Educação
Zezé Gomes anunciou novas vagas em evento de entrega dos kits de materiais escolares e uniformes

Creche na região do Orestes Ôngaro abrirá mais 62 vagas em Hortolândia

Prefeitura vai disponibilizar vagas para crianças na faixa etária de zero a três anos na nova creche, que foi inaugurada em novembro passado

Da Redação | Tribuna Liberal

Em aproximadamente dois meses, a Prefeitura abrirá mais 62 vagas para crianças na faixa etária de zero a três anos na nova creche inaugurada na região do Orestes Ôngaro, em novembro passado. Atualmente, a EEI (Escola de Educação Infantil) David Miguel Linardi Pereira, localizada na rua dos Melros, 406, Chácara Recreio Alvorada, disponibiliza 70 vagas, em salas de Berçário, Mini Grupo ou Maternal. A ação integra o esforço da Administração Municipal de zerar a fila de espera por vagas nesse segmento, conforme anunciou o prefeito José Nazareno Zezé Gomes, na manhã desta quinta-feira (22), durante as cerimônias oficiais de entrega dos kits de materiais escolares e uniformes.

“Estamos ampliando esta escola. Vai ter mais 62 vagas, vai ter muro, a nosso pedido a OSC (Organização da Sociedade Civil) Maria do Carmo vai aterrar a piscina. Estamos entregando os uniformes, os materiais e as mochilas. Tudo isso é para cuidar das pessoas, das crianças. A entrega de uniformes e materiais para nossas crianças é muito importante para reforçar a igualdade e a segurança que o uniforme proporciona. Além de entregar, nós também confeccionamos o uniforme, o que fica mais barato para a Prefeitura e também capacitamos as costureiras”, ressaltou o prefeito, complementando que, nos últimos quatro meses, já entregou quatro novas escolas de educação infantil, totalizando 379 novas vagas em creche.

Além desta, o prefeito também visitou outra unidade no mesmo dia, a Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Salvador Zacharias Pereira Júnior, no Jardim Novo Ângulo, apresentando metas do Executivo na área da educação em toda a cidade. De acordo com o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes, “Hortolândia é uma das poucas cidades da região que entrega uniformes, materiais escolares e mochilas e está zerando a fila de zero a três anos”.

“Acho maravilhoso. É tudo o que a gente precisa. Nem todos têm condições de arcar com essas despesas. A escola é a extensão da nossa casa, trazendo segurança para os pais. Só tenho que agradecer a acolhida de Hortolândia. Fiquei muito emocionada com a entrega dos uniformes. Toda ajuda que vem do município é muito bem-vinda”, afirma a entregadora comercial, Kellen Mara Pereira, de 42 anos, mãe de Lívia, de 1 ano e seis meses, estudante do Berçário na EEI Davi Miguel. Vinda de Campinas, a profissional mora agora no Loteamento Belle Ville, na região do Ôngaro.

“Acho que gastaria em torno de R$ 400 a R$ 500 para comprar este material. É um custo muito grande. Receber estes kits influi muito no orçamento da família. Estou aqui há 28 anos na cidade e só tenho a agradecer pelo apoio que recebo. Esta atitude que a Prefeitura tem de disponibilizar uniformes e materiais traz mais tranquilidade à família e economia também”, afirma a recepcionista Mariana Bonfim, de 43 anos, mãe de Dandara, de 3 anos, estudante do Maternal na EEI Davi Miguel.

“Estes uniformes são produzidos por 50 bolsistas, a maioria mulheres, que, neste momento, estão no barracão produzindo os uniformes de inverno. Cuidar das pessoas é este sentido de olhar nos olhos delas e dizer: estamos juntos, construindo uma nova cidade”, complementou o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Francisco Raimundo da Silva “Chico”, informando ainda que os kits de inverno, em produção, começarão a ser distribuídos em março próximo.

Os kits de uniformes, de verão e de inverno, são confeccionados por bolsistas, majoritariamente mulheres, inscritas no programa Acerte (Ação Cidadã de Requalificação, Trabalho e Educação), da Secretaria de Governo. Elas participam do curso costura & moda do CQP II (Centro de Qualificação Profissional), órgão vinculado à Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social. A costura industrial dos uniformes escolares é uma ação que atende ao Novo PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), em execução pela Administração Municipal.

ENTREGA DE MATERIAL

As cerimônias oficiais de entrega de kits escolares encerram-se nesta sexta-feira (23), quando se espera cumprir a meta de entregar trajes, mochilas e materiais aos cerca de 26 mil estudantes vinculados à rede municipal de ensino. Caso a criança tenha crescido um pouco mais nas férias e seja preciso trocar os trajes que serão usados ao longo deste ano, algumas escolas estão orientando as famílias que procurem a equipe gestora da unidade.

Os kits de uniforme de verão são compostos por duas camisetas e uma bermuda. Ao todo, serão distribuídas 78 mil peças, beneficiando estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano) e da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Já os kits de inverno contêm uma calça e um agasalho, totalizando 52 mil peças. Além disso, cada aluno receberá também uma mochila completa, contendo diversos materiais escolares adequados a cada modalidade de ensino e faixa etária. Entre os itens a serem entregues estão cadernos, lápis, borracha, apontador, tesoura, cola, lápis de cor, tinta guache e estojo para organização.

O objetivo da ação é oferecer educação de qualidade aos alunos municipais, permitindo que todos tenham acesso aos mesmos artigos essenciais utilizados no ambiente escolar, contribuindo para a segurança e a autoestima dos estudantes.

“Estamos felizes de iniciar mais um ano letivo, entregando os uniformes e materiais escolares, pois sabemos o quanto essa ação é importante e faz toda a diferença para as famílias. Queremos que cada criança e estudante se sinta preparado, animado e pronto para mais um ano. É mais do que apenas uniforme. É sobre proporcionar uma experiência escolar positiva e inclusiva para todos”, afirma o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes.

Confira o cronograma dos eventos de entrega dos kits escolares

Sexta-feira (23/02/24)

4 7h - EMEI Miguel Camillo: rua Um, 110, Jardim Terras de Santo Antonio

4 13h - EMEF Fernanda Grazielle Resende Covre: rua João Gastaldi, 430, Jardim Adelaide.

Deixe um comentário