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Praça de Nova Odessa, na Rodovia Anhanguera, cobra R$ 10,90 desde a 0h de hoje

Pedágios de Sumaré e Nova Odessa já estão R$ 0,50 mais caros a partir de hoje

Tarifas aumentaram de R$ 10,40 para R$ 10,90 nas duas cidades; na Rodovia Zeferino Vaz, em Paulínia, novos preços são R$ 11 e R$ 15,30

Paulo Medina | Tribuna Liberal

As praças de pedágio instaladas em Sumaré e Nova Odessa cobram, desde a 0h deste sábado (1°), tarifa R$ 0,50 mais cara e os pedágios em ambas as cidades passam a custar R$ 10,90. Os dois pedágios da Rodovia Professor Zeferino Vaz, em Paulínia, subiram para R$ 11 e R$ 15,30. Na praça de Nova Odessa, instalada no km 118 da Rodovia Anhanguera, o pedágio aumenta de R$ 10,40 para R$ 10,90. Situação semelhante na praça de Sumaré, localizada no km 115 da Rodovia dos Bandeirantes.

Foi publicada na quarta-feira (28) no Diário Oficial do Estado a autorização para o reajuste anual das tarifas de pedágios nos trechos de rodovias estaduais administrados por 17 concessionárias que integram o Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo.

“A partir da 0h deste sábado (1º), os novos preços serão praticados nas praças de 16 concessionárias: CCR Autoban, AB Colinas, Ecovias, Intervias, Renovias, CCR SPVias, Tebe, CCR ViaOeste, CART, Ecopistas, CCR RodoAnel, Rodovias do Tietê, Rota das Bandeiras, SPMar, ViaRondon e Tamoios”, informou a Artesp (Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo).

Os reajustes ordinários consideram a recomposição inflacionária nos últimos 12 meses (de junho de 2022 a maio deste ano) e estão baseados no IGPM (Índice Geral de Preços de Mercado) e IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), de acordo com a Artesp.

“Também foi autorizado reajuste extraordinário a 10 dessas concessionárias: CCR Autoban, Intervias, Renovias, AB Colinas, ViaRondon, CCR SPVias, Ecovias, Ecopistas, CCR RodoAnel e Tamoios. A medida está prevista na Resolução nº 19/2023, que visa mitigar o impacto de desequilíbrios econômico-financeiros em contratos de delegação de serviços públicos”, informou.

AUTOBAN

A AutoBAn informou que a “atualização” dos valores “segue os critérios contratuais”. O reajuste será de 3,94% nas praças de Sumaré e Nova Odessa. “Conjuntamente ao reajuste do ano de 2023, o Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Parcerias em Investimentos com a interveniência e anuência da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transportes do Estado de São Paulo – ARTESP incluíram na tarifa básica de pedágio o valor adicional de R$ 0,10 (dez centavos de reais). 

A medida está prevista na Resolução nº 19/2023, que visa mitigar o impacto de desequilíbrios econômico-financeiros em contratos de delegação de serviços públicos. O cálculo das tarifas de pedágio é feito utilizando-se o conceito de tarifa quilométrica, ou seja, corresponde a um valor fixo por quilômetro multiplicado pelo trecho de cobertura da praça – e que varia em função da categoria das rodovias e dos tipos de veículos”, disse a concessionária.

ROTA DAS BANDEIRAS

O valor das tarifas de pedágio nas rodovias do Corredor Dom Pedro, incluindo a Professor Zeferino Vaz, em Paulínia, foi reajustado em 3,93%, informou a Rota das Bandeiras. A praça de Paulínia está no km 135,5 e agora custa R$ 11. A praça Paulínia B, no km 132,5, está R$15,30 com os novos valores. A informação é da concessionária Rota das Bandeiras.

GOVERNO ESTUDA ELIMINAR PRAÇAS DA REGIÃO

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) faz estudos para eliminar praças de pedágio de rodovias já concedidas e substituir o atual sistema de cobrança por um modelo de pagamento por quilômetro rodado. As praças de pedágio instaladas em Sumaré, na Rodovia dos Bandeirantes, e em Nova Odessa, na Rodovia Anhanguera, também são alvos deste estudo.

A Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) informou que já está prevista a implantação do chamado Sistema Automático Livre, com cobrança 100% automática, por meio da remoção de praças de pedágio, que serão substituídas por pórticos. 

A agência de transportes destacou ainda que também haverá a implantação do free flow. Os novos projetos de concessão também devem contar com a inovação. Para as rodovias já concedidas (como a Bandeirantes e a Anhanguera), há estudos em andamento.

O sistema free flow (fluxo livre), tecnologia com sensores que calcula a tarifa por quilômetro rodado, elimina a necessidade do motorista parar em praças de pedágio, com consequente redução do tempo de viagem.

“O sistema funciona da seguinte forma: quando o veículo passa pelo pórtico, as câmeras com tecnologia OCR (Optical Character Recognition, ou Reconhecimento Ótico de Caracteres) fazem a leitura das imagens frontal e traseira das placas. Um scanner a laser faz a identificação e o dimensionamento dos veículos em tempo real, capturando as características como altura, largura, comprimento, trajeto e velocidade de carros, motos, ônibus, entre outros parâmetros”, explicou a Artesp.        

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