Educação
Seis alunos foram medalhistas na 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Câmara de Sumaré faz homenagem a estudantes premiados na OBMEP

Moção apresentada pelo presidente Hélio Silva e Rodrigo Dorival Gomes destaca desempenho dos alunos na Olimpíada Brasileira de Matemática

Da Redação | Tribuna Liberal

Seis alunos de Sumaré que foram medalhistas na 17ª OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) receberam homenagens da Câmara Municipal. Os dois estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Palioto e os quatro da Escola Municipal José de Anchieta estiveram na sede do Legislativo, na tarde desta terça-feira (27), e receberam moções de congratulação das mãos do presidente da Câmara, vereador Hélio Silva (Cidadania), e do vereador Rodrigo Dorival Gomes (Cidadania). Pais dos estudantes e diretoras das escolas também estiveram na homenagem.

A moção apresentada por Hélio Silva e Rodrigo Dorival destaca os resultados conquistados pelos estudantes João Lucas Correia Becker e Thamires Mantovani Bonezo, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Palioto, e Henry Ponciano dos Anjos, João Pedro Valderrama dos Santos, Eduardo de Almeida Laje e Miguel Araújo Santana, da Escola Municipal José de Anchieta.

“São alunos que se destacam pela dedicação aos estudos de matemática e forte envolvimento com o cotidiano escolar. Sendo alunos protagonistas, autônomos, competentes e solidários, são simultaneamente sujeitos e objetos das ações no desenvolvimento de suas próprias potencialidades, ou seja, representam atores que atuam proativamente em seu meio de formação e de socialização. Conforme demanda do próprio formato das Olimpíadas, os participantes devem ter bom desempenho em trabalhos em equipe e várias habilidades como criatividade, responsabilidade e capacidade de organização”, diz a moção.

O documento também ressalta o trabalho desenvolvido pelas escolas Antônio Palioto e José de Anchieta “pelo apoio, pela preparação mental, curricular e emocional de seus alunos para que sejam capazes de disputas tão importantes e de conquistas tão representativas”.

O presidente Hélio Silva e o vereador Rodrigo também citaram que os alunos que, mesmo não conquistando medalhas na OBMEP, receberam menção honrosa da organização da olimpíada. Da Escola Municipal José de Anchieta, foram citados Antonio Rissi de Lima, Matheus Justino, Maria Heloisa Damiane da Silva, Lucas Henrique Amorim Remédios, Maria Clara Oliveira e Paulo Misael de Aguiar. 

Já da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Palioto receberam menção honrosa os estudantes Kauã de Barros, Natália Silva Araújo, Ana Júlia Miguel Silva, Daniela Ferreira Marques, Eduarda Lopes Salgueiro, Gabriele Matsusato Bezerra, Jhemille Lorranne Souza Santos, Mariana Aparecida Gomes de Oliveira, Pedro Rafael Dutra Miranda e Rhuan Lucas Pereira Cordeiro.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Impa (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), com o apoio da SBM (Sociedade Brasileira de Matemática), e promovida com recursos do MEC (Ministério da Educação) e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. A olimpíada foi criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área. O público-alvo da OBMEP é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio.

Deixe um comentário