Educação
Campanha teve início em março e terminou em novembro, com adesão de milhares de aluno

Escolas de Hortolândia arrecadam mais de 1,5 mil garrafas com lacres

Mobilização da comunidade escolar é destaque na campanha ‘Lacre Solidário 2023’ da Prefeitura; objetivo é trocar por cadeiras de rodas em prol de pessoas em vulnerabilidade

Da Redação | Tribuna Liberal

A comunidade escolar de Hortolândia arrecadou, neste ano, 1.543 garrafas PET cheias de lacres de alumínio para a Campanha “Lacre Solidário 2023”, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Governo, em parceria com o Instituto Encurtando Caminhos. O objetivo do Setor de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, em conjunto com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, é trocar todo o material arrecadado por cadeiras de rodas para PCDs (Pessoas com Deficiência) ou com mobilidade reduzida, em situação de vulnerabilidade social.

A campanha nas unidades escolares da rede municipal de ensino começou em março deste ano e se encerrou em novembro, mobilizando 26 mil crianças, jovens e adultos, estudantes municipais, bem como outros membros da comunidade escolar. O esforço coletivo permitirá a troca das 1.543 garrafas PET arrecadadas por 12 cadeiras de rodas.

Neste ano, a campanha envolveu todas as Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) e Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil), bem como três escolas particulares contratadas por meio do Programa Bolsa Creche – as creches “Magia do Saber”, “Tim do Le Letra” e “Arco Íris”. De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a campanha foi abraçada pela comunidade escolar e esteve alinhada até mesmo aos projetos políticos pedagógicos de Educação Ambiental, Cidadania e Preservação do Meio Ambiente.

“A Campanha do Lacre Solidário abraçou duas premissas fundamentais. A primeira concentrou-se na educação ambiental, promovendo a consciência da preservação do planeta por meio da reciclagem, reaproveitamento e reutilização de materiais. A segunda premissa foi ancorada no papel social da troca de lacres por cadeiras de rodas, uma ação que certamente beneficiará crianças, estudantes e adultos da comunidade. O resultado demonstra a força da nossa mobilização coletiva. Quero expressar o mais sincero agradecimento a todas as unidades educacionais envolvidas”, ressaltou o diretor do Departamento de Pedagogia e Formação Continuada, Aparecido Donizeti Chagas de Faria.

A cerimônia oficial de entrega das cadeiras de rodas aos locais que necessitam dessa assistência está prevista para o início do ano letivo de 2024.

Deixe um comentário