Educação
Dalben vistoriou novas instalações acompanhado da diretora da FATEC de Sumaré, Ivanete Bellucci

ETEC e FATEC de Sumaré iniciam aulas na nova unidade do Jardim Luiz Cia

Após longo período de obras paralisadas, retomada ocorreu depois de intervenção do deputado Dirceu Dalben, que também pleiteia ETECs para Paulínia e Hortolândia

Paulo Medina | Tribuna Liberal

Está em funcionamento a nova sede da ETEC (Escola Técnica Estadual) e FATEC (Faculdade de Tecnologia de São Paulo) de Sumaré. A unidade, instalada no Jardim Luiz Cia, região de Nova Veneza, atenderá 460 alunos. O investimento do Governo do Estado na construção foi de R$ 11,2 milhões, em um terreno de 10,4 mil metros quadrados doado pela Prefeitura.

Após anos com as obras paradas, a retomada da unidade escolar aconteceu após intervenção do deputado estadual Dirceu Dalben (Cidadania) junto ao Estado. A unidade conta com 14 salas de aula, nove laboratórios (Análise Microbiológica, Análises Instrumentais, Automação, Eletricidade, Eletrônica Analógica, Eletrônica Digital, Informática, Síntese e Química), auditório, biblioteca, quadra poliesportiva com arquibancada, salas administrativas, entre outros ambientes.

Também há uma sala de Integração Criativa com Espaço Maker, com impressoras 3D, scanners 3D, mesas de corte a laser, notebooks, kits de Arduino, televisores de 65 polegadas, lousas e mobiliário. A previsão é de que novos cursos profissionalizantes sejam implantados ao longo dos próximos semestres.

“Este é mais um sonho que está sendo realizado. É uma alegria muito grande ver o novo prédio da ETEC/FATEC Sumaré recebendo os alunos, após anos de obra paralisada. Presenciar as aulas neste novo prédio, amplo, moderno e acolhedor, nos motiva a seguir em busca de novas conquistas e melhorias para a nossa população. Estamos com o coração repleto de alegria e gratidão a Deus por ver mais este sonho se tornando realidade, trazendo esperança e oportunidades para os nossos jovens”, afirmou o deputado.

Durante a visita às instalações nesta semana, Dalben foi acompanhado pela diretora da FATEC de Sumaré, Ivanete Bellucci, a assessora técnica administrativa Elizabeth Riva e de Carlos Alberto Bucheroni, gestor pedagógico regional das FATECs Campinas Sul.

“No nome da Ivanete e do Renato Willian (diretor da ETEC), desejamos bênçãos de Deus nesse novo ciclo e estendo meus cumprimentos a todos colaboradores, alunos e parceiros deste importante equipamento público de ensino e qualificação. Aqui, jovens e adultos serão capacitados e novas portas serão abertas, contribuindo para melhorar a qualidade de vida de muitas famílias. Continuem contando com nosso mandato”, disse o deputado.

Recentemente, com o objetivo de homenagear a cidade, sua história e cultura, Dalben propôs na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) Projeto de Lei nº 1.127/2023 que denomina a nova unidade escolar como ETEC Sumaré – Cidade Orquídea.

“Agradecemos todo o trabalho e dedicação do deputado estadual Dirceu Dalben, sempre nos auxiliando na construção de uma cidade cada vez melhor para se viver”, destacou o prefeito Luiz Dalben (Cidadania), que também acompanhou a construção e viabilização da obra.

DECRETO

Em julho, o Tribuna Liberal mostrou a publicação do decreto de criação da Etec de Sumaré no Diário Oficial do Estado, assinado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). A nova Etec de Sumaré participou do Vestibulinho para o segundo semestre de 2023 oferecendo o curso técnico de Administração no período noturno.

HORTOLÂNDIA E PAULÍNIA

Dalben esteve nesta semana na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, em São Paulo para tratar da implantação de novas ETECs e FATECs nos municípios paulistas, em especial Hortolândia e Paulínia. A reunião foi com o secretário estadual Vahan Agopyan e a diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Lagana, e contou com a presença do vereador de Hortolândia, Enoque Moura.

Para Dalben, a reunião foi produtiva. “Estamos confiantes de que logo a população das cidades de Hortolândia e Paulínia também terão a alegria de sediar unidades de capacitação profissional com a qualidade de ensino que o Centro Paula Souza oferece”, finalizou. 

Deixe um comentário