Cidade

Nova Odessa contrata empresa para construir nova ponte da Rua Sigesmundo Anderman

A Prefeitura de Nova Odessa acaba de contratar a empresa responsável pela construção de uma nova ponte na Rua Sigesmundo Andermann sobre o Córrego Capuava, ao lado do Ginásio de Esportes do Jardim São Manoel. A passagem existente corria risco de desabar e por isso foi interditada no último dia 10 de março com defensas de concreto e cavaletes pela Secretaria de Obras e Planejamento, Defesa Civil Municipal e Setor de Trânsito do Município.

Contratada emergencialmente através da Lei Federal nº 8.666/1993 (a “Lei das Licitações”), a empresa responsável pela obra é a Motto Construções Eireli, que cobrou o menor valor, resultando num investimento da Prefeitura de R$ 1.380.852,59. O prazo previsto para a obra, a partir da emissão da ordem de serviço, é de três meses.
Segundo a Defesa Civil do Município, havia “risco real e perigo eminente da ruptura do local”, representando “riscos à integridade física dos munícipes que trafegam na ponte da Rua Sigesmundo Andermanm que interliga vários bairros”.

A nova ponte vai ser construída com base na instalação de aduelas, estruturas de concreto armado que são um tipo de galeria de águas pluviais ‘gigante’, e não mais com tubulação aterrada como ocorria até então, o que limita o fluxo das águas do córrego, causando alagamentos e, a longo prazo, colocando a própria passagem em risco de desabamento, como aconteceu.

Em função da interdição da passagem, bem como das obras que devem começar nos próximos dias, os motoristas devem manter a atenção redobrada ao passar pelas proximidades do Ginásio e respeitar rigorosamente a sinalização provisória existente nas proximidades, e jamais tentar cruzar a ponte em obras.

Uma das calçadas laterais desta ponte já estava interditada para pedestres alguns meses antes, em virtude da erosão que afeta o maciço que sustenta a passagem – que vem sendo danificado principalmente em momentos de chuvas fortes, quando o córrego enche e transborda por sobre o leito da via pública.

Segundo a autoridade municipal de Trânsito, Benedito Goes Neto, a opção para quem trafega no sentido 23 de Maio/São Manoel é entrar à direita na Rua Uirapuru (que margeia o Parque Linear) e utilizar a próxima passagem sobre o córrego, da Avenida Pascoal Piconi. Já quem trafega no sentido contrário (São Manoel/23 de Maio) precisa continuar pela Rua Olívio Belinate até a passagem da Avenida Pascoal Piconi, e depois seguir pela Rua Uirapuru até o “balão” do São Manoel.

OBRA

Segundo o engenheiro Renan Cogo, secretário- -adjunto de Obras da Prefeitura, para a recuperação definitiva da ponte, todo o material atual será removido. Em seguida, será refeita uma nova fundação, específica para o assentamento das aduelas de concreto armado, com a compactação com solo-cimento e posterior recomposição do pavimento desde a base, incluindo um novo asfalto. A “nova” passagem sobre o córrego vai ter também as calçadas de ambos os lados, como a atual.

“A alteração será com aduelas de concreto. Hoje, a travessia existente é composta por tubos. Com essa alteração, aumentaremos a vazão do córrego neste ponto, diminuindo os riscos de alagamento”, afirmou Cogo.

Deixe um comentário