Educação
8% dos entrevistados classificaram a educação de Nova Odessa como ‘ótima’ e 67,6% como ‘boa’

Nova Odessa registra aumento recorde na aprovação da educação municipal, diz pesquisa

No período de um ano, educação pública  cresceu em popularidade e aumentou em 28% sua aprovação; mais de 75% dos moradores avaliam setor positivamente

Paulo Medina | Tribuna Liberal

A educação pública de Nova Odessa registrou uma ascensão de 28% na aprovação entre moradores no período de um ano. É o que aponta pesquisa recém-realizada pela INDSAT (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos). Com a crescente, o setor conta com aprovação de 75,6% dos entrevistados.

Em outubro deste ano, a INDSAT entrevistou 400 moradores de Nova Odessa e constatou que 75,6% deles aprovam a qualidade da educação pública local. Em setembro de 2022, porém, a boa avaliação da educação atingia 47,6% dos entrevistados. Os moradores que classificaram o serviço como “ótimo” somam 8%, enquanto 67,6% o consideram “bom”.

Comparando com os dados de julho deste mesmo ano, a educação pública novaodessense cresceu em popularidade, registrando um aumento de quase 15% em sua aprovação. O resultado atual marca a maior soma de avaliações positivas em um ano, mostrando crescente satisfação em relação à qualidade da educação na cidade.

Já os indicadores de rejeição também diminuíram e chegaram a 8,3% dos entrevistados em outubro. Este índice é composto por 6,3% de avaliações “ruins” e 2,1% de “péssimas”. Em comparação com julho do mesmo ano, houve uma queda, já que naquele mês 9,6% dos moradores tinham uma opinião negativa sobre a educação pública.

A pesquisa da INDSAT, que tem uma margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%, também atribuiu uma nota à educação de Nova Odessa. Com 746 pontos, a cidade superou a média das cidades de pequeno porte, que é de 727 pontos. Tal a pontuação indica “alto grau de satisfação”, segundo a pesquisa, que mostrou o melhor resultado alcançado no último ano para o setor.

Entre os motivos considerados pelo levantamento para o aumento da aprovação das ações da pasta estão a construção da nova creche municipal no Jardim dos Lagos 2, a fase final de obras da creche municipal no Jardim dos Lagos 1, programas de formação em primeiros socorros para professores e funcionários de escolas de ensino infantil, atividades de recreação e conhecimento em comemoração à semana da criança, entre outras.

‘Apostilamento’

Como medida mais recente da pasta, a partir deste segundo semestre, está sendo adotado o “apostilamento” do Ensino Fundamental 1 (turmas do 1º ao 5º ano) de toda a rede municipal. Os cerca de 3.200 alunos do “Fund 1” da rede pública da cidade, com idades entre 6 e 10 anos, estão recebendo o material didático estruturado, produzido pelo Sistema Educacional Universitário. E, a partir do início do ano letivo, os 1.000 alunos da Pré-Escola (crianças de 4 e 5 anos) também vão ganhar suas apostilas, elevando o total de alunos atendidos pelo novo programa da Prefeitura para 4.200.

Nova Odessa recebe inscrições para Pré-Escola até o dia 30

A Secretaria de Educação recebe inscrições de crianças que vão entrar nas turmas de Pré-Escola a partir do ano letivo de 2024, mas que ainda se encontram fora da rede pública municipal de ensino, em Nova Odessa. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de novembro, na unidade escolar mais próxima da residência do futuro aluno. São 26 escolas no total.

Entram na Pré-escola, no próximo semestre, as crianças que completam 4 anos de idade até o dia 31 de março de 2024, ou que já tenham completado 4 anos atualmente e ainda não estejam na escola. A Prefeitura de Nova Odessa mantém turmas de Pré-Escola em 13 unidades de ensino atualmente, entre CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) e EMEFs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental 1). Segundo Assis das Neves Grillo, secretário-adjunto de Educação, tratam-se, em muitos casos, de crianças oriundas da rede privada.

Deixe um comentário