Educação
Educação integral estimula desenvolvimento de habilidades e atende necessidade da família

Educação integral beneficia mais de 5 mil crianças em escolas de Hortolândia

Unidades em horário estendido avançam em 18 escolas próprias; no período oposto ao das aulas, estudantes fazem série de atividades artísticas, culturais e esportivas

Da Redação | Tribuna Liberal

Na rede municipal de Hortolândia, a educação integral avança e já beneficia mais de 5 mil crianças, matriculadas em 18 escolas próprias, onde a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia oferece o chamado primeiro ciclo do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano). Nestas unidades, no período oposto ao das aulas regulares, estudantes com idades entre seis e 11 anos de idade, aproximadamente, participam de atividades artísticas e culturais, esportivas, de lazer e cidadania e até mesmo de reforço escolar.

O programa foi lançado em março de 2017, na terceira gestão do ex-prefeito Angelo Perugini, em que o atual prefeito José Nazareno Zezé Gomes foi eleito vice. A ideia é contribuir para que a criança se desenvolva em diferentes dimensões. Para tanto, o programa disponibiliza cinco componentes educacionais: Orientação de Estudos; Convivência e Afetos; Artes Integradas; Práticas Corporais e Musicalização.

Além disso, os alunos inscritos também podem participar do PFCA (Programa de Fortalecimento de Aprendizagem – Saberes em Foco), que busca auxiliar estudantes a superar desafios encontrados ao longo de seu processo de escolarização. O programa de Educação Integral está alinhado com os princípios e fundamentos do Currículo Municipal - Integra Saberes.

Este destaca a importância de uma abordagem abrangente, reconhecendo que a formação humana integral é complexa, envolvendo várias dimensões, como intelectual, física, emocional, social e cultural. Essa abordagem está alinhada com a visão de formação apresentada na BNCC de 2018, que reconhece todas as crianças como seres plenos de direitos, capazes de aprender e se desenvolver.

Para o diretor do Departamento de Educação Integral e Ensino Fundamental e EJA, José Luís Menegoro, “o programa de Educação Integral representa o compromisso com uma educação abrangente, reconhecendo a complexidade da formação humana. Ao adotarmos os princípios do Currículo Municipal – Integra Saberes, buscamos ir além dos livros didáticos, integrando experiências culturais, esportivas, artísticas, de lazer e cidadania. Estamos formando não apenas bons estudantes, mas cidadãos completos. Os cinco componentes educacionais são peças fundamentais nesse processo educacional, assegurando que cada criança se desenvolva integralmente. Já o Programa de Fortalecimento de Aprendizagem atua como uma ferramenta valiosa para apoiar nossos estudantes nos desafios educacionais”, reforça o diretor.

“As atividades que eu mais gosto de participar são as de artes, porque a gente faz um monte de coisas diferentes. Eu gosto mais quando os professores brincam com a gente pra gente se divertir. A minha aula preferida é de educação física e jogos da professora Bruna e também da Júlia. Elas fazem aulas bem legais”, afirma Yasmin Ramos Ferreira, de 9 anos, estudante do 5° ano C da Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Richard C. Naumann.

Além de assegurar os direitos das crianças, a oferta da Educação Integral atende a necessidades sociais, importantes para a dinâmica de vida e trabalho das famílias. “A educação integral tem ampla importância na oferta de uma ampliação da permanência da criança na escola com atividades lúdicas pautadas na BNCC. Além da oferta de estímulos para desenvolvimento de habilidades pedagógicas, atende uma necessidade da família. Muitas vezes os membros exercem função laboral, enquanto a criança permanece na escola, recebendo além das aulas, recursos nutricionais com as refeições oferecidas ao longo do período”, explica a diretora da Emeb Interlagos, Alexandra Harumi Takahachi.

Para a criança ingressar na educação integral, é preciso que o pai ou o responsável manifeste interesse no momento na matrícula ou rematrícula. Fora deste período, a orientação é que o adulto responsável procure a equipe gestora da escola. Conforme Resolução da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (SMECT nº 04, de 11 de outubro de 2023), que define as diretrizes gerais para a regulamentação da Política de Educação em tempo integral, os critérios de seleção das crianças para matrícula junto à Escola de Educação Integral são: Vulnerabilidade social e déficit de aprendizagem.

ESCOLAS MUNICIPAIS PARTICIPANTES DA EDUCAÇÃO INTEGRAL EM HORTOLÂNDIA

- Emeb Josias da Silva Macedo

- Emef D. Ana José Bodini Januário

- Emef Jardim Primavera

- Emef Dayla Cristina Souza de Amorim

- Emef Profª Patrícia Maria Capellato Basso

- Emef Jd.Boa Esperança - José Roque de Moura

- Emef Marleciene Priscila Presta Bonfim

- Emef Renato da Costa Lima

- Emef Profª Helena F. Takahashi

- Emef Tarsila do Amaral

- Emef Profª Maria Célia Cabral Amaral

- Emef Prof. Cláudio Roberto Marques

- Emef Profª Lilian Cristiane Martins de Araújo

- Emef Lourenço Daniel Zanardi

- Emeb Richard C. Naumann

- Emef João Calixto

- Emef Armelinda Espúrio da Silva

- Emeief Luiza Vitória Oliveira Cruz

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