Educação
Cerimônia de encerramento reuniu 260 crianças que participaram da versão “kids” do programa

260 alunos da rede municipal celebram formatura do Proerd em Hortolândia

Cerimônia marcou o final de mais um ciclo de formaturas do programa; cerca de 800 estudantes do terceiro e do quinto ano do Ensino Fundamental foram atendidos neste semestre

Da Redação | Tribuna Liberal

Estudantes da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Salvador Zacharias Pereira Júnior, na região do Jd. Novo Ângulo, celebraram o encerramento, neste ano, das atividades do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), realizado pela Polícia Militar, em parceria com a Prefeitura de Hortolândia. A cerimônia marcou o final de mais um ciclo de formaturas do programa nas unidades escolares da rede municipal.

A última cerimônia festiva de encerramento reuniu 260 crianças que participaram da versão “kids” do programa. Neste semestre letivo, houve ainda outros cinco encontros para marcar o final das atividades do programa. Além de camiseta com o símbolo do Proerd e certificado de participação, as crianças também receberam brindes através de sorteios realizados durante a cerimônia, que foi aberta a toda a comunidade escolar.

De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, ao todo cerca de 800 estudantes do terceiro e do quinto ano do Ensino Fundamental foram atendidos neste semestre pelo Proerd, em toda a rede municipal de ensino, nas seguintes Emefs: Lourenço Daniel Zanardi (Viva Mais), no Jd. Santa Clara do Lago; Profa. Helena Futava Takahashi, Jd. Campos Verdes; Villágio Ghiraldelli e Prof. Cláudio Roberto Marques, no Jardim Santana. Além destes, também foram beneficiados na versão infantil do programa 110 crianças do terceiro ano da Emef Boa Esperança José Roque de Moura e 260 crianças na Emef Salvador Zacharias Pereira Júnior, na região do Jd. Novo Ângulo.

“O projeto é um trabalho de grande importância, pois os temas trabalhados são atuais e necessários para o desenvolvimento integral das crianças e estudantes da rede de ensino. Agradeço a parceria da Polícia Militar com a Secretaria de Educação, que pode proporcionar sempre o melhor para toda a comunidade escolar”, ressaltou a coordenadora de projetos do Centro de Formação dos Profissionais em Educação Paulo Freire, Carla Borrego Varani.

“Foi muito legal. Eu aprendi a fazer as escolhas certas e que não devemos usar drogas. O Hespanhol foi meu professor que eu mais gostei, porque ele é muito engraçado”, destacou Sofia Santana, aluna do 3° ano H da Emef Salvador Zacharias Pereira Júnior.

“Eu acho que o Proerd foi muito importante principalmente para os pequenos, porque ensina a socialização e que é importante ter cuidado e atenção com relação às drogas, de um jeito que ajuda a gente a ter essa conversa em casa também”, ressaltou Maria José de Andreae, mãe da estudante Sofia.

De acordo com o cabo Luís Paulo dos Santos Silva, “principalmente nos 3° anos, o Proerd reforça a questão da prevenção contra as drogas, ensina como as crianças devem agir em alguns momentos de tensão, quais telefones de emergência elas devem usar e também ajuda nesse momento no qual elas estão começando a construir o caráter”, explica o agente.

Deixe um comentário