Economia
De olho no torcedor: comércio está otimista com as vendas na temporada de Copa do Mundo

Copa do Mundo deve movimentar R$ 250 milhões no comércio da RMC

Dados divulgados pela Acic apontam crescimento nas vendas de materiais esportivos e aparelhos de televisão por causa do campeonato mundial de futebol, que começa no próximo dia 20, no Catar

Beth Soares|Tribuna Liberal

A Copa do Mundo de Futebol, que começa no dia 20 de novembro e vai até 18 de dezembro, no Catar, deve movimentar pelo menos R$ 250 milhões nos setores de comércio e serviços da RMC (Região Metropolitana de Campinas), que inclui os municípios de Sumaré, Nova Odessa, Hortolândia, Monte Mor e Paulínia. A previsão é da Acic (Associação Comercial e Industrial de Campinas). Segundo o economista da Acic, Laerte Martins, o montante representa 25% acima da Copa de 2018, na Rússia, que movimentou R$ 200 milhões.

No comércio, as vendas de materiais esportivos deverão movimentar R$ 15 milhões, contra R$ 10 milhões em 2018 (50% a mais), informa a Acic. As vendas de aparelhos de TV deverão atingir R$ 155 milhões, o equivalente a 19,2% acima dos R$ 130 milhões vendidos em televisores na Copa do Mundo anterior.

No segmento de serviços, a Associação prevê para os setores de Viagens e Turismo um crescimento de 50% na movimentação financeira, passando de R$ 60 milhões, em 2018, para R$ 80 milhões neste ano.

Quem passa pelas principais ruas do comércio da região sente o clima da copa. As vitrines exibem produtos (roupas, acessórios, artigos esportivos, enfeites) nas cores verde, amarelo, azul e branco, os tons do Brasil. Camisetas da seleção são vedetes nas araras das lojas de produtos esportivos e enchem os olhos do torcedor mais fanático.

“A Copa do Mundo sempre movimenta diversos setores da economia e este ano em Sumaré não será diferente. É esperado um aumento nas vendas em comparação com o ano passado, em virtude da Copa, lojas que comercializam itens de decoração e roupas esportivas já estão com os produtos alusivos à Copa em destaque nas vitrines”, observa o presidente da Acias (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Sumaré” Felipe Alberto Verza Ferreira.

De acordo com Ferreira, além dos segmentos de decoração e vestuário, a Copa também aquece os setores de bares, por conta das comemorações entre amigos e colegas de trabalho. “As confraternizações em casa também estimulam as vendas de carnes, bebidas, petiscos e demais itens para churrasco, aumentando as vendas nos açougues e supermercados”, assinala o presidente da Acias.

Para a presidente da Acino (Associação Comercial e Industrial de Nova Odessa) Juçara Rosolen, a Copa do Mundo é mais um atrativo para movimentar o comércio da cidade. “Final do ano já é uma ótima época para fomentar a economia local devido às festas de Natal e Ano Novo. O diferencial de 2022 será a Copa do Mundo que vai estimular as pessoas a estarem presentes no comércio até mesmo antes do previsto para preparem as suas torcidas através da compra de bandeiras, cornetas, acessórios e roupas. Então, há uma grande expectativa”, destaca Juçara.

Em Hortolândia, o comércio também está preparado para atender os consumidores que pretendem torcer para a seleção em grande estilo. “O setor de vestuário já está vendendo bastante roupas e acessórios com as cores verde e amarelo. Nossa expectativa de venda com a Copa do Mundo é muito boa. O comércio está investindo para atender bem os clientes. A gente espera um aquecimento nas vendas em função da Copa do Mundo, sim”, afirma o presidente da Aciah (Associação Comercial e Industrial de Hortolândia, Renato Figueiredo.

A auxiliar de produção Mayra Cristina, 18 anos, já prepara seu guarda-roupa para torcer pelos jogos do Brasil na Copa. Camisetas nos tons da bandeira e shorts jeans, conta, serão seus fiéis companheiros nos dias em que a seleção entrar em campo. “Tô comprando as peças aos pouquinhos. Minha família costuma se reunir para assistir aos jogos. É uma festa. Então, gosto de torcer vestida a caráter. Futebol é nossa paixão”, diverte-se a moradora do Jardim Amanda, em Hortolândia.

Campanha da Acias vai sortear nove Smart TVs entre os consumidores

Em Sumaré, a Acias (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Sumaré) vai sortear, no dia 30 deste mês, cinco Smart TV LED 43 polegadas Samsung entre os consumidores. De acordo com o presidente da Associação, Felipe Alberto Verza Ferreira, os sorteios fazem parte da campanha “Compre e Ganhe + Sumaré”, que começa no próximo dia 16 de novembro.

“Depois de sete anos, a Acias volta a realizar campanhas promocionais para estimular as vendas de final de ano. Ao todo, a campanha vai sortear nove Smart TV LED 43” Samsung e uma Honda Biz 110”, adianta Ferreira.

Para participar dos sorteios, o consumidor deve fazer suas compras nas lojas participantes da campanha. A cada R$ 100 em compras, o cliente terá direito a um QRCode impresso e entregue pela loja, que gerará um cupom eletrônico para a participação no sorteio.  

Venda de televisão impulsiona comércio de eletrônicos

O comércio de eletrônicos deve gerar R$ 5,4 bilhões neste ano na RMC (Região Metropolitana de Campinas), segundo informações divulgadas pela Acic (Associação Comercial e Industrial de Campinas). A previsão de faturamento é 8,10% a mais do que o valor contabilizado em 2021, quando o setor vendeu R$ 5 bilhões na região, segundo a Associação. Em ano de Copa do Mundo, a aquisição de novos aparelhos de televisão, com mais recursos tecnológicos para acompanhar os jogos da seleção, impulsionam o setor de eletrônicos, segundo especialistas do setor.

A rede Magazine Luiza, com unidades em Sumaré, Nova Odessa, Hortolândia, Monte Mor e Paulínia, por exemplo, espera superar a Copa de 2018 e vender, neste ano, mais de 1 milhão de televisores, segundo a Assessoria de Imprensa da gigante varejista. Desde outubro, está valendo a campanha na qual os clientes da rede podem levar televisão, celular, notebook, tablets ou smartwatch usados até uma loja física e conseguir desconto em uma tv nova. Segundo a empresa, já foram realizadas mais de 5 mil trocas.

O Magazine Luiza também aposta em um modelo exclusivo de TV, da marca chinesa Vizzion, desenvolvido pela varejista em parceria com fabricantes da Coreia do Sul, que combina alta qualidade de imagem e som com preço mais acessível. Disponível nas versões entre 32 e 50 polegadas, a TV é 20% mais barata e tem dois anos de garantia. Somente no dia 1º de outubro, início das vendas desse modelo, foram comercializados 15 mil aparelhos, segundo a assessoria de imprensa.

Além dos aparelhos de TVs, tablets e smartphones também aparecem na lista dos produtos mais procurados pelos consumidores na temporada de Copa do Mundo. “É que esses aparelhos possibilitam ao torcedor acompanhar o jogo de qualquer lugar”, afirma nota da Assessoria de Imprensa do Magazine Luiza.

 

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