Educação
Implantação do ensino tecnológico na cidade foi anunciada na sexta-feira

Nova Odessa anuncia aulas de robótica na rede municipal

Cerca de 1,2 mil estudantes serão beneficiados e novo ensino será inserido no currículo dos alunos; 240 kits de equipamentos e material didático serão comprados para as aulas

Da Redação | Nova Odessa

O prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD), anunciou nesta sexta-feira (20) o início de aulas de robótica na rede municipal de ensino. Serão beneficiados cerca de 1,2 mil alunos dos 1º e 2º anos. Serão comprados 240 kits de equipamentos e material didático (apostilas) para as aulas de Educação Tecnológica através da robótica educacional.

Cerca de 40 diretores, vice-diretores, coordenadores e monitores da rede participaram da apresentação da nova tecnologia, promovida por especialistas da fornecedora, em uma sala da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Dante Gazzetta, no Centro. Em breve, os educadores encarregados das aulas vão receber também capacitação técnica para as aulas nas escolas.

“Tudo que nossa gestão puder fazer para preparar nossas crianças para o mercado de trabalho do futuro, nós vamos fazer, desde a compra das lousas digitais com acesso à Internet até esses kits de robótica”, disse Leitinho.

“É uma visão bem inovadora da nossa educação municipal, complementando as lousas digitais, a plataforma Novo Educação, a internet wi-fi e, agora, a robótica, para complementar esse trabalho pedagógico nas nossas escolas”, afirmou o secretário de Educação, José Jorge Teixeira.

A diretora de Ensino Fundamental da rede, Denile Tupynambá Marin, explicou que o novo ensino será inserido no currículo dos estudantes. “A robótica vai ser inserida como parte do currículo dos alunos do 1º e do 2º ano. Cada aula passa por todas as demais disciplinas e trabalha habilidades da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Vamos distribuir um kit para cada quatro alunos, que vão trabalhar em grupo”, completou.

Algumas das principais ações adotadas na rede municipal desde 2021 foram a compra de 105 lousas digitais e da plataforma Novo Educação (o aplicativo para aulas digitais), a reforma de 15 unidades, a entrega de dois kits com oito livros cada para os alunos, a retomada da Semana da Educação em 2022, a disponibilização de internet sem fio (wi-fi) em todas as escolas municipais e a parceria com o SEBRAE para as aulas do JEPP (Programa Jovens Empreendedores) nas quatro escolas de período integral, entre outras.

Também foi concluído, em 2022, o processo de reconhecimento das 200 EDIs (Educadoras de Desenvolvimento Infantil) como profissionais da Docência, através de um Projeto de Lei Complementar do Executivo construído junto à categoria e aprovado pela Câmara.

Atualmente, a rede municipal de ensino possui 25 unidades, entre creches, pré-escolas e escolas de Ensino Fundamental 1, e conta com 55 diretores e especialistas, 400 professores, 200 integrantes nas equipes de apoio, atendendo cerca de 5,6 mil alunos.

Deixe um comentário