Geral
Paulínia oferece 95 vagas para cursos gratuitos na área de TI e outras 1.800 na área de gastronomia

Região tem 2 mil vagas para cursos gratuitos de qualificação profissional

Inscrições estão abertas nos municípios de Sumaré, Hortolândia, Nova Odessa e Paulínia, em diversas áreas

Quem precisa melhorar o currículo para aumentar as chances de contratação no mercado de trabalho pode se inscrever nos cursos de qualificação profissional rápidos e gratuitos oferecidos pelas prefeituras da região (Sumaré, Nova Odessa, Hortolândia e Paulínia). 

Mais de 2 mil vagas estão abertas em diversas áreas: tecnologia da informação, administrativa, beleza e gastronomia. De acordo com o consultor Juarez Pereira da Silva, especialista na área de treinamento e desenvolvimento de pessoas, essas formações ajudam a reduzir a escassez de mão de obra qualificada, além de fazerem a diferença na disputa por uma vaga de emprego (leia texto abaixo).

Em Paulínia, a prefeitura anunciou a abertura de inscrições para 95 cursos grátis na área de tecnologia da informação. São 51 vagas para o curso Implantação de Serviços em Inteligência Artificial em Nuvem Microsoft AI900, com carga horária de 40 horas. É necessário ter conhecimento básico de serviços relacionados à nuvem e noção em lógica de programação. As aulas são aos sábados e às segundas, quartas e sextas-feiras.

Outras 44 vagas são ofertadas para o curso Implantação e Análise de Dados em Nuvem Microsoft DP900. Para participar é necessário ter conhecimento básico de serviços relacionados à nuvem e conhecimento básico em banco de dados, segundo informações da prefeitura. A formação também tem duração de 40 horas, com turmas aos sábados e às terças e quintas-feiras.

De acordo com a prefeitura, para os dois cursos é necessário ter, no mínimo, 16 anos de idade completos. Os interessados devem procurar pela unidade do Senai, localizada na Avenida Engenheiro Roberto Mange, no Alto dos Pinheiros, para efetivarem suas matrículas, munidos dos documentos (original e cópia): RG e CPF, comprovante de endereço, comprovante de escolaridade e conhecimento na área de atuação (quando exigido). As vagas são limitadas e os candidatos serão selecionados por ordem de inscrição.

GASTRONOMIA

Para quem gosta da área de gastronomia e pensa em gerar renda com a comercialização de comidas, uma boa dica são as oficinas gratuitas de culinária sustentável, uma parceria da Prefeitura de Paulínia com a empresa Bayer. As aulas são realizadas em ambiente digital, porém, para que seja mais acessível, o conteúdo também será disponibilizado na Sala de Imprensa da Prefeitura. As inscrições estão disponíveis através do site https://culinariasustentavel.com.br/.

De acordo com a administração, as oficinas do projeto Culinária Sustentável acontecerão até novembro deste ano. Nesse período, serão oferecidas quatro oficinas, com 600 vagas, cada. A primeira aconteceu no dia 18 de agosto, quando os participantes aprenderam a fazer biscoito-flor amanteigado com geleia de goiaba e sonho de banana.

A próxima oficina “Releituras vegetarianas” será no dia 15 de setembro, quando os alunos vão aprender receitas de moqueca de pupunha e escondidinho de casca de banana. No dia 20 de outubro é a vez da oficina Sobremesas, quando serão ensinadas receitas de paçoca e de sorvete de manga com inhame e gengibre. A última oficina será “Cozinha Prática”, dia 10 de novembro. Os aprendizes vão fazer lasanha de abobrinha e kibe de abóbora recheado.

NOVA ODESSA

Em Nova Odessa, a prefeitura está com inscrições abertas para novas turmas do curso gratuito “Alimente-se Bem”, em parceria com do Sesi-SP (Serviço Social da Indústria), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. A atividade, com duração de 4h, acontece na Unidade Móvel no estacionamento do Supermercado São Vicente da Avenida Ampelio Gazzetta – um dos parceiros do projeto. As aulas das próximas turmas estão programadas para os dias 29, 30 e 31 de agosto e 1º de setembro.

Segundo a assessoria de imprensa, a capacidade é para até 30 participantes por aula. Nelas, os alunos aprendem como elaborar receitas saborosas e nutritivas, sem desperdício, por meio do aproveitamento integral dos alimentos, com ênfase no incentivo ao consumo de frutas, legumes e verduras.

Os interessados podem se inscrever na Secretaria de Desenvolvimento, na Rua Duque de Caxias, nº 442, Centro, de segunda a sexta, das 8h30 às 16h. É necessário apresentar documento de identidade e comprovante de endereço. O curso acontece sempre de segunda a quinta-feira, com duas opções de horários: das 16h às 18h ou das 18h30 às 20h30.

Sumaré, Hortolândia e Paulínia abrem 120 vagas com bolsa-auxílio de R$ 210

Em Hortolândia, Sumaré e Paulínia, pessoas interessadas nos cursos do Programa Via Rápida, realizado pelo governo do Estado, recebem uma bolsa-auxílio no valor de R$ 210, desde que concluam a formação com, no mínimo, 75% de frequência. Juntas, as três cidades disponibilizam 120 vagas para cursos profissionalizantes, com ajuda financeira.

