Educação
Proposta do vereador Willian Souza (PT) é analisada pelas comissões permanentes da Casa

Projeto de lei pede implantação de mão única na frente das escolas em Sumaré

Proposta tem objetivo de levar mais segurança a alunos, pais e professores, além de melhorar fluidez no trânsito no entorno das unidades escolares; medida vale para vias que fazem frente à portarias de entrada e saída de alunos

Da Redação | Tribuna Liberal

Um projeto de lei apresentado pelo vereador Willian Souza (PT) autoriza a Prefeitura de Sumaré a implantar vias de mão única na frente das escolas da rede de ensino municipal, estadual e particular. O intuito é oferecer melhor qualidade ao trânsito em torno das escolas e, principalmente, garantir a segurança dos alunos, pais, professores e demais usuários da rede de ensino. É o que prevê o Projeto de Lei nº 146/2023, que poderá ser colocado em votação na Câmara de Sumaré após tramitar nas comissões permanentes da Casa.

Pelo projeto, ficará a critério da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Rural a transformação das vias de mão dupla em mão única. A medida vale para as vias que fazem frente à portarias de entrada e saída de alunos.

Por meio de estudos, a pasta poderá ouvir a comunidade local, os diretores de escolas, bem como as associações de pais e mestres, para melhor atender aos interesses de cada escola em que as vias forem objetos de propostas de conversão para vias de mão única.

As escolas interessadas em implementar mão única em suas frentes também poderão manifestar formalmente seu interesse à secretaria, a fim de iniciar o processo de realização de estudos técnicos, traz o projeto.

Emergência

Também tramita na Câmara de Sumaré projeto de lei que busca prevenir e reprimir os trotes telefônicos nos serviços públicos de emergência disponíveis no município. A iniciativa foi proposta pelo vereador Sirineu Araújo (PL), autor do Projeto de Lei nº 151/2023. O texto foi protocolado na secretaria da Câmara e será analisado pelas comissões internas da Casa.

Pela proposta, a Prefeitura fará esforços com as demais autoridades interessadas para combater os trotes. Para isso, os serviços públicos de emergência disponibilizados pelo município e que se utilizem de atendimento telefônico compartilharão informações sobre os trotes.

Remédios

Outro projeto apresentado é uma proposta do presidente da Câmara Municipal, vereador Hélio Silva (Cidadania), que prevê que a Prefeitura entregue remédios de uso contínuo na casa de pacientes do SUS que sejam idosos, tenham deficiência ou mobilidade reduzida, além dos portadores de doenças crônicas. O programa “Medicamento em Casa” está previsto no Projeto de Lei nº 153/2023, protocolado na secretaria da Câmara. O PL tramita nas comissões permanentes e poderá ser pautado para votação após o recesso parlamentar de julho.

Deixe um comentário