Geral
Máquinas tomaram as ruas para o começo da construção do viaduto sobre os trilhos

Rumo inicia obra do viaduto da João Argenton e trânsito muda em Sumaré

Agentes de trânsito estão orientando o tráfego, mas motoristas devem ficar atentos com as alterações nas vias; estimativa para o término da obra é de 10 meses

Da Redação | Tribuna Liberal

A Rumo, empresa responsável pela malha ferroviária paulista, iniciou nesta segunda-feira (23) a construção do viaduto na avenida João Argenton entre a ferrovia e a via municipal. A obra, intermediada pelo deputado estadual Dirceu Dalben (Cidadania), foi anunciada este mês pelo prefeito Luiz Dalben (Cidadania). A estimativa para o término da obra é de 10 meses e o prazo está sujeito a alterações de acordo com as condições climáticas, segundo a Rumo. Os motoristas devem ficar atentos com as mudanças no trânsito realizadas para o início das obras.

De acordo com a Rumo, o tráfego para veículos e pedestres será interditado na região do cruzamento da avenida João Argenton. Durante o período de obras, toda organização do fluxo rodoviário e sinalização de trânsito no local será feita pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Rural, responsável por orientar motoristas e pedestres.

A rua Francisco Duarte teve o sentido invertido sendo permitido apenas descer sentido avenida Julia de Vasconcellos Bufarah. Além disso, o fluxo da avenida João Argenton sentido Centro será desviado para a rua Dom Barreto, para acessarem a rua Francisco Duarte e seguirem o trajeto. Agentes de trânsito estão nas vias orientando o tráfego. Durante este período, a Prefeitura pede a compreensão dos condutores.

OBRA

A empresa explica que a obra irá eliminar os riscos de colisão e atropelamento no local. O viaduto terá 120 metros de comprimento e largura de 9,10m. A altura do dispositivo será de 6,75 metros, permitindo que todas as composições, incluindo os trens double-stack (contêineres em dois níveis) circulem pelo local com segurança.

Deputado e prefeito participaram de audiências públicas no Tribunal de Contas da União, estiveram reunidos com representantes da Rumo, do Governo do Estado e do Ministério da Infraestrutura, defendendo a realização desta e outras obras, que vão solucionar conflitos entre as vias urbanas e a linha férrea em Sumaré e também outras 39 cidades paulistas, por meio do contrato de concessão da Malha Ferroviária Paulista à empresa Rumo, assinado em maio de 2020 com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

O viaduto no Jardim Primavera ligará a avenida João Argenton com a avenida Eugênia Biancalana Duarte (próximo à Faculdades Anhanguera) e terá duas faixas de rolamento para veículos.

Deixe um comentário