Economia
Sumaré: para atrair consumidor, associação vai manter decoração natalina na Av. Sete de Setembro

Natal deve movimentar mais de R$ 6,7 mi no comércio da RMC, prevê ACIC

Faltando menos de dois meses para data, produtos natalinos começam a ganhar destaque nas prateleiras das redes de  supermercados; comércio em geral se prepara para receber consumidores na temporada mais forte do ano para o varejo

Beth Soares | Tribuna Liberal

O comércio varejista da RMC (Região Metropolitana de Campinas) deve movimentar mais de R$ 6,7 milhões na temporada de Natal, segundo projeção da ACIC (Associação Comercial de Industrial de Campinas) divulgada nesta semana. Nas grandes redes de supermercados da região (Sumaré, Nova Odessa, Hortolândia, Monte e Mor e Paulínia), alimentos tradicionais de Natal como panetone, peru e frutas secas ganham destaque nas prateleiras. O comércio de rua já prepara promoções, decoração e horários especiais de funcionamento para atrair consumidores.

Considerada a data comemorativa mais forte e lucrativa para o varejo, a ACIC projeta crescimento de 2,14% nas vendas para o Natal em 2023, comparado com o mesmo período em 2022. De acordo com estimativa do departamento de economia da entidade, a data – uma das mais esperadas do ano pelos lojistas -, deve movimentar R$ 6,777 milhões na RMC, acima dos R$ 6,635 milhões do ano passado.

O crescimento previsto apenas para Campinas é de 2,22%, devendo atingir R$ 2,902 milhões, contra R$ 2,839 milhões de 2022. Já a expectativa de contratação de Temporários em Campinas e Região é de 13.050 novas vagas. Em 2022 foram 12.695 contratações. Neste ano, a ACIC também prevê que o valor médio do presente subiu na comparação com o ano passado, saltando de R$ 312,00 para os atuais R$ 320,00, uma alta de 2,56%.

Em Sumaré, o comércio se prepara para as vendas de Natal. Para atrair consumidores, a ACIAS (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Sumaré) adiantou, por meio da Assessoria de Imprensa, que manterá a decoração com iluminação natalina na Avenida Sete de Setembro, principal rua comercial da região central.

A entidade antecipou ao Tribuna Liberal uma novidade: pela primeira vez na história, a ACIAS vai trazer para Sumaré uma parada de Natal. O evento denominado Natal Mágico será realizado no dia 20 de dezembro, na Avenida 7 de Setembro. A parada vai reunir mais de 30 personagens.

A ACINO (Associação Comercial e Industrial de Nova Odessa) já divulgou o horário especial de funcionamento do comércio, que começará no dia 07 de dezembro. De segunda a sábado as lojas estarão abertas das 9h às 18h e aos domingos, das 9h às 15h. Na véspera de Natal, 24 de dezembro, o comércio deve atender das 9h às 17h, auxiliando as compras de última hora.

NATAL PREMIADO

De acordo com a presidente da entidade, Juçara Rosolen, a ACINO também lançou, no dia 19 de outubro, a campanha “Natal Premiado”. Do dia 1º de dezembro até 18 de janeiro de 2024, as pessoas que comprarem em estabelecimentos participantes concorrerão a diversos prêmios.

“Temos uma boa expectativa para o comércio neste ano, pois muitas pessoas aproveitaram os programas de renegociação de dívidas do governo, estão com menos contas e maior possibilidade de compra. Os empresários precisam também fazer a sua parte, caprichar na decoração de suas lojas, estimular seus clientes a fazerem suas compras aqui”, assinala Juçara.

Em Hortolândia, o comércio se mostra otimista com as vendas deste final de ano. Segundo o presidente da ACIAH (Associação Comercial e Industrial de Hortolândia), Renato Figueiredo, os lojistas esperam um faturamento 10% superior comparado ao mesmo período do ano passado.

Para que a previsão se concretize, a entidade reivindica à Prefeitura a iluminação decorativa das principais ruas do comércio: Luiz Camilo de Camargo (Centro), Avenida Brasil (Jd. Amanda) e Antonio Fernandes Leite (Rosolen).

“Os comerciantes cobram esse incentivo natalino da Prefeitura com a iluminação dos três principais pontos comerciais da cidade. A iluminação de Natal atrai consumidores. Já nos reunimos com a Prefeitura e fomos informados que o governo busca recursos para viabilizar a iluminação. Vamos aguardar”, afirma Figueiredo.

