Geral
Medida publicada nesta quarta-feira (21) no Diário Oficial beneficia toda a corporação

Prefeitura concede progressão funcional à Guarda Municipal de Hortolândia a partir deste mês

Na folha de pagamento de setembro, agentes contemplados terão aumento dos atuais vencimentos numa escala que varia entre 9,27% e 22,99%, conforme a classe a que pertençam

Depois de atender à demanda profissional de servidores efetivos da Saúde, da Educação e também da área administrativa, a Prefeitura de Hortolândia concede agora progressão funcional aos integrantes da força municipal de Segurança. A medida foi publicada, nesta quarta-feira (21), na edição 1662 do Diário Oficial Eletrônico do Município.

De acordo com a Secretaria de Segurança, a medida beneficia toda a corporação e, a cada cinco anos no cargo e na especialidade, todos terão a oportunidade de progredir, desde que haja vaga na classe imediatamente superior. A decisão coincide com outra data festiva: o aniversário de 29 anos de formação da 1ª Turma da GM, celebrado nesta quinta-feira (22).

Segundo a Secretaria de Administração e Gestão de Pessoal, a partir da folha de pagamento de setembro, os guardas municipais contemplados terão aumento dos atuais vencimentos numa escala que varia entre 9,27% e 22,99%, conforme a classe a que pertençam. No caso da GM, há quatro categorias: especial, 1ª, 2ª e 3ª classe.

“Os critérios de progressão são aqueles definidos no art. 15 da Lei Municipal 118/2022. Basicamente, a exigência refere-se ao tempo de efetivo exercício como guarda municipal. Quanto maior a classe, maior o tempo exigido para fins de progressão”, explica o secretário-adjunto de Administração e Gestão de Pessoal, Eduardo Dias de Vasconcelos.

Na atual gestão, esta é a quarta vez que a prefeitura concede progressões funcionais. Em agosto de 2021, foram beneficiados 50 servidores da Saúde; em novembro do mesmo ano, 27 integrantes da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia; e, em julho de 2022, mais 155 servidores, sendo 130 no cargo de agente de gestão, 23 no de agente de políticas sociais e dois no de professor de Educação Básica.

A notícia da progressão funcional agradou a categoria, relembrando em alguns GMs momentos importantes da carreira no serviço público. “Ser guarda municipal me proporcionou socorrer pessoas em situações vulneráveis, coibir e ou impedir atos delituosos. É com muito orgulho que falo ‘Sou Guarda Municipal’. Eu ingressei na Guarda em 1994. São quase 28 anos nessa valorosa instituição. Nesse tempo, acompanhei o desenvolvimento e o crescimento da nossa cidade, onde tenho orgulho de fazer parte da segurança do nosso município. Hoje é um dia de muita felicidade, pois esta progressão representa o reconhecimento do nosso trabalho em servir e servir bem à nossa população hortolandense”, explica a GM Patrícia Elaine Machado Curcio, 47, há 28 anos na corporação.

Para o GM Rodney Luís Romão, 53, é como um sonho realizado. “Esse momento é muito importante, porque nos traz, não só para mim, mas para toda a nossa classe, perspectivas profissionais que precisamos para o nosso trabalho. Ela se torna um reconhecimento, mesmo que individual, pelo tempo de casa, pelo trabalho executado. Sou uma pessoa muito grata a essa gestão, porque é uma promessa que se cumpre. Agradeço muito. Vou comemorar bastante junto com a minha família. A progressão agora é uma realidade”, ressalta o servidor, que está há 15 anos na Guarda.

“É muito gratificante poder honrar esse compromisso assumido pelo Governo, que iniciou com o eterno prefeito Angelo Perugini e, sequencialmente, cumprido pelo prefeito Zezé Gomes. Coincidência ou não, publicou a implantação desse projeto tão importante, no momento da comemoração de 29 anos da 1ª Turma da Guarda Municipal de Hortolândia”, ressaltou o secretário de Segurança, Joldemar Nunes Corrêa, o Dr. Jold.

Deixe um comentário