Geral
Abastecimento de água é aprovado por moradores, diz levantamento do INDSAT

Pesquisa põe abastecimento de água em nível ‘excelente’ em Hortolândia

Dados revelam que serviço possui 91% de satisfação entre moradores; em três meses, abastecimento teve alta de 15 pontos, mostra INDSAT

Paulo Medina | Tribuna Liberal

Pesquisa do INDSAT (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos) aponta que Hortolândia chegou a nível de “excelência” quando o assunto é abastecimento de água. Esse setor da cidade é gerenciado pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), que se aproxima da privatização dos serviços, segundo o governo estadual.

De acordo com os dados da pesquisa, depois de mais de dois anos, o abastecimento de água chegou ao grau de excelência medido pelo INDSAT. O setor obteve 812 pontos e os números superam a média das Cidades de Médio Porte aferidas pelos levantamentos. A média das cidades do porte de Hortolândia é de 778 pontos.

O abastecimento público local é o primeiro colocado entre 16 setores avaliados por moradores de Hortolândia e foi o único a chegar ao nível de excelência, segundo o INDSAT. Os dados se referem à evolução de março para junho deste ano, com crescimento de 15 pontos no setor na cidade.

“O mesmo desempenho foi observado na aprovação. 91,7% aprovaram o abastecimento da cidade, representando o maior resultado entre novembro de 2020 e junho de 2023. 17,2% dos entrevistados classificam o serviço como ótimo, enquanto 74,5% julgam o abastecimento bom. Em março, as avaliações positivas registraram 90,2%. O patamar atual supera os números do mesmo período do ano anterior, quando o abastecimento recebeu 83,9% de ótimo e bom em junho de 2022”, pontuou publicação do INDSAT.

Cerca de 400 moradores maiores de 16 anos participaram da pesquisa. Desse total, 2% reprovaram o serviço. A pesquisa tem margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%. Pela metodologia do instituto, acima de 800 pontos é considerado grau de excelência dos serviços. No outro extremo, abaixo de 350 pontos e de 200 pontos, serviços são classificados com baixo grau e baixíssimo grau de satisfação, respectivamente.

PRIVATIZAÇÃO

O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou ter “certeza” de que a privatização da Sabesp irá reduzir a tarifa de água para consumidores. Cerca de 411,8 mil moradores, atendidos pela companhia em Hortolândia, Monte Mor e Paulínia, podem ser contemplados com a possível redução tarifária. Agora, o governo informou que analisa qual índice exato de redução será dado em caso de desestatização da companhia de saneamento. O estudo de privatização segue em andamento.

Conforme o Estado, a condição primária dada pelo governador Tarcísio de Freitas para a concessão da companhia de saneamento ao setor privado foi a redução do custo à população. Atualmente, a Sabesp é responsável pelo fornecimento de água a 375 municípios no Estado. Com a desestatização, o Executivo planeja estender esse atendimento para cerca de 1 milhão de paulistas que hoje não são atendidos pela empresa. Por outro lado, há parlamentares contrários à possibilidade de privatização, como a deputada estadual Ana Perugini (PT).

GOVERNO ZEZÉ É CONTRA PRIVATIZAÇÃO DA SABESP

Em nota oficial, o governo Zezé Gomes destacou sua postura contrária à privatização da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). A administração municipal expressou “convicção” de que os serviços prestados pela empresa pública, controlada pelo Governo do Estado, atendem as necessidades dos moradores, com a água chegando a 100% dos imóveis.

“O abastecimento de água merece uma página especial em nossa história. Toda essa aprovação apontada pela pesquisa da INDISAT é fruto de muita luta dos moradores de Hortolândia. Aqui, antes mesmo da emancipação, a falta d´água era uma triste realidade e que se arrastou por alguns anos mesmo depois do distrito se tornar município. A partir de 2005, por meio de muito diálogo, a Sabesp veio aprimorando o serviço de abastecimento e avançando no serviço de coleta e tratamento de esgotos. Hoje temos 100% das casas abastecidas, 98% do esgoto é coletado e tratamos 100% do que é coletado”, pontua a Prefeitura.

“Sem dúvida essa eficiência é sentida pelos moradores, que contam com água de qualidade 24 horas. Nosso Governo entende que os serviços prestados pela Sabesp, empresa pública controlada pelo Governo do Estado de São Paulo, no município de Hortolândia, são de excelência e por esse motivo somos contra a sua privatização”, completou, em nota enviada ao Tribuna Liberal.    

Deixe um comentário