Hortolândia está com inscrições abertas para os cursos de assistente administrativo e de assistente contábil, de crédito e cobrança, segundo a assessoria de imprensa da prefeitura. São 20 vagas disponíveis em cada modalidade. Podem se inscrever pessoas com idade a partir de 16 anos.

Para o curso de assistente administrativo, a inscrição deve ser feita por meio do link bit.ly/AssistenteAdmHorto. Já os interessados no curso de assistente contábil, de crédito e cobrança devem se inscrever por meio do link bit.ly/contabilHorto.

Outra opção em Hortolândia são os cursos “Designer de Sobrancelhas com Retirada de Pelos com Pinça e Correção com Henna” e “Fabricação de Pizzas e Salgados Assados”, esses realizados pela Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social com apoio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio ao Micro e Pequeno Empreendedor).

A prefeitura também recebe inscrições para o curso Fabricação de Produtos de Confeitaria, uma parceria com o Sebrae e Senai (Serviço Nacional da Indústria). Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (19) 3965-1400, Ramal: 8204.

Sumaré informou que tem vagas abertas para os cursos de Recepção e Atendimento e outro de Assistente Contábil de Crédito e Cobrança. São 20 vagas para cada curso. As aulas serão no formato remoto.

As inscrições vão até a próxima quinta-feira (1º) e as aulas começam dia 13. Podem se inscrever pessoas de ambos os sexos, com mais de 16 anos. Os interessados devem fazer a inscrição por meio do site do Via Rápida, por meio do link https://www.cursosviarapida.sp.gov.br, ou no posto de atendimento do “É Pra Já”, na Rua Ipiranga, 316, Centro, Sumaré. Os certificados serão emitidos pelo Centro Paula Souza, parceiro na formação.

O Programa Qualifica Paulínia está com inscrições abertas para os cursos de Informática Básica e Montagem e Manutenção de Microcomputadores, realizados em parceria com o Via Rápida. No total, são 40 vagas à disposição da população, segundo informações do portal de notícias da Prefeitura. A inscrição é feita pelo site governamental, o www.paulinia.sp.gov.br. Para participar é necessário ter 16 anos de idade completos. As aulas serão online. Os cursos têm carga horária de 100 horas.  

Formações grátis ajudam a reduzir escassez de mão de obra qualificada, diz especialista

Para Juarez Pereira da Silva, especialista na área de treinamento e desenvolvimento de pessoas, os cursos rápidos e gratuitos de capacitação profissional são “fundamentais para a inserção no mercado de trabalho”. “Hoje há uma escassez de mão de obra, de profissionais minimamente capacitados para o mercado de trabalho, que começa a aquecer em várias áreas. Essas formações permitem que os participantes conheçam mais um pouco de si próprios e comecem a perceber algumas habilidades que nem percebiam antes”, afirma Silva, sócio da empresa Transição Consultoria, que atua em treinamentos comportamentais e coach de produtividade.

O consultor observa que, mesmo sendo rápidos, esses cursos agregam muito ao currículo de um candidato à vaga de emprego diante das atuais exigências do mercado de trabalho. “Por meio dessas capacitações, eles (candidatos) terão uma comunicação mais assertiva, postura mais adequada, mais profissional que pode ser um diferencial e definir uma contratação. Diferentemente de tempos atrás, em que as empresas buscavam somente pessoas de confiança, com experiência, hoje, além desses requisitos, valoriza-se as competências”, destaca Silva.

Nível de conhecimento profissional e de si próprio, interesse em novos aprendizados, habilidade para interagir com colegas no ambiente corporativo e integrar-se ao meio, facilidade de trabalho em equipe, atitudes pró-ativas e positivas, além de senso de responsabilidade e engajamento são características bastante observadas pelas empresas na hora de recrutar seus colaboradores, enumera o especialista.  

CURSOS GRATUITOS COM INSCRIÇÕES ABERTAS

HORTOLÂNDIA

Assistente Administrativo

Inscrição: pelo link bit.ly/AssistenteAdmHorto)

Assistente Contábil

Inscrição: pelo link (bit.ly/contabilHorto)

Designer de Sobrancelhas com Retirada de Pelos com Pinça e Correção com Henna; Fabricação de Pizzas e Salgados Assados; Fabricação de Produtos de Confeitaria

Informações sobre inscrição: Secretaria de Inclusão, Telefone: 3965-1400 Ramal: 8204

NOVA ODESSA

Curso “Alimente-se Bem” do SESI-SP

Inscrição: Secretaria de Desenvolvimento, na Rua Duque de Caxias, nº 442, Centro, de segunda a sexta, das 8h30 às 16h.

PAULÍNIA

Curso Implantação de Serviços em Inteligência Artificial em Nuvem Microsoft AI900

Implantação e Análise de Dados em Nuvem Microsoft DP900.

Inscrição: unidade do Senai, localizada na Avenida Engenheiro Roberto Mange, no Alto dos Pinheiros

Informática Básica; Montagem e Manutenção de Microcomputadores

Inscrição: www.paulínia.sp.gov.br

Oficinas de Culinária Sustentável

Inscrição: site https://culinariasustentavel.com.br/

SUMARÉ

Recepção e Atendimento

Assistente Contábil de Crédito e Cobrança

Inscrição: pelo site https://www.cursosviarapida.sp.gov.br ou no posto de atendimento do “É Pra Já”, na Rua Ipiranga, 316, Centro, Sumaré.

Deixe um comentário