Colunas

DIREITO E DIGNIDADE - Por Lanna Vaughan Romano

É advogada sócia proprietária do Vaughan, Bradley & Vulcani advocacia, pós-graduada em direito da farmácia e do medicamento, direito médico, direito penal econômico e europeu pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra-Portugal, Direito público pela Universidade do Sul de Santa Catarina. E-mail:lannavaughan@vbvadvocacia.com.br

 

Cirurgia Laparoscópica versus Cirurgia Robótica. Você sabe a diferença?

 

Tanto a Cirurgia Robótica quanto a Cirurgia Laparoscópica fazem parte do avanço na área médica, de um novo paradigma de cirurgias minimamente invasivas com melhores condições de recuperação do paciente e menos tempo de internação hospitalar.


A cirurgia robótica é uma técnica que utiliza um robô que funciona com uma câmera 3D e permite ao cirurgião visualizar de forma mais ampla o local da cirurgia sem que tenha que realizar um corte de vários centímetros da área a ser operada.


Dessa maneira, a cirurgia conta com a intervenção de robôs, que atuam como instrumentos cirúrgicos, os robôs não agem sozinhos e necessitam da experiência e técnica precisa dos médicos para potencializar os benefícios da tecnologia.


As cirurgias robóticas por serem consideradas ainda de alta complexidade somente podem ser realizadas em hospitais com estrutura e equipamentos adequados sendo necessário que o médico cirurgião possua o registro de qualificação (RQE) na área cirúrgica relacionada ao procedimento do paciente, sendo essencial ainda que o médico tenha capacitação especifica em cirurgia robótica.


Essa cirurgia tem a vantagem de reduzir o tempo de hospitalização e garantir uma recuperação mais rápida ao paciente, considerando se tratar de um procedimento menos invasivo e com maior precisão na operação.


Já a cirurgia por laparoscopia ao invés de ser realizada com o auxílio de robôs na condução dos instrumentos e uma câmera 3D para melhor visualização, a laparoscopia se conecta por meio de uma fibra óptica de alta intensidade e uma câmera de vídeo de alta resolução, para que os profissionais médicos cirurgiões operem com detalhes e alta precisão.


A laparoscopia consiste em uma cirurgia na qual o médico faz uma pequena incisão na região a ser operada, por onde introduz o laparoscópio (aparelho por meio do qual irá visualizar e tratar a região abordada), o cirurgião pode visualizar os órgãos internos e fazer as intervenções diagnósticas ou terapêuticas necessárias, as incisões cirúrgicas são muito pequenas cerca de 1cm – 1,5cm.


Esta técnica tem a vantagem de ser minimamente invasiva e ocasiona um menor trauma cirúrgico, menor dor pós-operatória, recuperação mais rápida do paciente, cicatrizes menores e também reduz a taxa de infecções.


A cirurgia robótica e a cirurgia por laparoscopia, como quase todos os procedimentos médicos envolvem também riscos, mas sendo realizadas por um profissional experiente, são de muito baixa incidência em relação as cirurgias tradicionais/cirurgias abertas.

Deixe um comentário