Educação
Olimpíada premiou participantes com medalhas e troféus aos 1º, 2º e 3º colocados

Nova Odessa entrega troféus a alunos campeões da Olimpíada de Robótica

Competição realizada em novembro teve participação de 1.400 estudantes de 11 cidades; cinco alunos de escolas do município foram premiados

Da Redação | Tribuna Liberal

Pais orgulhosos, filhas felizes. Assim foi a entrega dos troféus e certificados de mérito a três dos cinco alunos da rede municipal de ensino de Nova Odessa, vencedores da etapa nacional da Olimpíada Educacional de Robótica – IYRC (International Youth Robot Competition) 2023. A cerimônia foi realizada nesta semana, na Secretaria Municipal de Educação e contou com o secretário da pasta, professor José Jorge, representando o prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD).

“Em 2023, pela primeira vez, alunos da rede municipal novaodessense contaram com aulas de Robótica, mais uma inovação da nossa gestão na área de tecnologia, junto às lousas digitais, aos tablets e ao apostilamento. E olha aí o resultado que já temos”, resumiu o prefeito Leitinho.

Acompanhadas dos pais e familiares, as alunas do 2º ano não se continham de alegria, afinal foram as três melhores do país na modalidade basquete, porque o pódio foi inteiro novaodessense: Elizabeth Alves Pinheiro (EMEB Professora Alvina Maria Adamson) ficou em 1º lugar, Anna Beatriz Santana de Souza (EMEB Professora Salime Abdo) ficou em 2º e Lara Leandro Leite (EMEB Dante Gazzetta) conquistou o 3º lugar.

“Fiquei tão feliz quando ela chegou em casa e disse que havia ganhado em primeiro lugar na Robótica, que foi difícil cair a ficha, pois é incrível saber que sua filha de 7 anos é a número um do Brasil nesta modalidade. É um orgulho para mim, porque eu sei que ela tem um grande futuro pela frente”, disse emocionada Maria Helena Alves Pinheiro, mãe da campeã Elizabeth.

Os outros dois alunos do 1º ano também foram campeões na modalidade basquete. Laura Di Cassia Bertini Rossati (EMEB Professora Alzira Ferreira Delegá) conquistou o 2º lugar, e Heitor Amat Fortunato (EMEFEI Professora Theresinha Antonia Malagueta Merenda) ficou em 3º lugar.

“Para nós, é motivo de alegria e satisfação ver o excelente resultado, e isso é fruto do investimento da gestão Leitinho e Mineirinho na educação do município, com a implantação da aula de Robótica, entre outros benefícios na rede municipal. A Robótica vai abrir caminhos para eles”, destacou o secretário José Jorge.

Também estiveram presentes a coordenadora pedagógica da rede, Renata Ortiz, Denile Tupynamba, e as professoras Cristiane Takata (EMEB Professora Salime Abdo) e Rosimar Pascoalin Antonio (EMEB Dante Gazzetta).

A etapa nacional da Olimpíada Educacional de Robótica foi realizada nos dias 10 e 11 de novembro no Ginásio Municipal de Esportes Jaime Nércio Duarte, no Jardim Santa Rosa, em Nova Odessa. A competição recebeu nos dois dias 1.400 estudantes de 6 a 14 anos, de 11 cidades.

Além da rede municipal de Nova Odessa, que participou pela primeira vez com alunos do 1º e 2º ano de 12 EMEBs, o evento teve a participação de escolas de Brasília/DF, Cajuru, Campinas, Descalvado, Leme, Limeira, Porto Ferreira, Presidente Prudente, Santa Maria da Serra e Santo Antônio da Alegria.

O evento foi disputado em cinco modalidades: basquete, trajeto de obstáculos, line follower (seguidor de linha), vôlei sênior e futebol de robôs.

Deixe um comentário