Geral
Secretário de Planejamento Urbano, Carlos Roberto Prataviera Júnior, apresentou programa

Programa de Eficiência Energética de Hortolândia atrai outros municípios

Prefeitura recebeu a visita de vereadores do Legislativo de Franca que vieram conhecer o programa nesta semana e destacaram planejamento estratégico de Hortolândia

Da Redação | Tribuna Liberal

O programa de Eficiência Energética de Hortolândia atrai o interesse de outros municípios paulistas e do Brasil. Prova disso é que a Prefeitura recebeu a visita de dois vereadores da Câmara Municipal de Franca, nesta quinta-feira (25). Os representantes do Poder Legislativo francano, Marcelo Tidy e José Barbosa da Silva “Zezinho Cabeleireiro”, vieram conhecer o programa.

O secretário de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, Carlos Roberto Prataviera Júnior, e o agente de infraestrutura da pasta, Marcelo Zanibon, apresentaram o programa para os vereadores. Prataviera destacou que o lançamento do programa, realizado pela Prefeitura com a participação do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em dezembro do ano passado, já está tornando Hortolândia referência nacional na área de geração de energia.

 “O programa é uma iniciativa inovadora da Prefeitura para consolidar Hortolândia como município inteligente e sustentável. O ministro Alexandre Silveira destacou que o programa é referência para o Governo Federal, que também pretende implantá-lo no Brasil. Desde o lançamento, já temos recebido visitas de autoridades e representantes de municípios do Estado de São Paulo e também de outros estados brasileiros. O programa tem chamado muito a atenção dos visitantes. O programa também já é muito elogiado por grandes empresas. Um alto executivo de uma companhia multinacional que está em processo de instalação em Hortolândia ficou bastante impressionado com o programa. Ele disse que até então não tinha visto um projeto dessa magnitude em nenhuma outra cidade do mundo. O programa de Eficiência Energética vai proporcionar sustentabilidade econômica ao município, além de ter uma grande preocupação com a preservação do meio ambiente. Enfim, é uma iniciativa que tem tudo para dar certo”, destaca o secretário.

Na apresentação, Prataviera e Zanibon também mostraram para os vereadores outras obras e ações importantes em execução pela Prefeitura. Dentre elas destaca-se a implantação das 21 usinas fotovoltaicas que irão gerar uma economia de R$ 4 milhões a Hortolândia.

Os vereadores elogiaram o programa e a apresentação. “Agradecemos a acolhida calorosa que tivemos do secretário Carlos Roberto Prataviera Júnior e de Marcelo Zanibon. Hortolândia é muito receptiva. A apresentação foi rica em detalhes. Pude perceber que Hortolândia é uma cidade muito bem planejada. Chamou a atenção a preocupação que a Prefeitura tem com a transparência de informações. Hortolândia é uma cidade que está num estágio muito avançado na questão de se tornar uma smart city em comparação com outras cidades que já visitamos”, elogiou o vereador Marcelo Tidy.

O vereador José Barbosa da Silva “Zezinho Cabeleireiro”, elogiou a preocupação de Hortolândia com a questão do descarte de resíduos. “Nós circulamos pela cidade, e uma coisa que nos chamou a atenção foi a grande quantidade de cestos de lixo instaladas nas avenidas da cidade”, ressaltou o vereador.

Após a visita, os dois representantes do Poder Legislativo de Franca pretendem apresentar à Prefeitura de lá as informações colhidas e sugerir a implantação de alguns dos projetos apresentados por Hortolândia.

Deixe um comentário