Educação
E.E. Conceição Aparecida Terza G. Cardinales conquistou cinco prêmios entre as demais instituições

Escola de Hortolândia é destaque na Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto 3M

Da Redação | Tribuna Liberal  

A Escola Estadual de Ensino Integral Professora Conceição Aparecida Terza Gomes Cardinales, do Jardim Amanda II, em Hortolândia, se destacou na 11ª Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto 3M, realizada nos dias 8 e 9 de novembro no Clube da 3M, em Sumaré.

Com a participação de jovens estudantes da educação básica e técnica das regiões de Campinas e Ribeirão Preto, o evento teve como objetivo principal incentivar o espírito científico e a criatividade dos alunos. A competição, que integra o Desafio de Inovação Instituto 3M, também busca a formação de professores para a prática das ciências e a orientação de projetos investigativos desenvolvidos pelos estudantes.

Cinco projetos, realizados e apresentados por estudantes e professores da escola, foram divididos nas áreas das Ciências Agrárias, Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas. E foi nesse cenário que a Escola Estadual Conceição Aparecida Terza Gomes Cardinales conquistou um total de cinco prêmios entre as demais instituições participantes. A premiação teve a participação de vários representantes da gestão da empresa, entregando as medalhas e demais prêmios.

Um dos grandes destaques foi o projeto “Ansiedade na Adolescência: Estratégias de Enfrentamento e Impacto na Vida Social”, desenvolvido pelos estudantes do 8° ano do ensino fundamental, Arthur Carvalho Silva (14 anos), Felipe de Oliveira Salmazo (14 anos) e Micaías Félix Pereira (13 anos). Sob a orientação dos professores Clayton Rogério da Silva Filho e Paron Pablo Ferreira Batista, o projeto conquistou o 1° lugar na categoria de Ciências Sociais Aplicadas. Além da medalha e do certificado digital que cada integrante da equipe recebeu, o projeto ganhou um prêmio em dinheiro no valor de R$ 1,6 mil, além de troféu.

A escola também se destacou na categoria “Professor(a) Mobilizador(a)”, recebendo dois prêmios. Os professores Clayton Rogério da Silva Filho e Elaine Cristina da Silva Alves conquistaram o 3° lugar nessa categoria, sendo reconhecidos na orientação dos projetos dos alunos. Ambos receberam certificados digitais em reconhecimento aos seus trabalhos.

Além disso, a instituição de ensino recebeu o Prêmio Escola Destaque, que demonstra o reconhecimento pela valorização dos professores no desenvolvimento de projetos investigativos com os alunos. A diretora Lídia de Moura de Oliveira recebeu uma placa como forma de reconhecimento pelo apoio dado à equipe docente.

Para coroar a participação da escola, ainda foi concedido o “Prêmio Escola Pioneira 2023”, que consiste em bens duráveis, bens de consumo ou prestação de serviços no valor de R$ 30 mil. Essa premiação será destinada ao desenvolvimento e continuidade de projetos de ciências investigativos na unidade escolar. A gestão da escola, juntamente com os professores e alunos presentes, subiram ao palco para receber a premiação.

Emocionado com os resultados alcançados pela escola, o estudante Arthur Carvalho Silva, responsável pelo projeto vencedor na categoria de Ciências Sociais Aplicadas, expressou sua satisfação e sensação de realização. Por sua vez, o professor Clayton Rogério ressaltou a importância do trabalho em equipe e o potencial dos estudantes.  “Estudantes do 8° ano do ensino fundamental de escola pública podem sim criar e apresentar um projeto de pesquisa utilizando o método científico. Eles podem, fizeram e arrebentaram nas apresentações, conquistando o 1° lugar”, afirmou.

A professora Elaine Cristina compartilhou a jornada árdua e dedicada que percorreram ao longo do ano, participando de cursos de formação e orientando os projetos dos alunos. Ela destacou que o resultado alcançado superou todas as expectativas, mesmo diante dos obstáculos enfrentados ao longo do caminho.

A diretora Lídia de Moura agradeceu aos alunos, professores e membros da comunidade escolar que contribuíram direta ou indiretamente para esse resultado. Ela ressaltou que essa foi a primeira participação da escola no evento e já estão se preparando para a próxima edição da Mostra da 3M.

Deixe um comentário