Geral
Sumaré é a cidade com as temperaturas mais elevadas de toda região, diz Ciiagro

Sumaré registra 41,5 graus e se torna o município mais quente da região

Com umidade relativa do ar em 14% e sem uma gota sequer de chuva, cidade vive clima semelhante ao do Deserto do Saara; situação traz alerta para unidades de saúde diante de temperaturas acima da média

Paulo Medina| Tribuna Liberal

A onda de calor que castiga a maior parte do país traz reflexos severos a Sumaré. Isso porque a cidade é a que mais sofre com o calor em toda região. Segundo dados do Ciiagro (Centro de Informações Agrometeorológicas), Sumaré registrou no domingo 41,6°C, temperatura que praticamente se repetiu nesta segunda-feira (25), com termômetros batendo à casa dos 41,5°C. 

A umidade relativa do ar também está baixa: 14% foi a mínima na cidade, que vive sem uma gota sequer de chuva, e enfrenta dias de um clima semelhante ao do Deserto do Saara, que tem umidade entre 10% e 15%. A situação, conforme explicou o secretário de Saúde de Sumaré, Rafael Virginelli, emite um alerta para o atendimento nas unidades de saúde e principalmente para a população, que deve tomar os cuidados necessários e evitar complicações no quadro clínico.

“Essa onda de calor começou na semana passada e está tendo reflexo, no final de semana foi forte, não tivemos alteração ainda no quadro de atendimento na emergência e urgência. Segunda-feira é um dia atípico em toda rede, o número de atendimentos está no padrão, as patologias não estão fora do quadro que se tem até o momento”, disse Virginelli.

“Estamos orientando pelas redes sociais para as pessoas se hidratarem, se cuidarem, não fazer exercícios físicos fortes debaixo do sol, como caminhadas, pedaladas, é preciso tomar um cuidado maior nesse período que pode chegar a 42°C”, completou.

Entre os problemas causados pelo forte calor está a insolação e a desidratação, que podem levar a outros sintomas como diarreia, febre, tontura, entre outros.

Hortolândia registrou 39,6°C, com umidade mínima de 23,5% nesta segunda-feira. Nova Odessa teve 39°C, com 18% de umidade do ar. Monte Mor anotou 38,3°C e 25,8% de umidade. Paulínia registrou 39,1°C e 24,7% de umidade.

Os moradores de Sumaré estão sentindo o calor de maneira mais acentuada. A cidade vem enfrentando temperaturas recordes. Esse calor abrasador tem causado preocupações crescentes, com uma combinação de calor intenso e baixa umidade, criando um ambiente árido e desconfortável para moradores.

“Para mim está terrível, não tenho ar-condicionado na minha casa e não durmo direito faz uns quatro dias, não me lembro de ter passado tanto calor como agora, estou indo buscar e comprar água direto”, afirmou Guilherme Pereira, morador da região do Matão.

Além disso, segundo especialistas, a onda de calor traz riscos para a economia local, com impactos diretos na agricultura, com possibilidade de perdas na produção.

Pets também demandam cuidados especiais

O calor traz consigo a necessidade de atenção redobrada aos animais de estimação. A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Hortolândia, através do DPBEA (Departamento de Proteção e Bem Estar Animal), está enfatizando a importância de proteger cães e gatos durante a onda de calor.

Profissionais do DPBEA ressaltam alguns cuidados simples, mas importantes, que podem ajudar a amenizar o calor, para o seu animal de estimação.

“Quando o clima esquenta, os humanos logo procuram se hidratar, como forma de reposição de líquidos que perdemos quando transpiramos. Com os animais não é diferente. Mesmo que o tutor não perceba o suor do seu pet, é extremamente importante que ele esteja atento à hidratação do animal”, destaca a veterinária Érika Christine da Silva, do DPBEA.

A veterinária, Joyce Faria da Silva, também do DPBEA, lembra que cuidar dos pets é fundamental, pois eles também sofrem com o calor e merecem atenção. “Com altas temperaturas, é essencial que as pessoas reconheçam plenamente a responsabilidade do bem-estar e dos cuidados necessários para preservar a saúde de seus bichinhos”, afirma.

Abandonar ou maltratar animais é considerado crime de acordo com a Lei Federal nº 9.605/98. Casos de maus-tratos podem ser denunciados diretamente ao DPBEA pelos telefones 3897-3312 ou 3897-5974

ALGUMAS ORIENTAÇÕES PARA OS PETS

- Evitar passeios em dias de calor intenso; caso necessário, realizar atividades nas horas mais amenas do dia, como pela manhã, até às 8h, e à tarde, após às 18h.

- Priorizar locais sombreados e frescos com acesso à água durante os passeios; levar uma garrafa de água e uma vasilha para garantir a hidratação dos pets.

- Verificar a temperatura do chão (calçada, areia, asfalto) com as mãos ou pés; se não for possível, evite colocar o animal para prevenir queimaduras nas patas.

- Esteja atento à hipertermia, um aumento extremo da temperatura corporal do animal, que pode causar desconforto intenso e, em casos graves, levar à morte.

- Cães com problemas cardíacos são mais suscetíveis ao calor; a alta temperatura pode desregular o funcionamento do coração, causando problemas graves.

- Evitar deixar os pets dentro de veículos parados, mesmo com as janelas abertas ou o ar condicionado ligado, devido à temperatura interna dos automóveis.

-Em casa, mantenha os animais em locais frescos, forneça água disponível, ofereça frutas geladas e coloque pedras de gelo na água.

- Ofereça as refeições fora dos horários de maior calor.

- Proteger os animais de estimação durante o verão é essencial para garantir seu bem-estar e saúde.

- Para os gatinhos, são indicadas fontes de água; os bichanos são animais de origem desértica, e esses objetos auxiliam o aumento da ingestão de água.


Deixe um comentário