Educação
Fernando Moraes é secretário de Educação de Hortolândia e já escreveu outros sete livros

Em tempos de vazio humano, livro provoca reflexão sobre o poder dos bons afetos

Da Redação|Tribuna Liberal 

No livro “Sociedade do Vazio e o Poder Transformador dos Bons Afetos”, o filósofo, escritor, professor e palestrante Fernando Moraes provoca o leitor a refletir sobre a importância do despertar de sentimentos positivos como amor, gentileza, solidariedade, empatia, alteridade e gratidão no mundo contemporâneo, movido pelo individualismo. A obra, publicada pela editora Ubook, será lançada quinta-feira (17), às 19h, na Livraria Cultura, no Galleria Shopping, em Campinas, com noite de autógrafos e uma pocket palestra do autor. Já é presença confirmada no evento, o ator e apresentador Luciano Szafir.

Em linguagem filosófica simples e acessível, Moraes dialoga com o leitor nos 18 capítulos do livro, distribuídos em 136 páginas, levando à reflexão sobre o vazio que toma conta da sociedade contemporânea e, na análise do autor, coloca as pessoas em um processo de desumanização, na busca desenfreada pelo “ter” em detrimento do “ser”. Quem assina o prefácio do livro é o contista, romancista e jornalista Ignácio Loyola de Brandão, membro da ABL (Academia Brasileira de Letras).

“Sociedade do Vazio” escancara a realidade social em tempos modernos, guiada por comportamentos de ódio e intolerância, ao mesmo tempo em que aponta a importância dos bons afetos como instrumentos de humanização e transformação social. A narrativa, que mistura conceitos da filosofia e a leveza da poesia, leva o leitor a um mergulho interior, inspirado por grandes nomes da filosofia, de histórias de vida do autor e personagens que fizeram parte da sua trajetória ou foram alvo de sua observação inquieta do cotidiano.

“Eu sempre quis fazer uma escrita mais livre, com esse olhar para a filosofia poética, dos sentimentos. Quero falar de repertórios emocionais, usar os filósofos para falar sobre felicidade, alegria, vida boa, alteridade, respeito, solidariedade, generosidade, provocar as pessoas e ajudá-las a encontrar, em si, gestos de amor para dar sentido à vida e combater o vazio existencial que toma conta da humanidade. Esse é o objetivo deste livro”, afirma Moraes.

O filósofo observa que “um processo de desumanização está em curso, protagonizado pelos próprios humanos”. “Estamos perdendo nossa capacidade de nos emocionar, de rir de nós mesmos e de achar beleza na simplicidade”, constata o autor em um trecho do livro.  “Os bons afetos são poderosos para curar os corações que não aprenderam a amar. Que, no processo de existir, aprenderam com o mundo a sua volta que o “olho por olho dente por dente” era a única forma de sobreviver”, assinala o escritor em outra parte da obra.

Moraes nasceu e cresceu em um ambiente com dificuldades econômicas. Tem a mãe e a avó como referências de amor e de bons afetos. É convicto de que a troca de sentimentos positivos superam até a vulnerabilidade social. Para ele, todos os seres humanos são dotados de bons afetos, que, muitas vezes, precisam ser despertados. “Não tínhamos a roupa da moda, o tênis do momento e morávamos na casa mais velha do bairro, mas o sentimento de pertença era especial”, rememora o escritor.

“Sociedade do Vazio e o Poder Transformador dos Bons Afetos” será publicado nas versões impressa e digital (ebook e audiobook). O livro físico também poderá ser adquirido na loja da Ubook — store.ubook.com — por R$ 49,90, ou R$ 24,95 para assinantes premium, e estará disponível nos principais e-commerces de livros. A narração do audiobook é do ator Eriberto Leão, famoso por papéis de destaque na TV, no teatro e no cinema. A estreia em novelas da Globo foi em O Amor Está no Ar (1997).

SOBRE O AUTOR

Fernando Moraes é filósofo, escritor, professor, palestrante e apresentador de televisão. Apresenta o quadro Minuto Filosófico, além dos programas HumanIDEIA e Roda Livre, na TV Cultura e na Rádio CBN.  É casado e pai de duas meninas.

O membro da UBE (União Brasileira de Escritores) já escreveu outros sete livros: “Tempo de Ser- Filosofia para Novos Tempos”; “Protagonismo Feminino – Mulheres como Conceito de Totalidade”; “Compaixão como Conceito de Totalidade”; “Um Amor em Movimento”; “O que te Move -Protagonismo Social, uma Revolução Silenciosa”; “Renovo – o Poder de se Reinventar” e a “Arte de Pertencer”. “Sociedade do Vazio” é sua oitava obra, a primeira pela Editora Ubook.

Em sua trajetória, o escritor já realizou mais de 500 palestras no Brasil e no exterior. Foi consultor de projetos humanitários dentro e fora do País. Ocupou diversos cargos na administração pública, dentre eles, os de secretário de Educação e de diretor Executivo da Funap, órgão estadual ligado à Secretaria de Administração Penitenciária. Atualmente, é secretário de Educação em Hortolândia.

SOBRE A UBOOK

Lançada no início de outubro de 2014, a Ubook é o maior aplicativo de audiotainment da América Latina. Por um valor mensal é possível ter acesso ilimitado a todo o catálogo através do aplicativo. Além dos audiobooks e podcasts, a Ubook inovou o segmento trazendo também séries e documentários originais, notícias e ainda ampliou sua oferta ao disponibilizar também ebooks para seus assinantes. Com a crescente demanda por conteúdo em áudio no País, a plataforma lançou recentemente a Ubook Music e a Ubook FM, uma nova área que oferece música de diversos gêneros para assinantes e não assinantes. Para saber mais acesse: www.ubook.com.

SERVIÇO

Lançamento do Livro “Sociedade do Vazio e o Poder Transformador dos Bons Afetos”

Autor: Fernando Moraes / Editora: Ubook

Quando: 17/11, às 19h

Onde: Livraria Leitura, Galleria Shopping, Campinas

Importante: Serão distribuídas 300 senhas, para quem adquirir o livro, que poderá ser comprado na Livraria Leitura do Galleria Shopping, a partir do dia 14 de novembro.

Deixe um comentário