Geral
Realizado pela BRK, o Programa Olho Vivo contará com três pontos de recebimento na cidade

Sumaré inicia projeto para coleta e destinação correta do óleo de cozinha usado

Da Redação | Tribuna Liberal

Com o objetivo de incentivar os sumareenses a realizarem o descarte adequado do óleo de cozinha usado, a BRK, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto em Sumaré, acaba de lançar o programa “Olho Vivo: água e óleo não se misturam”.

O programa prevê o correto recolhimento e destinação adequada do óleo de cozinha usado. Até o momento, foram instalados três pontos de coleta, sendo um em cada Loja de Atendimento (Matão, Centro e Área Cura). Os moradores que quiserem realizar o descarte devem se dirigir aos locais de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

“Por meio do projeto Olho Vivo é possível a aplicação de uma estratégia contínua de preservação ambiental, reduzindo o impacto gerado com o descarte inadequado do óleo de cozinha usado no solo, nos cursos d’água e na rede de esgoto”, explica Adriano Mendonça, coordenador comercial da BRK em Sumaré.

IMPACTOS DO DESCARTE IRREGULAR

O descarte irregular de óleo e gorduras nas redes e em ligações residenciais é um dos maiores desafios enfrentados pela concessionária e essa prática é a principal causa de obstruções e extravasamentos.

A rede coletora de esgoto é um equipamento público responsável por coletar, afastar e levar os efluentes gerados nas residências, escolas, comércios e indústrias por meio de tubulações dimensionadas para tal finalidade, ou seja, o sistema consegue transportar e fazer o tratamento adequado apenas de esgotos provenientes de banheiros, pias e tanques.

“O óleo de cozinha é um grande vilão do sistema de saneamento e do meio ambiente e a participação ativa da população nesse projeto é de extrema importância para evitar problemas no sistema de esgoto da cidade”, comenta Adriano.

Com a destinação adequada, o óleo de cozinha usado, após coletado pela empresa Duque Sustentabilidade, será reaproveitado como matéria-prima para produção de biodiesel.

PALESTRAS

A segunda etapa do programa terá início em março, quando serão realizadas palestras em escolas estaduais da cidade para orientar os estudantes e tê-los como aliados e multiplicadores das informações. Além das palestras as escolas passarão a ser um ponto de coleta para a comunidade local.

LOJAS DE ATENDIMENTO

• Loja - Centro

Rua Emilio Leão Brambilla, 300, Vila Menuzzo

• Loja - Matão

Avenida Minasa, 1408, Vila San Martin

• Loja - Área Cura

Rua Maximiano Lopes, 202, Jardim Denadai

SAIBA COMO PARTICIPAR DO PROJETO

- Após a fritura dos alimentos, espere o óleo esfriar;

- Armazene o óleo usado já frio em garrafas de plástico ou PET;

- Leve a garrafa até uma das Lojas de Atendimento que contenha o ponto de coleta mais próximo da sua casa e deposite no coletor do projeto.

Deixe um comentário