Educação
Objetivo da ação é oferecer educação de qualidade aos alunos municipais, diz Prefeitura

Comunidade aprova qualidade dos materiais e uniformes em Hortolândia

Prefeitura de Hortolândia realizou segunda rodada de eventos oficiais de entrega dos kits escolares do novo ano letivo, na Emei Zenaide e na Emef D. Ana José Bodini Januário

Da Redação | Tribuna Liberal

Moradores de Hortolândia destacaram nesta semana a qualidade dos materiais e uniformes escolares distribuídos pela Prefeitura. “O material é muito bom, tem bastante lápis de cor, canetas, lápis. Dá para o ano inteiro. O uniforme também é bom. Assim tem como identificar que a criança é da escola”, avaliou a dona de casa Amanda Caetano da Silva, de 30 anos, mãe de Arthur, de 10 anos, estudante do 5º ano na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Caio Fernando Gomes Pereira, no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora.

“É muito bom ter o uniforme. Assim não precisa usar a roupa de casa, porque na escola às vezes ele suja, mancha, rasga, né? O uniforme representa também segurança, porque diferencia ele de outra criança que não estuda na rede municipal. A mochila também ajuda. Eu me despreocupei de comprar os materiais, porque a escola me falou que ele receberia”, afirmou a vendedora Mayara Rodrigues Monção, de 31 anos, ressaltando tanto a qualidade dos itens quanto a praticidade de vestir diariamente o filho Caio R. Lima, de 5 anos, com o traje escolar. O garoto está matriculado no Jardim II, na Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Zenaide Ferreira de Lira Seorlin, no Remanso Campineiro.

“O uniforme é ótimo, é bem prático para lavar e usar e não é muito quente. Também acho ótima a qualidade dos materiais”, comenta Fernanda Araújo, de 26 anos, mãe de Alice Araújo, de 8 anos, aluna do 3º ano na Emef D. Ana José Bodini Januário, no Jardim Amanda.

Assim como elas, diversos pais, familiares e responsáveis que acompanham as cerimônias de entrega oficial de kits de uniformes de verão e de materiais escolares, em realização pela Prefeitura de Hortolândia nesta semana, ressaltam estes e outros aspectos positivos da ação. Para a comunidade escolar, o que está em jogo são valores como igualdade de oportunidades; respeito à dignidade da criança e dos demais estudantes; sensação de pertencimento, proteção e segurança; incentivo aos estudos e à vivência da infância no ambiente escolar e economia de recursos financeiros por parte das famílias.

Nesta terça-feira (20), o prefeito José Nazareno Zezé Gomes acompanhou a entrega de uniformes e materiais escolares em mais duas escolas: a Emei Zenaide e a Emef D. Ana José Bodini Januário.

Na primeira unidade visitada, Zezé ressaltou a grande reforma estrutural que a Administração realizou no prédio, no ano passado. Lá, houve troca de calhas e rufos, telhado e piso, além de benfeitorias na caixa de areia. Neste ano, a reforma continua e, até meados de março, prevê a implantação de novo playground para alegrar os cerca de 400 estudantes da escola, considerada referência no município. “É de grande importância para nós esta reforma, por trazer segurança e bem-estar às nossas crianças”, comentou a diretora da escola, Francisca Sandra Vitor Sólon.

“Graças a Deus demos uma repaginada na escola, que é um cartão-postal na rede municipal de ensino. Muitos pais e mães buscam vaga para os filhos estudarem aqui. Reformar as escolas, entregar materiais e uniformes é cuidar das pessoas, assim como instalar os totens de segurança, trazer grandes empresas para a cidade e capacitar quem mora em Hortolândia para disputar essas vagas de emprego”, destacou o prefeito.

Para o secretário de Governo, Carlos Augusto César “Cafu”, uma das autoridades presentes às cerimônias, entregar mochilas a todos é ter um olhar diferenciado para a comunidade. Outro aspecto ressaltado pelas autoridades públicas presentes aos eventos diz respeito ao projeto social responsável pela confecção dos uniformes. 

“Todos os projetos sociais deste governo têm um olhar muito diferenciado para dar dignidade às pessoas. Falamos no uniforme com muito orgulho, pois a confecção dele insere as mulheres no mercado de trabalho, porque a mulher tem uma vida fora de casa, tem uma grande importância social. A confecção dos uniformes é fruto do trabalho delas. Esse olhar fortalece as relações com a comunidade”, afirma o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Francisco Raimundo da Silva.

Os 26 mil kits de uniformes de verão foram feitos por bolsistas, majoritariamente mulheres, inscritas no programa Acerte (Ação Cidadã de Requalificação, Trabalho e Educação), da Secretaria de Governo. Elas participam do curso Costura & Moda do CQP II (Centro de Qualificação Profissional), órgão vinculado à Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social. A costura industrial dos uniformes escolares é uma ação que atende ao Novo PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), em execução pela Administração Municipal.

As dez cerimônias oficiais de entrega, que acontecerão até sexta-feira (23), marcam o início do processo de distribuição dos kits de materiais e de uniformes de verão aos estudantes. Cada escola vinculada à rede municipal tem autonomia para informar aos pais e responsáveis como fará a entrega dos kits aos alunos, neste período.

Os kits de uniforme de verão são compostos por duas camisetas e uma bermuda. Ao todo, serão distribuídas 78 mil peças, beneficiando estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano) e da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Já os kits de inverno, com previsão de entrega a partir de março, contêm uma calça e um agasalho, totalizando 52 mil peças. 

Além disso, cada aluno receberá também uma mochila completa, contendo diversos materiais escolares adequados a cada modalidade de ensino e faixa etária. Entre os itens a serem entregues estão cadernos, lápis, borracha, apontador, tesoura, cola, lápis de cor, tinta guache e estojo para organização.

Deixe um comentário