Geral
Trabalho das equipes mobilizadas na recuperação vem sendo realizado desde o início da semana passada

Prefeitura de Nova Odessa reconstrói sistema de drenagem da ‘ponte’ da Rua Fioravante Martins

Da Redação | Tribuna Liberal

A Diretoria de Serviços Urbanos da Prefeitura de Nova Odessa finaliza nessa semana uma grande intervenção para recuperar o sistema de galerias de drenagem de águas pluviais (da chuva) no entorno da ponte do Córrego Piconi sob a Rua Fioravante Martins, no Jardim São Manoel. As galerias existentes são paralelas à ponte propriamente dita, que é composta por aduelas e que não apresenta problemas.

Segundo o diretor (e engenheiro civil) Luan Vitorelli, as galerias do local acabaram sendo totalmente “entupidas” por areia e entulho carreados pelas enxurradas ao longo do tempo, o que vinha causando alagamentos pontuais na esquina da Rua Fioravante Martins com a Rua Octávio Guedes em momento de chuvas fortes e constantes.

O trabalho das equipes mobilizadas nesta recuperação vem sendo realizado desde o início da semana passada, em três etapas. Primeiro, foi feita a desobstrução da boca de lobo e da canalização existentes, composta por três linhas de tubos de concreto de 60 centímetros de diâmetro cada que “atravessam” a rua pelo subterrâneo, da boca de lobo até o leito do córrego.

Em seguida, foi feito um trabalho de limpeza do leito do córrego, em seu trecho a jusante (abaixo) da ponte, que acabou assoreado ao longo dos anos e, por isso, não dava vazão suficiente às águas trazidas pelas galerias. Por fim, as equipes da Diretoria de Serviços Urbanos da Prefeitura já estão refazendo uma das três linhas de tubulação, a boca de lobo e o calçamento para pedestres da própria ponte, que é a última etapa da obra.

A ponte do Córrego Piconi foi construída no final da década de 2000 pela Prefeitura como forma de sanar definitivamente os constantes alagamentos que aconteciam na via, no trecho entre a Avenida Ampelio Gazzetta e o ponto em que a própria Rua Fioravante Martins muda de nome para Olivio Belinate, já no Jardim São Manoel.

23 DE MAIO

Segue em fase final de obras também a recuperação das erosões que afetam o Parque Linear do Conjunto Residencial 23 de Maio. As erosões podem ser vistas dos dois lados da Rua Sigesmundo Andermann – uma delas chegou a danificar a calçada da nova passagem inferior (conhecida como “nova ponte”) do Córrego Capuava. O trabalho das equipes da Prefeitura e Coden começaram no final de janeiro.

Neste caso, o serviço inclui a recuperação completa das três tubulações antigas de águas pluviais que ligam o córrego sem nome que “desce” dos condomínios da região da Rodovia Rodolfo Kivitz até o Córrego Capuava, e que passam sob o Parque Linear e sob a Sigismundo Andermann. O entupimento dessas tubulações por areia causou as erosões no Parque Linear.

Deixe um comentário