Simulado prepara bombeiros e Defesa Civil para enfrentamento da estiagem

Atividade foi realizada em área na Avenida Ampelio Gazzetta, em Nova Odessa, com participação de equipes de Sumaré, Hortolândia, Sta. Bárbara, Monte Mor e Americana

Uma queimada controlada mobilizou bombeiros de Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa, Sumaré, Hortolândia e Monte Mor e também as Defesas Civis de Nova Odessa, Santa Bárbara d´Oeste, Americana e Sumaré em um treinamento regional para enfrentamento de emergências nesta época de estiagem. 

O treinamento foi realizado em uma área na Avenida Ampelio Gazzetta, em Nova Odessa, na tarde desta quarta-feira (22) e foi acompanhado pela reportagem do Jornal Tribuna Liberal, a convite da Associação dos Bombeiros Voluntários de Nova Odessa.

Integrantes das secretarias municipais de Obras e de Meio de Nova Odessa e a Coden Ambiental também participaram do treinamento seguido de simulação.

O primeiro tenente do Corpo de Bombeiros Elio Douglas Marcolino Lima, do 3º Subgrupamento de Bombeiros do 16º Grupamento de Bombeiros, sediado em Americana, informou que a intenção de simular o incêndio em vegetação foi para preparar os bombeiros e Defesa Civil para enfrentamento da estiagem.

Além disso, o tenente informou que a intenção foi apresentar os materiais utilizados no treinamento das equipes. Segundo o tenente, este foi um ano atípico, porque, no Outono, ocorreram chuvas, o que gerou uma menor demanda por chamadas para controlar focos de incêndio em vegetação em relação ao ano passado.

“Nossa intenção é diminuir, eliminar e minimizar os efeitos que ocorrem devido a fogo na vegetação”, explicou o tenente. Marcolino também comentou que as queimadas causam poluição ambiental, mortes de animais e até mesmo acidentes quando a fumaça se espalha por vias de grande fluxo de veículos. Sem contar que focos de incêndio podem atingir a vegetação de Unidades de Preservação Ambiental e comprometer o abastecimento de água se ocorrer próximo de nascentes.

Para o tenente Élio, “o objetivo foi um treinamento rápido e prático, visando mostrar aos participantes que um pequeno foco desencadeia um incêndio de grandes proporções e difícil de combater”.

“Mostramos, com esse treinamento, a facilidade de perder o controle em um incêndio, daí a importância dos equipamentos necessários, inclusive o caminhão com água. Isso aqui hoje foi muito válido, inclusive para quem cursa faculdade, pois vale como hora complementar”, mencionou o tenente.

O cabo Thiago Brancalhão apresentou os EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais), como o macacão apropriado para incêndio florestal, capacete, respirador, luva, abafador, bomba costal e soprador, entre outros. A ação contou com um caminhão-pipa da Coden.

“Foi excelente esse trabalho, que teve ótima participação regional. É um treinamento que serve tanto para treinar os novatos como para alinhar as equipes para fazer o melhor trabalho no combate a um incêndio. Temos que estar sempre preparados visando proteger a população”, disse o coordenador da Defesa Civil de Nova Odessa, Vanderlei Wilians Vanag. 

O funcionário da Coden Emerson Casarollo, o primeiro voluntário a vestir o macacão especial para incêndio florestal, disse que “valeu muito essa experiência”. “Já apaguei fogo, mas não dessa proporção, nem com o equipamento de segurança. Grande aprendizado no dia de hoje”, declarou. 

Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199, os Bombeiros da PM pelo 193 ou a Polícia Militar pelo 190.

Deixe um comentário