Educação
Estudantes competiram com jovens de diversas partes do Brasil e de países como Argentina e Itália

Etecs da região são premiadas em feira nacional de ciência e tecnologia

Projetos vencedores da competição foram desenvolvidos nas escolas de Monte Mor e Santa Bárbara d’Oeste; dois deles ganharam credenciamento para Mostra Científica Latino-Americana, que será disputada no Peru, em 2023

 Cinco projetos de estudantes de Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) da Região de Campinas foram premiados na 4ª edição da Fenadante (Feira Nacional de Ciência e Tecnologia Dante Alighieri). São dois trabalhos desenvolvidos por alunos da Etec de Monte Mor e três da Etec Prof. Dr. José Dagnoni, de Santa Bárbara d’Oeste.

Realizada no Colégio Dante Alighieri, na Capital, a competição tem como objetivo a divulgação de pesquisas de pré-iniciação científica desenvolvidas por alunos de escolas públicas e particulares de diferentes localidades brasileiras – a Fenadante também contou a participação de jovens de países como Argentina, Itália e México.

Dois dos projetos da Etec de Santa Bárbara d’Oeste, NúPiK e Vegtrum, ganharam credenciamento para a Mostra Científica Latino-Americana, que será disputada no Peru, em setembro de 2023.

A orientadora dos três projetos da Etec de Santa Bárbara d’Oeste, Vivian Barbosa, ganhou o prêmio Professora Destaque. “É muito importante para os estudantes participarem de feiras como esta. Primeiramente, eles são desafiados a expressar seus conhecimentos de forma científica para avaliação de especialistas. Além disso, há a integração com alunos de outras instituições do Brasil e do exterior”, afirma a docente.

De Monte Mor, foram premiados os projetos das alunas Luiza Sousa, Maria da Silva e Maria Xavier, sobre surdez (terceiro lugar em Ciências Sociais e Aplicadas), e de Pedro Ramos, Beatriz de Almeida e Letícia Alves, sobre alfabetização em braille (Prêmio de Excelência da Fundação Armando Alvares Penteado - Faap).

De Santa Bárbara, foram premiados os projetos dos alunos Isabelli de Sá, Jefferson Lopes e Nicolle Trindade - o NúPiK -, sobre fertilizante (segundo lugar em Ciências Agrárias), de João Silva, Lana Vargas, Wesley Souza - Vegtrum - sobre esmalte vegano (terceiro lugar em Ciências Exatas e da Terra) e de Luisa Franzin, Maria Pedroso e Nathan Araujo, sobre produção de bálsamo natural (Prêmio de Excelência do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein).

Deixe um comentário