Geral
Início do ano chove menos em Sumaré: em fevereiro, queda dos índices pluviométricos é de 75%

Volume de chuva registrado em Sumaré nos últimos dois meses fica abaixo de 2023, diz DAEE

Índice pluviométrico em janeiro e fevereiro de 2024 ficou 59% abaixo do que no mesmo período do ano passado; BRK pede consumo consciente de água

Da Redação | Tribuna Liberal

Em Sumaré, o volume de chuvas nos primeiros meses de 2024, janeiro e fevereiro, se mostra menor do que no que último ano, de acordo com dados da rede pluviométrica do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), responsável por medir o volume de chuvas em todo o Estado de São Paulo, e de equipamentos instalados pela BRK Ambiental em suas captações.

Em 2023, o volume em janeiro foi de 344 milímetros, já em 2024, fechou em 167 milímetros, o que representa uma queda de 51% no volume de chuva. Já nos vinte primeiros dias de fevereiro deste ano, foram registrados 46 milímetros de chuva nos pontos de monitoramento. Esse volume é 75% menor que o registrado no mesmo período de 2023, quando choveu 188 milímetros.

Os próximos dias seguem com previsão de altas temperaturas e diante deste cenário, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto do município, reforça a importância do consumo consciente de água, especialmente após 2023 ter registrado um consumo acima da média.

No último ano foi registrado o consumo por habitante/dia de 156 litros, o que significa que cada pessoa consumiu, pelo menos, 46 litros de água a mais por dia que o recomendado pela ONU (Organização das Nações Unidas), que estima que cada pessoa necessita de 110 litros de água por dia para atender às necessidades de consumo e higiene.

“Com a redução das chuvas, é importante se ter uma atenção especial para o consumo sustentável da água, sem desperdícios, e a participação da comunidade nesse contexto é fundamental”, destaca Daniel Makino, gerente de eficiência operacional da BRK em Sumaré.

DICAS PARA O CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA

-Mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes, fazer a barba e ao ensaboar a louça. Ao escovar os dentes com ela aberta, você gasta cerca de 13,5 litros de água em apenas dois minutos.

- Tome banhos curtos. Cinco minutos são suficientes para fazer a limpeza do corpo e, enquanto você se ensaboa, o registro deve ser fechado. Isso gera uma economia de até 30 mil litros no ano.

- Preste atenção e conserte eventuais vazamentos na sua casa. Um buraco de apenas 2 milímetros na tubulação de uma única casa desperdiça 3.200 litros de água por dia.

- Organize a louça antes de lavá-la. Use uma bacia para deixar os utensílios de molho, para amolecer a sujeira, lave toda a louça e enxágue tudo de uma única vez. Isso também ajuda na economia.

- Converse com as pessoas à sua volta sobre o consumo consciente de água, incentive ações de economia e redução no uso desse bem tão valioso.

- Mais dicas para um uso consciente de água estão disponíveis na página da campanha Jogando junto pela água, em https://jogandojuntopelaagua.com.br/. Neste endereço eletrônico, a BRK reúne todas as informações relacionadas à estiagem, como dados atualizados dos mananciais de captação, índices pluviométricos e um detalhamento das ações da concessionária no município.

Deixe um comentário