Educação
Funcionários de creches e escolas municipais de Hortolândia aguardam pais nesta sexta-feira

Termina nesta sexta-feira período de inscrições para creches em Hortolândia

Prefeitura pede a pais e responsáveis que façam o cadastro até às 17h de hoje, na escola municipal mais próxima da casa da criança que será atendida

Da Redação | Tribuna Liberal

Termina nesta sexta-feira (20) o período de inscrições para o ingresso de novos alunos na rede pública de ensino de Hortolândia, em unidades próprias de Educação Infantil, no próximo ano. A inscrição é válida para crianças com até seis anos de idade. Como a ação é fundamental para organizar as matrículas e planejar ações para 2024, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia pede a colaboração dos pais e responsáveis no sentido de manifestar o interesse nas vagas, dentro do prazo. A Prefeitura, porém, ainda não divulgou o número de crianças matriculadas na rede.

Neste ano, o chamado para as inscrições em escolas da Prefeitura de Hortolândia no primeiro semestre letivo de 2024 começaram no dia 20 de setembro. A orientação da Secretaria é que os interessados procurem a Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) mais próxima de casa, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, levando documentos pessoais. Atualmente, a rede municipal de Educação conta com cerca de 26 mil estudantes, em 60 unidades escolares, 31 delas escolas da Educação Infantil.

Este período de inscrições se refere ao ingresso de novos alunos tanto na Educação Infantil (Berçário, Mini Grupo, Maternal, Jardim I e II) quanto no 1º ano do Ensino Fundamental. No caso de ingresso no 1º ano, a criança precisa ter seis anos completos ou atingir esta idade até 31 de março de 2024.

A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia esclarece ainda que, mesmo após concluído este prazo, as inscrições poderão ser realizadas a qualquer momento nas escolas municipais. No entanto, é importante a colaboração de pais e responsáveis neste momento a fim de organizar o processo de matrículas e melhor atender às demandas da comunidade, em cada região. Segundo o Departamento de Educação Infantil, apesar de a matrícula não ser realizada por ordem de inscrição, existe maior possibilidade de garantia de vaga quando os responsáveis fazem a inscrição neste período de cadastramento prévio.

Após esta sexta, cada escola começa a organizar a lista de interessados para efetivar a matrícula das crianças no próximo ano e elabora também a lista de espera. A partir de nove de novembro, cada escola divulgará à comunidade, em mural da própria unidade, o resultado do processo de inscrição.

“A inscrição nesse momento é muito importante, pois além de garantir os direitos das nossas crianças, também vai nos guiar para a realização do planejamento do próximo ano letivo. Mesmo que a família não tenha toda a documentação completa em mãos, é importante ir até a Emei mais próxima para registar essa primeira etapa da inscrição”, disse e a diretora de Educação Infantil, Jane Aparecida Nery de Carvalho.

Deixe um comentário