Economia
Filhos devem investir até R$ 200 no presente para os pais, diz pesquisa do Grupo Globo

Consumidores apontam intenção de presente de até R$ 200 no Dia dos Pais

Pesquisa realizada pelo Grupo Globo revela, também, que 71% dos entrevistados preferem comprar em lojas físicas; na RMC, comércio espera faturar R$ 158,7 milhões nas vendas físicas, 6,51% a mais que no ano passado

Beth Soares | Tribuna Liberal

Neste Dia dos Pais, comemorado no próximo domingo (13), consumidores apontam intenção de presente de até R$ 200, segundo pesquisa divulgada pelo Grupo Globo, no mês de julho, quando foram entrevistadas 1.000 pessoas em todo o Brasil. O estudo também revela que 71% dos entrevistados preferem comprar nas lojas físicas, seja no comércio de rua ou shopping. 

Na RMC (Região Metropolitana de Campin as), lojistas esperam faturar 6,51% a mais nas vendas físicas comparado com o Dia dos Pais do ano passado, conforme estimativas do Departamento Econômico da ACIC (Associação Comercial de Industrial de Campinas).

De acordo com a pesquisa do Grupo Globo, o valor investido no presente para os pais deve ficar entre R$ 50 e R$ 200. Roupas, perfumes e calçadas lideram na intenção de compras dos brasileiros, afirma o levantamento. Dentre os entrevistados, 6% afirmaram que pretendem presentear o pai com eletrônicos como televisão, computador e celular. Na hora de pagar pelo presente, o destaque é para o cartão de crédito parcelado.

No levantamento, 71% consumidores demonstraram preferência por fazer a compra do presente em lojas físicas, seja no comércio de rua ou em shoppings. A preferência muda de acordo com a classe social. As pessoas das classes A, B e C preferem comprar nos shoppings, enquanto os entrevistados das classes D e E, no comércio de rua.

Os motivos pela preferência às lojas físicas apontados pelos entrevistados são: sair da loja com o presente em mãos, gostar de ver o produto fisicamente antes de comprar, por costume, pela facilidade na hora da troca ou para não pagar frete.

Na RMC, que inclui Sumaré, Nova Odessa, Hortolândia, Monte Mor e Paulínia, as vendas físicas para o Dia dos Pais 2023 devem crescer 6,51%, na comparação com 2022, o que representa um faturamento estimado em R$ 158,7 milhões, de acordo com projeção do Departamento de Economia da ACIC (Associação Comercial e Industrial de Campinas), divulgada nesta semana. Em 2022, foram vendidos R$ 149 milhões por causa da data.

O valor do ticket médio do presente é estimado em R$ 131, o que indica um aumento de 2,34% sobre os R$ 128 de 2022, informou a ACIC. “Os presentes mais procurados pelos filhos e filhas na data são vestuário e calçados, perfumes, eletrônicos, vale-presente e almoço em restaurante”, enumera nota da Associação.

CONSUMO LOCAL

Para incentivar a população a consumir no comércio local, a ACINO (Associação Comercial e Industrial de Nova Odessa) criou a campanha institucional “Meu pai é meu presente”. “Voltamos a ver o aquecimento do comércio e isso é positivo especialmente em datas comemorativas como esta...”, afirma Juçara Rosolen, presidente da Acino. Segundo ela, o setor de vestuário é o que mais vende neste período, assim como comércios de perfumaria, eletrônicos e de ferramentas.

Em Hortolândia, há expectativa de ampliação nas vendas principalmente nos setores de eletroeletrônico e vestuário, segundo o presidente da ACIAH (Associação Comercial e Industrial de Hortolândia), Renato Figueiredo. Os lojistas esperam um aumento de pelo menos 5% no faturamento comparado com o ano passado.

VENDA DIGITAL DEVE CRESCER 3,25% E FATURAR  R$ 127 MILHÕES NA REGIÃO

Segundo a ACIC, as vendas digitais (e-commerce) também apresentam expectativa de crescimento, em torno de 3,25%, “demonstrando um cenário favorável de vendas”. Assim, a expectativa é de um faturamento de R$ 127 milhões (acima dos R$ 123 milhões de 2022). Somado, o faturamento total (vendas físicas mais vendas on-line) é estimado em R$ 363,6 milhões, um aumento de 5,39% na comparação com o desempenho de 2022, que ficou em R$ 345 milhões.

A professora Cláudia de Almeida, 25 anos, moradora de Sumaré, conta que vai comprar o presente do seu pai pela Internet. “Acho mais prático e mais fácil comparar preços até definir a compra. Neste ano, o presente será um celular mais moderno. Ainda estou pesquisando”, disse.

DESENROLA BRASIL

Para a ACIC, o lançamento do programa Desenrola Brasil, iniciativa do Governo Federal em parceria com Setor Financeiro, no último dia 17 de julho, também influencia positivamente a expectativa de crescimento nas vendas para os Dia dos Pais.

“O programa tem como objetivo ajudar as pessoas com o CPF negativado a renegociar suas dívidas, reduzindo o endividamento familiar, e, desta forma, podendo favorecer o atual cenário econômico”, diz nota da Assessoria de Imprensa.

SHOPPING E RESTAURANTES DE SUMARÉ ESTÃO MAIS OTIMISTAS

Lojistas do Shopping ParkCity, em Sumaré, esperam um aumento de 8% nas vendas do Dia dos Pais deste ano em comparação com 2022, segundo informações da Assessoria de Imprensa. “A grande maioria das lojas possuem algum tipo de produto para presentear os pais, sendo elas de tecnologia, vestuário, calçados, beleza, dentre outros ramos de atividade”, completa a nota.

O setor gastronômico da RMC também está otimista com a data comemorativa. O presidente da Abrasel Regional Campinas (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Matheus Mason, informou que a expectativa é de um crescimento entre 10% e 15% no movimento dos restaurantes para o Dia dos Pais.

Na pesquisa “O Dia dos Pais do Brasileiro”, realizada pelo Grupo Globo, almoço em restaurante está na intenção de presente de 14% dos entrevistados. Caso da recepcionista Marcela Novaes, de Nova Odessa. “Eu e meus irmãos vamos presentear nosso pai com um almoço na churrascaria. Ele adora”.

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