para alunos e professores. Semanalmente, premiamos os melhores candidatos com um kit de squeeze, camiseta, boné e mochila do projeto, habilitando-os para a categoria anual. Os 8 professores que se destacarem no final da ação ganharão uma viagem para Foz do Iguaçu. Já as 12 escolas que tiverem mais necessidade, terão suas lâmpadas substituídas por LED e instalação fotovoltaico. Vale complementar que os cadastrados em nosso site com mais interação nos aplicativos dos jogos serão premiados com uma TV de 55 polegadas”, revela Luciana Allan, diretora pedagógica do Instituto Crescer, realizadora do projeto.

Programa incentiva eficiência energética
“A metodologia do projeto é voltada ao letramento científico, o conjunto de habilidades e competências necessárias para compreender e articular de forma autônoma conceitos, discursos, procedimentos e valores ligados a Ciência. Todos os recursos desta iniciativa se inspiram e honram as ideias de um grande pensador do século XX, Neil Postman, que dedicou sua vida a pensar a educação moderna, a escola, a sociedade e a tecnologia. Ser eficiente no uso de recursos naturais é um dos jeitos de tornar o mundo mais justo e sustentável para todos”, enfatiza Luciana Allan, diretora pedagógica do Instituto Crescer, realizadora do projeto.
Segundo a diretora do Instituto, a proposta do projeto é ensinar não só os conceitos e conteúdos das Ciências (particularmente aqueles ligados às noções de energia e eletricidade), mas também os jeitos de pensar da Ciência e desenvolver um conjunto de novos conhecimentos e habilidades, bem como influir o pensamento crítico.
Alunos e professores são convidados a explorar o mundo da energia a partir de atividades que possibilitam o desenvolvimento de competências, em especial a do pensamento científico, como prevê a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No link é possível conhecer os materiais didáticos.
Entre os conceitos abordados estão: os tipos de energia (cinética, química, térmica, luminosa, eletrostática); transformações e transferências energéticas; leitura da conta de energia elétrica (bandeiras tarifárias); eficiência energética; selo Procel; o uso seguro da energia elétrica; entre outros pontos.
Em 2019, participaram do projeto 34 mil estudantes de 403 escolas em 41 municípios, com o auxílio de 993 professores. Em 2021, o CPFL nas Escolas atendeu 66 municípios, 1.800 professores e 33.500 alunos.
A meta de atendimento em 2022 é chegar a 90 mil alunos por meio de 2.400 professores em 221 cidades da área de concessão da CPFL Paulista e da CPFL Piratininga. Para isso, este ano o projeto tem como inovação as carretas itinerantes com atividades educacionais, jogos com a temática de energia e experimentos científicos, que irão até os estudantes e professores dos municípios atendidos pelo projeto.

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