Economia
Comércio regional está otimista para o 4° e último trimestre de 2023

Região vai contratar 15,8 mil funcionários para eventos de fim de ano

Dia das Crianças, Black Friday e Natal são as datas que vão movimentar a economia regional, gerando injeção adicional de R$ 300 milhões no varejo

Paulo Medina | Tribuna Liberal

O comércio regional vai contratar 15,8 mil funcionários para as datas de Dia das Crianças, em 12 de outubro, Black Friday, em 24 de novembro, e Natal, em dezembro. Segundo previsão da ACIC (Associação Comercial e Industrial de Campinas), são 13.050 contratações esperadas para o Natal na RMC (Região Metropolitana de Campinas), 236 para a Black Friday, e 2.604 para o Dia das Crianças. A contratação de mão de obra para o Dia das Crianças deve subir 2,12% na região comparado a 2022. O valor médio do presente será de R$ 162.

“Destacando que a Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos – Abrinq, estima que o mercado brasileiro de brinquedos deve crescer 7% e alcançar um faturamento em cerca de R$ 9 bilhões este ano. Esses números relativamente positivos, refletem o poder e a importância que a data representa para o comércio e os consumidores que sempre prestigiam as crianças, apesar das condições adversas que a inflação, e a perda do poder compra, tem provocado na economia”, analisa a ACIC.

A contratação para a Black Friday subirá 2,61% na região este ano. “No Brasil, em nível nacional, a Black Friday movimentou em 2022 cerca de R$ 6,8 bilhões, projetando para 2023, cerca de R$ 7,5 bilhões, uma expansão de 10%. Em Campinas e região, a previsão é de movimentar cerca de R$ 1.136,2 milhões em 2023, uma expansão de 15% acima de 2022. Os itens mais procurados são: smartphones, calçados, roupas e acessórios, perfumes e cosméticos, eletrônicos e eletrodomésticos. O cartão de crédito é o mais utilizado para o pagamento (possibilidade de parcelamento), seguido do PIX, cartão de débito”.

4° trimestre

Para este 4° trimestre, a previsão é de uma movimentação adicional de R$ 300 milhões. O montante é 2,98% maior este ano, uma vez que o faturamento deve ser de R$ 10,38 bilhões, contra R$ 10,08 bilhões do mesmo período de 2022.

Pesquisa

Pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) aponta que 71% dos consumidores estão otimistas e deverão gastar mais em comparação ao 1° semestre, tendo como destaques os segmentos: alimentação (58%), educação (37%) e saúde (34%).

Quanto ao e-commerce, conforme pesquisa Trigg, o canal de vendas online “continuará forte, valorizando as vantagens oferecidas, consolidando o comportamento omnichannel, priorizando o nível de satisfação dos clientes”.

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