Cesta de Natal deve ser mais barata neste ano, diz APAS

Nos próximos dias, a APAS (Associação Paulista de Supermercados) deve divulgar a projeção de vendas de final de ano para o setor e o valor da cesta de alimentos de Natal, com perspectiva de queda no preço. A informação é do economista da Associação, Felipe Queiroz.

“A cesta de Natal 2023 será mais atrativa em termos de valores que em 2022. O preço da carne, por exemplo, apresenta queda significativa”, afirmou Queiroz. O economista aposta em um Natal com faturamento promissor ao setor por vários motivos, dentre eles, o aumento do poder de consumo das famílias de baixa renda, com a melhora da oferta de empregos. 

Segundo Queiroz, nesses menos de dois meses para o Natal, normalmente ocorre um movimento coletivo para compras antecipadas, ocasionado pelo 13º salário e a Black Friday. “As pessoas querem aproveitar as ofertas”, comentou.

Queiroz informa que a APAS observa, mês a mês, o comportamento do consumidor. A avaliação mostra que o perfil de consumo vem apresentando mudanças. “Antes, pernil, peru, chester eram quase obrigatórios na cesta de Natal, hoje, as famílias preferem fazer churrasco”, exemplificou.

PRODUTOS NATALINOS COMEÇAM A CHEGAR NOS SUPERMERCADOS DA REGIÃO

O consumidor já começa a ver nas prateleiras dos supermercados da região alimentos típicos de Natal como panetone, peru e frutas secas. Com expectativa de faturamento positiva neste Natal, o setor capricha na preparação do estoque para oferecer diversidade de produtos e de marcas para atender consumidores de todos os perfis socioeconômicos. Há quem aposte em um faturamento superior a 12% comparado com o mesmo período do ano passado.

A rede Savegnago Supermercados já oferece uma variedade de produtos natalinos. Segundo o diretor comercial da rede, Leonardo Sesink, os clientes já conseguem encontrar, nas lojas e no site, desde os panetones das principais marcas, de diversos tamanhos e sabores, até as frutas secas, frutas da estação, cestas de Natal, bebidas, aves natalinas, peixes e “um excelente açougue com boas e diversas opções”.

“Mas, também, estamos atentos aos itens do dia a dia, desde os mais básicos até os do hortifruti com muita boa qualidade; uma padaria completa; e outras categorias que ganham relevância neste período como os brinquedos, perfumaria, bebidas, dentre outras”, completa Sesink.

Recentemente, o Savegnago Supermercados lançou a segunda edição da “Campanha Selinhos de Desconto Save Mania”. Desta vez, a ação de final de ano traz panelas da marca francesa Cuisinox, na dinâmica “compre e colecione”. Além disso, a rede divulga a ação social “Fidelidade com Propósito®️,” voltada para atender a Instituição Amigos do Bem. Neste Natal, a rede Savegnago espera um faturamento 12% maior comparado às vendas do final do ano passado.

Ceia: alimentos típicos dessa época já são destaque nas prateleiras dos supermercados

A rede de supermercados Good Bom já disponibiliza aos consumidores a linha completa de panetones. De acordo com o gerente de compras, Ricardo Cobacho Medeiros, a partir da próxima terça-feira (07), os itens congelados serão incorporados ao mix da loja. A preparação para o Natal, destaca Medeiros, começou em outubro.

“Boa parte das negociações está concluída, garantindo assim o estoque e a disponibilidade de produtos sazonais. Além disso, aumentamos o volume de estoque, principalmente nas categorias de bebidas, chocolates, panetones e itens de decoração natalina”, informou Medeiros.

A rede também prepara decoração natalina das lojas e promoções especiais em produtos natalinos, como descontos, pacotes promocionais e brindes. Para Medeiros, o dia 25 de dezembro, que cai numa segunda-feira, favorece as vendas, estendendo o período festivo por mais um dia, se comparado com o ano passado, quando o Natal foi comemorado no domingo.

“Outro aspecto crucial é que, ao contrário do cenário anterior, a indústria está melhor preparada em relação à disponibilidade de produtos. Estamos ansiosos para proporcionar aos clientes um Natal histórico e repleto de novidades”, observa o gerente comercial.

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