Geral
Descarte de eletrônicos poderá ser feito pela população sem sair do carro

Prefeitura de Nova Odessa realiza drive-thru para coleta de eletrônicos no sábado

Em parceria com o Consimares e a BrasilReverso, ação acontece das 9h às 16h em frente ao Paço; outras seis cidades que fazem parte do consórcio, incluindo Hortolândia e Monte Mor, também realizam a campanha

Estimular a população a fazer o descarte correto de eletrônicos não utilizados. Com esta finalidade, acontece neste sábado (15), das 9h às 16h, um drive-thru para coleta desses aparelhos. A ação da Prefeitura de Nova Odessa, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com o Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos) e a BrasilReverso, ocorre em frente ao Paço Municipal.

A intenção é que os moradores que têm eletroeletrônicos que não usam mais possam trazê-los visando o descarte correto. Serão aceitos aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos (computador, laptop, autofalantes, caixas de som, aparelho de barbear, câmera de vídeo, impressora, calculadora, aspirador de pó, cabos, fios, carregadores, entre muitos outros), menos lâmpadas, pilhas e baterias. Outras seis cidades que fazem parte do Consimares – Capivari, Elias Fausto, Hortolândia, Monte Mor, Santa Bárbara d’Oeste – também terão ações simultâneas de coleta.

“Nova Odessa terá seu drive-thru para descarte de materiais recicláveis. Para facilitar, a população poderá fazer o descarte sem sair do carro. Pedimos aos moradores que têm esses aparelhos inutilizados em casa, que tragam para que sejam descartados corretamente. Ao serem reutilizados, favorece o nosso Meio Ambiente”, diz o prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD).

Com foco na sustentabilidade, a Prefeitura de Nova Odessa tem procurado seguir as exigências do novo marco regulatório da Política Nacional de Resíduos, ampliando as ações de reciclagem no município, através de parceria com a BrasilReverso – empresa situada no município que faz a reciclagem e o gerenciamento dos resíduos eletroeletrônicos.

Para tanto, a gestão atual lançou em dezembro um programa cuja intenção é difundir a prática de descarte correto de eletroeletrônicos no PVE (Ponto de Entrega Voluntária) instalado no próprio Paço Municipal. Também foi disponibilizado um PEV no Parque Ecológico para que os moradores possam dar uma destinação correta aos resíduos recicláveis do município.

Nesses PEVs, são recolhidos materiais eletrônicos que iriam para o lixo, mas que não são lixo, ou seja, equipamentos eletroeletrônicos de uso doméstico de pequeno e médio porte sem utilidade, como computadores, impressoras, telefones, carregadores, mouses e outros eletrodomésticos. Não devem ser descartados nos PEVs lâmpadas, pilhas ou baterias.

LEV

A PMNO disponibiliza ainda um LEV (Local de Entrega Voluntária). Trata-se de um ponto fixo para descarte de materiais recicláveis, que está instalado no Parque Ecológico Isidoro Bordon, na Rua João Bolzan, nº 110, no Mathilde Berzin.

Já o descarte de entulhos – restos de materiais de construção, móveis, eletrodomésticos, madeira, galhos de árvore e outros materiais considerados inservíveis – deve ser feito nos dois ecopontos da cidade: na Rua Vilhelms Rosenbergs, no Jardim Monte das Oliveiras; e na Rua Frederico Hansen, ao lado da Estação de Captação de Água da Coden Ambiental, no Residencial Triunfo. Ambos funcionam de segunda a segunda, das 7h às 19h. 

Deixe um comentário